Lexus LFA com forte procura no mercado mundial

A procura global do Lexus LFA tem sido intensa desde a sua estreia mundial, no salão de Tóquio há 3 meses, tendo as intenções de compra ultrapassado largamente as 500 unidades previstas de produção. No entanto os clientes que estejam interessados podem inscrever-se, uma vez que o prazo limite ainda não encerrou. O prazo para a recepção de interesse no Lexus LFA foi fixado em meados de Março, coincidindo com o final do Salão Automóvel de Genebra 2010. Após o processo de atribuição das 500 unidades pelos 56 países onde está a ser comercializado, começará a fase de distribuição. A alocação final vai ser fixada em Abril, sendo as encomendas confirmadas aos clientes até ao final de Maio. O Lexus LFA é um automóvel de estreias. É o primeiro super desportivo desenvolvido pela Lexus que cumpre e supera os exigentes padrões da marca. Possuidor de uma condução cativante e apurada dinâmica, este super desportivo cumpre o circuito de Nürburgring Nordschleife com a máxima de eficácia. Avançada tecnologia de chassis em fibra de carbono, o motor V10 de elevadas rotações, 560 cv extraídos do bloco aspirado 4,8 litros, a caixa sequencial de seis velocidades com montagem transaxle e o motor posicionado na parte dianteira/central colocam o LFA com uma construção leve e um equilíbrio de chassis ideal, proporcionando uma divertida e utilizável velocidade máxima de 325 Km/h.

O Lexus LFA é um marco nos super desportivos. Uma máquina leve, potente e equilibrada desenvolvida para atingir um único objectivo - proporcionar uma experiência de condução suprema e cativante”, explica Haruhiko Tanahashi, engenheiro-chefe do programa de desenvolvimento da LFA. “Nos últimos dez anos, superámos todos os limites, inclusive no desenvolvimento de chassis monocoque em fibra de carbono e em peças de carroçaria, o que nos levou a desenvolver novas técnicas de construção para atingir este objectivo.” diz Tanahashi-san. “Eu acredito que criámos o carro mais orientado possível para o condutor”, sublinhou. Cuidadosamente desenvolvido a partir de uma folha em branco, a dedicada equipa de engenheiros, apurou-o perto dos limites dinâmicos possíveis, colocando o LFA no topo da marca F, que complementa o DNA da Lexus. Enfatizando o desempenho dinâmico e a performance em detrimento de um apuro dos atributos tradicionais da Lexus, baixo ruído, vibração e rigidez e algum conforto. O LFA, não só redefine o conceito de super desportivo japonês para o século XXI, como também reforça novos parâmetros no avançado desenvolvimento de automóveis. “Desde que o projecto LFA foi iniciado em 2000, eu e a minha equipa temos sido motivados pela paixão de criar um super desportivo único no mundo, que seja um orgulho para a marca Lexus”, diz Tanahashi-san. “Para a Lexus - a marca que tem como objectivo proporcionar aos clientes momentos únicos e experiências memoráveis - o desenvolvimento de um super desportivo exclusivo era um passo indispensável”, remata.



Em 2000, Tanahashi-san e a sua equipa aceitou um dos maiores desafios de engenharia que a Lexus já havia enfrentado. O projecto focava-se em novas tecnologias, utilização de novos materiais e novos processos de fabrico, de forma a conceber o carro que tinham em mente, independentemente das dificuldades que poderiam encontrar no processo. Ao fazê-lo criaram uma nova aproximação para a Lexus, alterando formas de pensar e desenhar; na criação de novos modelos. A redução de peso foi uma das principais ideias aplicadas a cada etapa de desenvolvimento do LFA. Um inovador material com fibra de carbono reforçado com plástico (CRFP) foi o material utilizado no chassis monocoque e em peças de carroçaria - a primeira vez utilizado no mundo Lexus - bem como discos de travão em cerâmica, uso intensivo de alumínio, titânio e magnésio no conjunto motor e transmissão. Inclusivé o volante possui elementos de fibra de carbono para torná-lo mais leve e proporcionam uma resposta mais rápida - um detalhe da concepção direccionada para o condutor do LFA. Com um baixo peso, de apenas 1.480 kg, o LFA entra facilmente no campo dos super desportivos graças à relação de potência/peso de 378 cv por tonelada. “O LFA dispõe de uma entrega de potência forte e contínua, acompanhada pela sonoridade do escape que faz arrepiar.”, refere Tanahashi-san emocionado. “O seu sucesso é baseado no desempenho dinâmico medido muitas vezes por gráficos e, uma forte dose de emoção - que apenas pode ser sentido com o coração e a alma por aqueles que o virem ao vivo. Enquanto os carros convencionais estão focados no destino, o Lexus LFA está focado na viagem!”, complementando. Apenas 500 super desportivos LFA estão planeados entrar em produção são montados à mão por técnicos qualificados numa fábrica que possui uma capacidade máxima de 20 unidades mês. “Infelizmente este modelo de sonho só poderá ser experienciado por alguns.” afirma Tanahashi-san “Acredito firmemente que o espírito da LFA será o orgulho de qualquer admirador da marca Lexus.”.

Comentários