A Toyota vai revelar o FT-CH, um novo concept híbrido de dimensões compactas, no Salão Internacional norte americano, que decorre em Detroit. O concept FT-CH vai de encontro à estratégia da marca em oferecer uma variedade de veículos híbridos convencionais, ao mesmo tempo que inicia a introdução dos veículos plug-in (PHEV’s) e dos veículos eléctricos (BEV’s), previsto comercializar em 2012, assim como dos veículos movidos a hidrogénio através da célula de combustível (FCHV’s) previstos para 2015. “Nos próximos 10 a 20 anos não só iremos atingir o pico máximo do consumo do petróleo, mas entraremos também numa era na qual a procura dos combustíveis líquidos será superior à sua disponibilidade”, afirmou Jim Lentz, Presidente da Toyota Motor Sales, USA. “Um século depois da invenção do automóvel, teremos que o reinventar…novos meios propulsores para a redução/eliminação dos combustíveis derivados do petróleo. Uma das alternativas é através da electrificação do automóvel. De longe, o exemplo de maior sucesso para concretizar este passo assenta nos veículos que se movem a combustível e a electricidade, ou seja, os veículos híbridos.”
A designação CH significa híbrido compacto (Compact Hybrid). Para melhor perceber a dimensão podemos comparar com o actual modelo Prius. O FT-CH está imbuído do espírito e funcionalidade de um carro propício à utilização em ambiente urbano, nas suas dimensões correctas para que seja extremamente ágil, dinâmico e fácil de utilizar. “É um modelo que os concessionários Toyota e muitos clientes têm vindo a pedir”, acrecentou Lentz. O FT-CH foi desenhado no centro de Design Europeu Toyota ED2, situado em Nice, França. Comparado com o Prius é mais curto em comprimento 22 polegadas (55,88 cm), contudo perde menos de 1 polegada (2.54 cm) em largura. Apesar das dimensões compactas exteriores, foi desenvolvido para maximizar o espaço interior e o conforto. No exterior possui um design arrojado. Os designers do ED2 inspiraram-se na energia e vivencias daqueles que são apelidados de geração “8 bit”. Popularizada nos anos 80’s, os microprocessadores de tecnologia de “8 bit” dominavam o mundo das consolas de vídeo jogos. Hoje, os “8 bit” são considerados parte da história. Esta referência à geração “8 bit” significa divertimento, inovação, cor e estilo, atributos que apelam os jovens. Comporta uma motorização ainda mais eficiente do que no Toyota Prius. Este concept tem como objectivo ser comercializado a um preço acessível e, ao mesmo tempo, apelar aos mais jovens, e ao consumidor com menor poder de compra. Apontando o novo Prius como o ícone universal da tecnologia híbrida, Lentz confirmou que a Toyota está a pensar uma estratégia de marketing para a criação da “família” Prius no mercado norte -americano, tirando partido da sólida imagem do modelo. “A estratégia ainda está a tomar forma e obviamente necessitamos de mais modelos para integrar a família" acrescentou Lentz. "Entre outros, o concept FT-CH vai estar certamente incluído".
Na década de 2010, a Toyota prevê vender mundialmente um milhão de híbridos, com grande parte das vendas a recair no continente Norte Americano. Para concretizar este objectivo, vai lançar oito novos modelos híbridos nos próximos anos. Esta contabilização não inclui novas gerações dos híbridos actuais, mas sim novos modelos exclusivos ou versões da actual gama no presente que apenas possuem motorizações convencionais.
Comentários
Enviar um comentário