Um ano de Tintin Sobre Rodas

Pois é... Já lá vai um ano desde que me iniciei neste universo da Blogosfera. O Tintin Sobre Rodas completa hoje, 21 de Fevereiro, 365 dias de existência. Com uma média diária de 100 "page views" e cerca de 40 leitores novos por dia, este blogue conseguiu cerca de 33.000 visitas nos últimos 12 meses vindos de 101 países diferentes. Se me dissessem isto há um ano atrás, eu rir-me-ia e não iria acreditar. A ideia de ter um blogue, vinha sendo "cozinhada" na minha cabeça desde do início do ano (2009). Durante uma viagem ao Algarve para assistir aos treinos da F1 no AIA em Janeiro de 2009 na companhia do meu bom amigo Tony "Laserbombo" Costa, este falou-me do seu blogue (http://lasercardesign.blogspot.com/) e do seu gozo pessoal que tinha em mantê-lo activo com as suas criações. Fiquei de tal maneira fascinado com a ideia e com a possibilidade de poder recriar os bons momentos que tinha todo ao longo de vários anos aquando da minha experiência radiofónica e de escrita na imprensa que da ideia à prática não durou mais que umas semanas. Iria criar um blogue sobre automóveis! Surgiu então a 21 de Fevereiro de 2009 o Tintin Sobre Rodas. Ao longo deste ano, muitos foram os que estranharam e perguntaram mesmo o porquê de tal nome?

A escolha de um nome para algo, funciona quase sempre como um rótulo que poderá influenciar a imagem do que se vai ver a seguir. Neste caso, a escolha não foi assim tão óbvia. Se numa fase inicial a opções recaiam numa selecção de palavras que imediatamente nos levassem para o ambiente automobilístico, optei numa segunda fase quase que de imediato em algo que se percebesse que o blogue teria que ser personalizado e não equiparado a um site de carácter mais neutral e transparente. A alcunha Tintin "persegue-me" desde há vários anos e foi reabilitada com mais força há cerca de 4 anos aquando da minha participação no Fórum do Autosport Online e posteriormente na minha integração no Troféu de Karting AS Challenge que surgiu entretanto lá. Com cada vez mais pessoas a "chamarem-me"  por Tintin e como o meu blogue iria dar notícia a muita coisa que se movimentasse sobre rodas - o nome Tintin Sobre Rodas foi como um "flash" que se me iluminou. O jogo de palavras entre Tintin e explicar "tin tin por tin tin" deu-me o remate final.

Ao longo deste ano, muita coisa foi surgindo. O próprio blogue mudou de visual por 2 vezes, tendo esta terceira "roupagem" vários meses. Embora não a considere definitiva, os acertos que tem havido ultimamente são de pormenor e sinto-me bem agradado com este "look". Foram sendo acrescentados alguns "widgets" como os do canal de televisão SIC, McLaren F1, Meteo de locais onde haja acção ou provas importantes, etc.. Tudo isto foi sendo colocado com a ideia de cada vez mais o Tintin Sobre Rodas ser um pequeno filtro, para quem o consulta, do que mais de revelante possa interessar aos leitores-tipo de quem gosta deste mundo automóvel. Pelo número crescente de seguidores, leitores, comentadores e apenas vistantes esporádicos à procura da fotografias, o caminho a seguir é este. Claro está que ainda não estou satisfeito, dado que sinto que este blogue tem espaço para aumentar ainda muito mais. Tenho aliás como objectivo para este segundo ano, a duplicação de acessos diários e o dobro de seguidores. Daqui a um ano se verá. Queria destacar, ainda, o número crescente de visitas que tenho tido do outro lado do Oceano, ou seja, do nossos "irmãos" brasileiros. Nos primeiros meses do Tintin Sobre Rodas, os acessos vindos do Brasil não representavam mais do que uns dois ou 3%. Um ano depois deste blogue ter "nascido" eles já quadriplicaram esse valor e já representam 12,6% do "bolo" e com uma fatia sempre crescente todas as semanas. É excelente a todos os níveis e já se criaram até laços de amizade com "irmãos" do lado de lá.

Por fim queria destacar e também aproveitar para agredecer às várias entidades que me tem ajudado a "alimentar" o Tintin Sobre Rodas. Há um ano atrás e fruto da minha actividade profissional eu ia tendo acesso a várias informações do mundo automóvel. Hoje em dia recebo isso e muito mais... muito mais mesmo. Sem ter desenvolvido nenhuma "campanha" especial de marketing ou de aproximação junto dos vários "players" do mercado, fui apenas dando a conhecer ao longo destes meses o que ia saíndo e sendo publicado no Tintin Sobre Rodas. No reverso, tenho sido "presenteado" com a cedência de informação e "press realeases" das principais marcas de automóveis a operar no nosso mercado, agências de comunicação de provas desportivas, empresas de "management" dos nossos pilotos que estão lá fora nos principais campeonatos automobílísticos e de instituições de alguma forma ligadas ao mundo automóvel. Em resumo valeu a pena ter criado este blogue e sinto-me mais motivado do que nunca para continuar com este projecto. Numa altura, que a nível profissional as coisas não me correm como desejado e que desde há já alguns meses que me encontro parado à procura de um novo projecto - os concessionários automóveis estão a passar uma fase bem complicada e tem sido extramente difícil "agarrar" uma nova oportunidade de trabalho, o Tintin Sobre Rodas conjuntamente com a minha actividade como Comissário de Pista em provas de desporto motorizado me tem ajudado a elevar a auto-estima e fazer novos amigos.


Um ano depois, muito OBRIGADO a todos os meus seguidores, leitores, visitantes esporádicos e a todos quantos ajudaram de alguma forma a que o Tintin Sobre Rodas ganhasse relevo na Blogosfera!

Bem-hajam!
Marcel "Tintin" Santos

Comentários

  1. ola, parabéns pelo blogue. Sendo um tema tão específico e de grande especialidade, apresenta bastante informação.Deve continuar com a mesma qualidade! Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá, parabéns, excelente o seu blog, eu o acesso todos os dias, sempre que tenho tempo. E saiba que tens muitos fãs aqui no Brasil...
    Um abraço do Brasil, e continue com esse espetacular blog.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado a ambos pelas vossas palavras tão simpáticas e agradáveis de ouvir.

    Da minha parte fica o compromisso de continuar a elevar a fasquia todos os dias!

    Um abraço e voltem sempre!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário