Audi A8: A limousine mais desportiva da classe executiva

Fascinante desportivismo, inovadora tecnologia e um conforto soberano: a Audi apresenta a nova geração do A8. O novo porta-estandarte demonstra de uma forma inequívoca a proverbial filosofia da marca: "Na Vanguarda da Técnica". Estrutura em alumínio, potentes e eficientes motorizações, um sistema inovador de gestão do MMI a que se alia um design elegante e um interior concebido segundo os parâmetros do mais purista artesão. Também no que concerne à eficiência o Audi A8 possui argumentos sem precedentes. O consumo de combustível foi notavelmente reduzido até 22 por cento em cada uma das motorizações disponíveis. A versão de tracção dianteira equipada com o motor 3.0 V6 TDI, que chegará ao mercado nacional no terceiro trimestre do corrente ano, emite apenas 159 gramas de CO2 por quilómetro. E com um consumo médio de combustível de 6,0 litros aos 100 km apresenta o valor mais reduzido no seio desta categoria de mercado. "O novo Audi A8 é a limousine mais desportiva do segmento", sublinha Rupert Stadler, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG. "Combina numerosas funções de um modo inovador e inteligente. E a sua linguagem de formas e o seu valioso interior são inigualáveis." O novo Audi A8 é uma verdadeira obra de arte tecnológica, quer no aspecto do desportivismo quer no vector da vanguarda. A sua carroçaria, com um traço elegante e marcante, foi concebida em alumínio segundo o já conhecido método de construção Audi Space Frame (ASF), possuindo um peso total inferior em cerca de 40 por cento em relação a uma estrutura similar produzida em aço. Uma solução da mais avançada tecnologia no novo Audi A8 é encontrada nos grupos ópticos completamente concebidos com LED, capazes de realizar todas as funções de iluminação através de diodos luminosos. Estes grupos ópticos transmitem à nova limousine de luxo da Audi uma imagem inconfundível durante o dia e, especialmente, à noite. A sua óptica revolucionária coloca um ponto final na era dos módulos de luzes em forma tubular, ainda hoje m dia com uma corrente utilização. Os faróis completamente concebidos com LED dão início a um novo capítulo na história da técnica de iluminação.

O interior é cativante: pelo novo traçado das suas linhas, ainda mais elegante, e pela qualidade de materiais e de acabamentos sem concessões, que se reflecte até ao mais ínfimo detalhe. A bordo do Audi A8 viaja-se em primeira classe, bastando referir como exemplos a nova e emotiva iluminação ambiental ou os luxuosos bancos traseiros ajustáveis. O Audi A8 combina um moderno grau de inteligência tecnológica com um manuseamento exemplarmente simples e intuitivo. O módulo MMI incorpora uma novidade revolucionária: ao ser combinado com o sistema de navegação (de série em Portugal), integra um touchpad, uma superfície táctil para o manuseamento. O denominado MMI touch permite ao condutor manusear numerosas funções de um modo intuitivo. Por exemplo, pode introduzir o destino de navegação desenhando as letras com o dedo. O MMI de navegação plus está ligado em rede aos sistemas de assistência e de segurança, agora reformulados e aperfeiçoados. Com base nos dados de navegação determina a rota com antecedência ao tempo que fornece os dados necessários às unidades de comando da transmissão automática, dos faróis e do cruise control adaptável, altamente aperfeiçoado e dotado da função Stop&Go. Este novo nível de sofisticação permite aos sistemas detectarem cenários complexos e assistir o condutor, tomando decisões de uma maneira antecipada; em muitas situações o novo sistema de segurança Audi pre sense pode evitar acidentes ou reduzir as suas consequências. Como novidades, destaque também para o assistente de visão nocturna (night vision) com sinalização dos peões detectados e um indicador do limite de velocidade, que chegará ao mercado durante o ano de 2010.

O novo Audi A8 chega ao mercado com duas motorizações: um bloco 4.2 V8 FSI com 372 cv e um propulsor 4.2 V8 TDI que debita uma potência de 350 cv. Mais tarde a oferta será acrescida a um motor 3.0 V6 TDI com 250 cv com um desenvolvimento completamente novo (final do Verão). Todas as motorizações possuem um aumento no valor da potência e do binário, embora os seus consumos tenham sido consideravelmente reduzidos. A economia de combustível chega até 22 por cento graças a inteligentes e eficientes tecnologias como o sistema de recuperação de energia e a inovadora gestão térmica. Uma segunda versão do motor 3.0 V6 TDI também será lançada mais tarde, com uma potência de 204 cv, tracção dianteira e um consumo médio ponderado de apenas 6,0 litros aos 100 km. Valor que equivale a emissões de CO2 de 159 gramas por quilómetro, um valor recorde que até ao momento não havia sido alcançado no segmento de luxo. Para o aumento da eficiência contributo fundamental esteve na nova caixa de velocidades de série: a ultra-confortável transmissão tiptronic de oito relações apresenta um escalonamento curto entre as oito relações e, por sua vez, obtém uma grande relação final. O seu controlo é estabelecido de uma forma electrónica através de uma elegante alavanca de selecção ou mediante as alavancas posicionadas no volante. A tracção integral permanente quattro® funciona de um modo desportivo e com uma carga maior sobre o eixo traseiro. Opcionalmente, pode optar-se pelo diferencial desportivo, que distribui o binário de forma dinâmica entre as rodas do eixo traseiro (de série no modelo Audi A8 4.2 V8 TDI).

A marca dos quatro anéis possui uma longa tradição e experiencia no segmento de topo de gama. Já em finais dos anos 20 do século passado, a Audi e a sua marca irmã – a Horch – então sedeadas na cidade saxónica de Zwickau, produziam modelos de grande dimensão com motores de oito cilindros. Um deles era o Audi Type R, também denominado Imperator, cujo motor de 4.9 litros com oito cilindros em linha debitava uma potência de 100 cv e um binário de 275 Nm. Em 1988, a Audi voltou a estar novamente presente na categoria de luxo, regressando com um grande êxito. A nova limousine denominada V8 está equipada com um motor de oito cilindros que inicialmente possuía uma potência de 250 cv, ascendendo numa segunda versão a potência a 280 cv. A tracção integral permanente quattro® já integrava o equipamento, representando então uma inovação no seio da categoria dos modelos de topo de gama. Na primeira geração do Audi A8 (1994), a carroçaria ASF de alumínio, produzida pela primeira vez em grande escala, constituiu uma verdadeira revolução tecnológica. Também na segunda geração do A8 (2002), a Audi inovou com a introdução da suspensão pneumática adaptável e do sistema de manuseamento MMI, além da grelha Singleframe que a partir de 2003 conferiu uma nova imagem à marca. Na versão 2.8 FSI, o sistema Audi valvelift para o controlo variável do curso da válvula incrementou a eficiência. Nesta versão a Audi estabeleceu ainda um novo recorde neste segmento de mercado através das emissões de CO2 que não ultrapassavam os 199 g/km. Especialmente na categoria de topo de gama, a Audi continua a progredir de uma forma ofensiva desde há muitos anos.

O novo Audi A8 inicia a sua comercialização no mercado nacional com duas motorizações distintas – 4.2 V8 FSI quattro tiptronic e 4.2 V8 TDI quattro tiptronic – com preços a partir de 119.240 e 133.240 euros, respectivamente.

Comentários