Híbrido Eléctrico Prius 'Plug-in' inicia teste de estrada em Estrasburgo

A Toyota, a EDF (fornecedora francesa de energia) e o Município de Estrasburgo deram início, dia 27 de Abril, ao teste de larga escala dos automóveis híbridos eléctricos Plug-in (PHEV). Este projecto envolve cerca de 100 modelos PHEV, assim como uma rede de infra-estruturas de carga específica para o uso dos parceiros públicos e privados de Estrasburgo e sua região, os quais vão conduzir estes automóveis. Este projecto obteve apoio através do fundo de investigação gerido pela agência francesa de energia e ambiente, ADEME. O projecto PHEV integra uma iniciativa global da Toyota que envolve 600 Prius Plug-in, a qual, para além da Europa, vai abranger o Japão, os EUA, o Canada e a Austrália. O objectivo principal da Toyota é o de desenvolver ainda mais a tecnologia e performance dos PHEVs. A parceria para a realização destes testes na Europa entre a Toyota e a EDF teve início em 2007 em França, e expandiu-se para o Reino Unido em 2008. Para a EDF, o objectivo passa por testar as diferentes opções de operação para as infra-estruturas de carregamento. Este teste real pretende avaliar a aceitação dos consumidores para este novo conceito de condução, antecipando a ampla comercialização dos PHEV no futuro. Para este teste, a EDF, com o suporte operacional da sua subsidiária Electricité de Strasbourg (ES), vai garantir, com um contexto de parceria tecnológica e financeira de todos os agentes, a implantação de mais de 150 pontos de carga nas casas dos utilizadores, nos parques de estacionamento das empresas parceiras, e na via pública. Alguns veículos utilizam um inovador sistema de carga desenvolvido pela EDF, capaz de controlar a comunicação entre a tomada eléctrica e o veículo, enquanto que garante um carregamento seguro. O objectivo consiste em facilitar a identificação do veículo e o serviço de consumo de electricidade. Em acréscimo, o fornecedor de energia alemão, EnBW Energie Baden-Württemberg AG (Grupo EDF), vai estender o programa à cidade de Baden-Württemberg, na Alemanha, através do teste com 10 automóveis PHEV e a sua rede de infra-estruturas de carga. Como parceiro deste programa de teste, o município de Estrasburgo vai utilizar 5 PHEV. Para esse efeito, foi garantida a instalação de pontos de carga ao longo da via pública e providenciado um financiamento para as empresas locais introduzirem um sistema de partilha de automóvel através da utilização de três automóveis PHEV. As restantes viaturas serão cedidas, em sistema de leasing, a várias entidades públicas e empresas privadas.

Para a ADEME, este projecto é parte do seu programa de investigação, cujo objectivo é o de testar tecnologias de futuro que contribuam para a redução de gases de estufa. A indústria automóvel enfrenta grandes desafios, necessitando de alternativas para os convencionais motores de combustão interna. Este programa é um dos onze projectos que foi seleccionado para beneficiar do apoio da ADEME em 2008. Este teste em condições reais é essencial para confirmar não só a viabilidade das tecnologias envolvidas mas também na sua adopção pelo utilizador diário, e para preparar o futuro. O Híbrido Eléctrico Plug-in da Toyota utiliza a tecnologia dos “Puro Híbridos”, com benefício alargado pelo facto da sua bateria poder ser recarregada através da ligação a uma tomada eléctrica doméstica. O PHEV da Toyota é o melhor de “dois mundos”: para distâncias curtas, pode ser conduzido como um veículo eléctrico, resultando numa condução silenciosa e de zero emissões de CO2. Para longas distâncias, o PHEV funciona como um automóvel híbrido convencional, garantindo todos os benefícios da tecnologia dos Puro Híbridos da Toyota, incluindo baixas emissões e eficiente consumo de combustível e uma excelente performance de condução. A Toyota espera que o PHEV possa alcançar níveis de eficiência de combustível nunca antes alcançados e consequentemente baixas emissões recorde de CO2 – quando comparado com qualquer outro modelo de produção em série existente no mercado actualmente. Baseado na 3ª geração do Prius, o novo Híbrido Eléctrico Plug-in utiliza baterias de iões de lítio e emite apenas 59g de CO2 por Km no novo teste de consumos europeu. "A tecnologia dos Híbridos Eléctricos Plug-in desempenha uma posição chave no caminho rumo à mobilidade sustentada", afirmou na conferência de imprensa inaugural o Vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation (TMC), Takeshi Uchiyamada. "Desenvolvida sobre a tecnologia do Puro Híbrido da Toyota, o PHEV é a forma mais prática de utilizar a electricidade nos transportes. Necessitamos agora de analisar a receptividade dos consumidores para esta nova tecnologia, e com o lançamento da iniciativa em Estrasburgo damos início ao programa pan-europeu de teste dos PHEV em condições reais. Este teste vai disponibilizar 200 automóveis para utilizadores particulares e privados em 18 países europeus.” complementa.

Por seu lado, Henri Proglio, Chairman e CEO da EDF, referiu: “Pretendemos contribuir com a inovação da EDF para o desenvolvimento dos automóveis eléctricos e para a mobilidade sustentada que será menos poluidora. Para a EDF, o teste de estrada que se iniciou com a Toyota, com a cidade de Estrasburgo, e com a ADEME, e restantes parceiros e utilizadores, é uma estreia mundial a vários níveis. A EDF orgulha-se de integrar uma grande parceria industrial que reúne a experiência de um construtor automóvel, um fornecedor de energia e entidades públicas.” Já Roland Ries, o presidente da Câmara de Estrasburgo e vice-presidente da área metropolitana, responsável pelo pelouro dos transportes, afirmou: "Em nome da cidade e da área Metropolitana, estou satisfeito por ser possível acolher esta experiência única que vai decorrer nos próximos 3 anos. O projecto dos Híbridos Eléctricos Plug-In, desenvolvidos em parceria pela Toyota e EDF, revela o quanto é importante actualmente combinar avanços tecnológicos e iniciativas inovadoras com o desenvolvimento sustentado. Isso não é novidade para a cidade de Estrasburgo. O atractivo e moderno sistema de Metro de superfície e a política de incentivo ao uso de bicicletas implementados há mais de 20 anos permitiram ganhar a reputação de pioneiros. O que esperamos assistir agora é que Estrasburgo continue a seguir a mesma direcção, integrando mais uma acção inovadora como esta no campo do transporte sustentável. Estrasburgo tem a responsabilidade de manter o estatuto que desempenha neste campo, quer em França como na Europa”. Em Portugal, este projecto de mobilidade arranca oficialmente dia 19 de Maio, e vai contar com 5 automóveis para realizar um teste real nas estradas portuguesas num período alargado de 3 anos, numa parceira estabelecida a 12 de Novembro de 2009 com a Galp Energia.

Comentários

  1. Olá Marcel

    blz

    Atualizei meu blog.

    Interessante o Toyota Prius !!!! uma pena que aqui no Brasil não temos ele.

    abraços

    Fernando Gennaro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário