Peugeot participa nas 24 Horas de Nurburgring com RCZ

Para comemorar o lançamento do novo Coupé, o Peugeot RCZ, e os 200 anos da Marca, a Peugeot vai participar, pela primeira vez, nas 24 Horas de Nürburgring, prova com muitos adeptos, que todos os anos reúne cerca de 220.000 espectadores. Com esta participação, a marca pretende aumentar a notoriedade do seu novo Coupé, no coração de um mercado apreciador de automóveis com carácter desportivo. Na categoria D1T, para carros com motor a diesel entre 1700 e 2000 cm3, estarão dois RCZ 2.0 HDi FAP que debitam 147 kW (≈ 200 cv DIN). Estas duas unidades do RCZ são essencialmente veículos de série, à excepção de algumas peças específicas fornecidas pelo departamento de "competição cliente" da Peugeot Sport. Os dois RCZ ostentarão os números 200 e 201, para simbolizar os 200 anos de aventura industrial da marca, e serão pilotados respectivamente por uma equipa francesa e uma equipa alemã da Peugeot. Cada equipa é composta por quatro “gentlemen drivers”, amadores do desporto automóvel com alguma experiência, pilotos confirmados e filiados na marca, entre os quais Jean-Philippe Peugeot, Vice-presidente do Conselho de Supervisão do Grupo PSA, Stéphane Caillet, técnico de ligações ao solo, Cyrus Ayari, quadro da área comercial e Olivier Perez, quadro da área de marketing da Peugeot. Esta participação irá valorizar o carácter desportivo do RCZ, comercializado na Europa, a partir deste mês. Uma maqueta estática dos RCZ que estarão à partida das 24 Horas de Nürburgring foi mostrada na apresentação internacional do carro de série à Comunicação Social. Este fim-de-semana foi apresentada no 21º salão do Cabriolet, Coupé e SUV, na Porte de Versailles, em Paris, e a partir de hoje será exposta na “Peugeot Avenue”, nos Campos Elísios.


Peugeot lança o RCZ em Junho

Primeiro modelo "Fora da Série" da Peugeot, o RCZ chegará a Portugal no início de Junho. Muito mais do que um concept car que se torna realidade, o Coupé desportivo RCZ marca uma nova etapa na linhagem dos “veículos prazer” da Peugeot. O estilo expressivo e inovador do RCZ, o seu interior exclusivo, as motorizações tão dinâmicas como ‘responsáveis’, as sensações de condução que proporciona, projectam a Marca, apoiada em 200 anos de história, para um futuro cada vez mais apaixonado. O RCZ destina-se a clientes modernos, particularmente exigentes e conhecedores de produto automóvel, em busca de diferenciação e… prontos a sucumbir à tentação. A este título, o RCZ é o 1º veículo “Fora da Série” da gama da Marca. Nos próximos anos, surgirão outros modelos “fora de série”: distintivos, com uma identidade própria, uma atitude forte e portadores de sensações novas. A primeira etapa do projecto RCZ arrancou em Setembro de 2007 por ocasião do Salão de Frankfurt. Na altura, a Peugeot revelou um concept car ao qual ninguém ficou indiferente, nascido da paixão e dos conhecimentos das equipas da marca do Leão. A decisão de lhe dar uma vida comercial impôs-se então rapidamente, tendo o anúncio da passagem à produção sido efectuado no Salão Automóvel de Lisboa, em Abril de 2008. Para fazer esta passagem do sonho à realidade foram necessárias uma real determinação, uma verdadeira audácia e muita capacidade inventiva, atributos abundantes na Marca, como demonstrado no passado. Estilistas e engenheiros conceberam, então, prestações de acordo com aquilo que o modelo evoca exteriormente. Se a primeira intenção foi conservar o espírito de estilo do concept, apesar do desafio da integração de todos os constrangimentos inerentes ao seu fabrico e comercialização, o desafio foi ainda mais longe. Foram definidos objectivos muito ambiciosos em termos de sensações de condução e de qualidade de realização para dotar o automóvel com uma identidade própria extremamente forte. Realizar o desenvolvimento do RCZ num prazo particularmente curto constituiu outro desafio do projecto. Para tal, o veículo é montado num centro de produção especializado na realização de viaturas exclusivas construídas em pequena série, na fábrica da Magna Steyr em Graz, na Áustria. Apenas dois anos após a decisão relativa ao seu desenvolvimento, o RCZ estará disponível em Portugal imediatamente antes deste Verão. O pré-lançamento do modelo realizou-se em dois momentos, também eles de cariz exclusivo. Primeiro com a comercialização, a nível internacional, do RCZ «Limited Edition», aquando do último Salão de Frankfurt – os 200 exemplares foram encomendados em menos de 48 horas – ; mês e meio mais tarde foi a vez do arranque das encomendas em Portugal das 25 unidades exclusivas da série RCZ «Black Yearling», que até agora seduziu 15 clientes. O RCZ nasceu, de facto, sob o signo da exclusividade, da exigência e da emoção… Em 2010, a gama de grupos moto propulsores será composta por:


No lançamento:

- 1.6 THP 156 cv, 240 Nm, caixa manual de 6 velocidades
- 2.0 HDi FAP 163 cv, 340 Nm, caixa manual de 6 velocidades

No fim do Verão:

- 1.6 THP 156 cv, 240 Nm, caixa automática de 6 velocidades
- 1.6 THP 200 cv, 275 Nm, caixa manual de 6 velocidades

Inédito, este último motor dispõe, como novidade mundial num 4 cilindros, de tecnologias exclusivas que lhe permitem atingir um nível de eficácia muito elevado, tanto em consumo, como em emissões de CO2.

Comentários