Dacia Duster, o todo-o-terreno mais acessível

A Dacia comercializa agora o seu sexto modelo: o Duster, um todo-o-terreno robusto, de grande habitabilidade e com um preço imbatível. O Dacia Duster é um automóvel com uma utilização particularmente económica: porque oferece uma imbatível relação preço/habitabilidade/prestações, já que o seu posicionamento de preço é equivalente ao de um automóvel citadino, mas com dimensões exteriores e interiores claramente de um segmento superior. O Dacia Duster está destinado, em versão 4x4, a todos os que têm necessidades diárias de um automóvel que oferece verdadeiras capacidades de todo-o-terreno. Em versão 4x2, o Dacia Duster responde às exigências dos clientes que procuram um automóvel polivalente em todos os pisos. Com apenas 4,31m de comprimento e 1,82m, de largura, o Dacia Duster é um automóvel compacto (comparável com o Mégane em dimensões), o que lhe permite evoluir tanto em ambiente urbano como numa utilização em todo-o-terreno. Aliás, no contacto visual, o Dacia Duster apresenta-se imediatamente como um 4x4. A dianteira distingue-se pela sensação de robustez, com as vias largas, as ópticas duplas, as imponentes barras de tejadilho, bem como o pára-choques a não deixarem nenhuma dúvida sobre os genes 4x4 do Dacia Duster. Uma impressão que é confirmada quando se olha o Duster de perfil, onde sobressai a distância ao solo elevada, bem como as jantes de 16'' e as protecções de carroçaria. No interior, destaque para a posição de condução elevada, que permite uma condução serena e uma melhor detecção e maior capacidade de antecipação de eventuais obstáculos. Um habitáculo que é fiel às principais características da marca Dacia: o painel de instrumentos é moderno, simples e funcional e o seu desenho evolui de acordo com as versões, com tonalidades e tratamentos diferentes para as superfícies. O Dacia Duster foi concebido para enfrentar todos os tipos de estradas e caminhos, estando disponível em versão 4x4 e 4x2. Esta última responde às necessidades dos clientes que procuram a polivalência de utilização em qualquer caminho, mas sem real necessidade de quatro rodas motrizes.

O Dacia Duster é um veículo de fácil utilização. O seu peso é de apenas 1160 quilos em versão 4x2 e de 1250 quilos em versão 4x4, o que torna o Dacia Duster num automóvel particularmente ágil. O Dacia Duster é desenvolvido com base na plataforma B0/Logan, reconhecida pela sua robustez, fiabilidade e durabilidade. À frente, o eixo de tipo pseudo MacPherson, com braços triangulares, foi reforçado para responder a uma utilização em todo-o-terreno. Atrás, em versão 4x4, o eixo multibraço foi desenvolvido, especificamente, para o Dacia Duster. Em versão 4x2, o eixo em H de deformação programada responde ao imperativo de robustez, oferecendo ao mesmo tempo um grande volume de mala – uma exigência incontornável dos clientes Dacia. O Dacia Duster 4x4 está equipado com uma nova caixa de velocidades de 6 relações, que oferece uma primeira relação curta (5,79 km/h para 1000 rpm) e que permite baixar a velocidade em terrenos acidentados, ao mesmo tempo que melhora as capacidades de arranque com o automóvel carregado ou numa inclinação. A caixa de velocidades (TL8) oferece um rendimento optimizado, graças à sua arquitectura de módulo simples, que limita o número de engrenagens e pinhões. O comando 4x4, localizado na zona inferior da consola central, permite ao condutor do Dacia Duster 4x4 adaptar facilmente as capacidades do veículo às suas necessidades.

Este comando dispõe de 3 modos:

- Em modo AUTO, a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro faz-se automaticamente em função das condições de aderência. Este modo foi desenvolvido para garantir um compromisso optimizado entre o comportamento em estrada e a motricidade, independentemente das condições de aderência. Em condições normais, o binário apenas é transmitido às rodas dianteiras. No caso de perda de motricidade ou em condições precárias de aderência, uma parte do binário é transferida para as rodas traseiras.

- Em modo LOCK, o condutor tranca electronicamente a transmissão 4x4. Com este modo activado, o controlo do motor e de travagem é também adaptado a uma utilização 4x4. Esta utilização está reservada para a utilização em todo-o-terreno (superfícies acidentadas, lama, terra, areia).

- Em modo 2WD, a transmissão é trancada no modo de duas rodas motrizes. Este modo permite reduzir os consumos e as emissões de CO2 em condições de utilização num piso de boa aderência.

O Duster é o sexto modelo da gama Dacia, mantendo-se fiel à filosofia e valores da Marca, ao propor uma imbatível relação preço/habitabilidade/custo de utilização. Se, em relação ao preço, o Duster é comercializado a partir dos 15.600€, quanto aos baixos custos de utilização, eles são justificados pelos baixos consumos, pelo reduzido nível de manutenção, pelo elevado nível de segurança e por uma fiabilidade a toda a prova. Ou seja, o Dacia Duster reflecte perfeitamente os valores de fiabilidade e de acessibilidade que fizeram a reputação da Dacia. O Dacia Duster está disponível com as motorizações diesel dCi 85, dCi 110 e gasolina 1.6 16v 105, todas sobejamente conhecidas e com provas dadas em numerosos veículos do Grupo Renault. Uma gama de motores que responde perfeitamente aos critérios de custo, robustez e facilidade de manutenção que caracterizam a marca Dacia. Com uma potência máxima de 80 kw (110cv) às 4000 rpm, o motor diesel 1.5 dCi dispõe de um sistema de injecção directa common rail de segunda geração, que permite a utilização da estrita quantidade necessária de gasóleo, com benefício para o rendimento e os consumos. A oferta gasolina concentra-se no motor 1.6 16V 105, que oferece uma potência máxima de 77 kW (105 cv) às 5750 rpm e um binário máximo de 148 Nm às 3750 rpm. O Dacia Duster 1.6 16v 105 tem um consumo, em ciclo misto, de 7,5l/100 km em versão 4x2.

As escolhas de concepção do Duster foram guiadas pelos imperativos de robustez e de fiabilidade que fizeram a reputação da Dacia. Por exemplo, a cadeia cinemática 4x4 apoia-se em órgãos com provas dadas na Aliança (ponte traseira e acoplador Nissan, nova caixa de velocidades de 6 relações TL8 derivada da caixa de velocidades TL4 que existe nas gamas Renault e Nissan). Para tornar imediatamente perceptível o seu elevado nível de qualidade, o Dacia Duster é comercializado com uma garantia de 3 anos ou 100 mil km. A ambição do Duster é internacional, sendo comercializado, a exemplo do Logan ou do Sandero, progressivamente em todo o Mundo. A partir de Abril de 2010, o Duster será comercializado progressivamente, sob a marca Dacia, na Europa, Turquia, África e Magrebe. O Duster chegará, igualmente, a partir do mês de Junho, sob a marca Renault, à Ucrânia, Médio Oriente (Jordânia, Síria, Líbano, Egipto) e a certos países em África. Em 2011, o Renault Duster será produzido ao lado do Logan, Sandero e Sandero Stepway na fábrica de Curitiba (Brasil) e distribuído no Brasil, Argentina, México e Chile. O Duster será de seguida industrializado e produzido na Rússia, na fábrica de Avtoframos (Moscovo).

Comentários

  1. Tanta coisa e nem sequer dizem que classe é...

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde caro leitor anónimo.

    Com um comentário enigmático assim, 'nem sequer' será fácil perceber a que se refere...

    Se se refere à 'Classe' de pagamento nas portagens das auto-estradas, realmente num conjunto tão vasto de informação técnica, e não só, do Dacia Duster que o 'post' transmite não está descrito esse pormenor.

    Para que 'nem sequer' esse pormenor falte, o Dacia Duster será integrado na Classe 1 das auto-estradas portuguesas.

    Cumprimentos e volte sempre!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo seu Post,estou muito curioso em experimentar esta máquina, é pena que os concessionários não estejam assim tão entusiasmados, já visitei dois e nenhum deles se mostrou interessado em vender o DACIA...

    ResponderEliminar
  4. É pena que a rede Renault não esteja a comercializar a Dacia a nível nacional. No Algarve não existe nenhum concessionário que os venda, o mais próximo é em Beja.

    ResponderEliminar
  5. Olá Luís!

    Realmente desconhecia esse pormenor! Tinha a ideia que qualquer concessionário autorizado Renault tivesse no seu 'portfolio' os produtos da marca Dacia. Já como referiu o Felipe a falta de 'entusiasmo' dos concessionários - é definitivamente algo que não se entende!

    O Dacia Duster tem tudo para vingar no mercado.

    Abraço e volte sempre!

    ResponderEliminar
  6. boas,
    eu sou de sintra, e contactei um concessionario, Vesauto, e consegui obter informações fazer test drive e já fiz reserva de um dci 110cv 4x2.
    cumprimentos
    paulo

    ResponderEliminar
  7. Parece que carros novos só para Dezembro. Encomendei um 4x4 e esse é o prazo que me dão

    ResponderEliminar
  8. viva.
    acho k a dacia.pt ou esta a meter agua,ou so vai vender o k lhes interessa.sendo eu adepto renault,e ja tendo estado perto de um dacia ha uma semana atraz,achei o carro bombastico.so e pena k a dacia nao queira comercializar o 1.6 16v 4x4,pois no configurador deles o 1.6 so se apresenta na versao 4x2,em inglaterra e franca ja tem nessa versao 4x4,nao compreendo.agora das duas uma,ou e uma gafe,ou entao ha um aumento de potencia,no site da dacia.pt a versao 1.6 16v vem com a potencia 110cv,sera verdade?

    ResponderEliminar
  9. Olá Joaquim,

    Realmente não está previsto nos próximos tempos para o mercado português uma versão 4x2 da motorização 1.6 16v. Não se trata de um motor apetecível em termos de procura no nosso mercado. Fica a ideia que a Dacia (Renault) apenas o colocou em 'portfolio' com o objectivo de ter uma versão de acesso de gama a um preço muito apetecível. O grosso das vendas recairão no Diesel.

    Efectivamente a versão 1.6 16v tem, segundo o fabricante, 110cv.

    Abraço e volte sempre!

    ResponderEliminar
  10. Viva mais uma vez.
    Ja conduzi o duster :D ,nao ha duvida,um exelente carro,facil de conduzir e silencioso,foi a versao dci 85cv,nao era 4x4 :( ,quem sabe no futuro.Mas apos uma pesquiza aprofundada descobri ke a mesma Dacia tem os packs deles em Franca mais alargados,mais interessantes,mais competitivos,o que nao acontece na Dacia.pt agora pergunto (falta de conhecimento meu) poderei comprar um carro ainda nao matriculado,de Franca,para circular em portugal,com a consequente matriculacao no mesmo pais,(desde k nao seja valores exorbitantes)se sim seria entao um suv mais completo,e que o pack Frances e muito mais completo,ate nas versões diesel.
    Ja agora fica aqui o link da dacia.fr.
    http://www.dacia.fr/gamme-dacia/duster/accueil/index.jsp

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Possível é!

    Teria que fazer a importação do mesmo e liquidação dos respectivos impostos para adquirir a matrícula portuguesa. O processo está mais facilitado, no entanto, seria aconselhável entregar o mesmo a uma agência especializado na importação de veículos.

    Terá que ter sempre em atenção ao que irá pagar na totalidade: Veículo + transporte para Portugal + viagens + impostos + agência + processo burocrático.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Boas!

    Acho este veículo mt interessante e estou tentado a adquiri-lo (nomeadamente o dci de 110 cv), no entanto tenho recebido opiniões pouco abonatórias acerca da fiabilidade destes motores, gostaria de ouvir a sua opinião sobre esta questão.
    Obrigado

    Hélder

    ResponderEliminar
  13. Olá Hélder,

    O bloco dCi que lhe dá origem teve numa fase inicial algumas situações recorrentes de pouca fiabilidade, nomeadamente nas versões de 65 e 80cv, ao nível da injecção.

    Esta nova versão de 110cv é ainda demasiado recente no mercado para que se possam desde já extrair conclusões mais acertadas.

    Abraço e volte sempre!

    ResponderEliminar
  14. ola helder,

    dacia duster 1.6 16v pack de 16.350 euros a gasolina sera muito gastador a nivel de combustivel. na sua opinião qual o mais indicado para comprar.

    ResponderEliminar
  15. OLÁ, ESTOU AQUI POR CURIOSIDADE.
    SOU BRASILEIRO:
    COMPREI UMA DUSTER 2.0 4X2 NA COR VERDE.NA CONCESSIONARIA RENAULT MAX, DE SAÕ PAULO-BRASIL.
    CARRO EXCELENTE PELO CUSTO BENEFICIO, AQUI ELE CONCORRE COM O NOVO ECOSPORTE DA FORD.
    CONCIDERO UM BOM SUV.

    ResponderEliminar
  16. Olá José,

    Obrigado pelo seu comentário e volte sempre.

    ABraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário