Novo Opel Meriva disponível a partir de Junho

Com estreia marcada para Junho, o novo Opel Meriva apresenta-se num estilo elegante e munido de toda uma série de equipamentos e sistemas inovadores concebidos para optimizar a versatilidade e a facilidade de utilização. Com tudo isso, o novo Meriva torna-se no expoente máximo do design ergonómico. Quando lançou a primeira geração Meriva, em 2003, a Opel criou um novo segmento de mercado para monovolumes de pequenas dimensões e economicamente acessíveis. Com um versátil sistema de ordenação dos bancos traseiros FlexSpace, bancos de posição elevada e um habitáculo espaçoso, o Meriva liderou assertivamente o segmento durante o seu ciclo de vida, não só nas vendas - vendeu mais de um milhão de unidades -, mas também na qualidade. Em 2007, o Meriva obteve a menor taxa de defeitos entre os 113 modelos avaliados pela TÜV, o principal organismo alemão de certificação da qualidade. O Meriva da segunda geração não descansa sobre os louros, optando antes por se afirmar ousadamente. Desenhado e desenvolvido em Rüsselsheim, na Alemanha, utiliza a nova linguagem de design da Opel para se tornar num monovolume dinâmico e elegante, com dimensões reduzidas. Além disso, eleva a versatilidade a bordo a um novo patamar de funcionalidade, ergonomia e simplicidade de utilização. O Meriva destaca-se pelo inovador sistema FlexDoors, com portas de abertura antagónica (portas traseiras de dobradiças posteriores), que facilitam ao máximo o acesso ao habitáculo e constituem um trunfo extremamente importante num automóvel deste género, cujos bancos traseiros são normalmente bastante utilizados. Este sistema de portas é novidade absoluta por parte de um construtor de grande volume de produção na indústria automóvel. Na temática da versatilidade, além das portas de abertura antagónica, o novo Meriva oferece ainda o engenhoso sistema de suporte para bicicletas FlexFix, integrado atrás do pára-chques traseiro, que é extremamente fácil de utilizar e não interfere com o design do automóvel.

No habitáculo, as maiores mudanças face à anterior geração são verdadeiramente revolucionárias, com um nível de desenho e qualidade superiores, uma versatilidade inovadora e grande ênfase no bem-estar dos ocupantes. O habitáculo dispõe de uma versão aperfeiçoada do sistema de ordenação variável dos bancos traseiros FlexSpace, de maior espaço de arrumação (graças ao Flexrail, um sistema inovador de arrumação adaptável na consola central), de bancos dianteiros com as maiores amplitudes de regulação do segmento e, a título opcional, de bancos dianteiros com ergonomia certificada por especialistas. O conceito global do novo Meriva convenceu a Aktion Gesunder Rücken - associação alemã de médicos e terapeutas de ortopedia - de que as características especiais deste automóvel oferecem condições para garantir a melhor ergonomia. Assim, a AGR aprovou os sistemas de série FlexDoors e FlexSpace, os bancos dianteiros totalmente reguláveis e o suporte para bicicletas FlexFix do Meriva. O novo Meriva é o primeiro automóvel a ter tantos sistemas e elementos recomendados por especialistas na área da saúde.

A gama de motores do novo Meriva proporciona desempenho eficiente, colocando em destaque a estratégia da Opel de reduzir a cilindrada e utilizar a sobrealimentação com turbina para alcançar uma economia de combustível efectiva, mantendo as performances em excelente nível. A gama oferece motores com potências entre 75 cv e 140 cv. Todos cumprem as normas de emissões Euro 5. Em Portugal, o novo Meriva começará a ser comercializado no mês de Junho, oferecendo uma gama que comportará versões equipadas com motores a gasolina 1.4 (100 cv) e 1.4 Turbo (140 cv), e 1.3 CDTI (75 cv) a gasóleo. No final do Verão a oferta Diesel será alargada com os novos 1.3 CDTI de 95 cv e 1.7 CDTI de 130 cv. "Com os sistemas de arranjo dos bancos Flex7 do Zafira e FlexSpace do Meriva, inventámos um novo patamar de versatilidade a bordo, totalmente integrada e essencialmente mais ergonómica do que os sistemas anteriores", recorda Alain Visser, Vice-Presidente para a área de Vendas, Marketing e Serviço Pós-Venda da Opel/Vauxhall. "Quisemos conceber o novo Meriva como um campeão da ergonomia e um novo mestre da versatilidade na indústria automóvel. Nenhum outro automóvel oferece tantos sistemas inovadores e inteligentes, se importa tanto com o bem-estar dos ocupantes e lhes facilita tanto a vida. Ao mesmo tempo que mantemos o Meriva no segmento dos monovolumes pequenos, fazemos também questão de lhe dar design, qualidade e atributos de automóveis de classes mais altas, algo de que muito nos orgulhamos", conclui Alain Visser. O novo Meriva será construído na fábrica de Saragoça, em Espanha.

Comentários