Toyota Auris Hibrido - Apresentação

O Auris HSD estreia a aplicação da tecnologia Hybrid Synergy Drive® num modelo generalista na gama da Toyota. O novo hatchback de 5 portas está equipado com a única motorização puramente híbrida neste altamente competitivo segmento C. Reflectindo a liderança da Toyota no caminho rumo a uma mobilidade sustentável, o sistema Hybrid Synergy Drive® constituirá a tecnologia de base para todos os futuros modelos. O lançamento do Auris HSD é o primeiro passo no desenvolvimento do sistema Hybrid Synergy Drive®, que irá chegar a toda a gama da Toyota na Europa. Globalmente, a Toyota irá lançar cerca de 10 novos modelos híbridos neste próximo decénio e, entre 2020 e 2030, a empresa tenciona dispor de uma variante híbrida em cada uma das suas gamas de modelos. O sistema foi especificamente concebido para ser ‘à prova do futuro’, estando preparado para ser facilmente adaptável a veículos movidos a pilha de combustível ou hidrogénio. O lançamento do Auris HSD completa a revisão da nova gama Auris, a qual dispõe de claros progressos em termos de design e da qualidade do interior. Esta nova gama propicia ainda uma experiência de condução mais refinada, para além de contar com uma mais ampla gama de eficientes motorizações Toyota Optimal Drive. A chegada do HSD faz com que a nova gama Auris seja única no contexto do segmento C. Trata-se do primeiro modelo a oferecer a possibilidade de optar entre um motor a gasolina, um diesel ou um puro híbrido, atendendo aos mais variados tipos de necessidades de diferentes clientes.

Exclusivamente concebido para o mercado europeu e construído na Toyota Motor Manufacturing UK, o Auris HSD permite uma condução de nível superior ao de qualquer outro modelo nesta classe. Quando for lançado irá criar uma importante alteração nas percepções dos consumidores sobre o potencial da tecnologia dos motores híbridos puros. Para além dos benefícios que decorrem da excepcional economia de consumo e baixas emissões de CO2, inerentes ao sistema Hybrid Synergy Drive®, a facilidade de utilização no quotidiano, o conforto da condução e o notável silêncio de funcionamento da motorização puramente híbrida da Toyota irá proporcionar ao utilizador do Auris HSD uma experiência de condução suave, sofisticada, descontraída e relaxante, que será única no segmento C. Com a faculdade de funcionar independentemente ou em conjugação, os motores de combustão de 1.8 litros VVT-i a gasolina e o motor eléctrico, que compõem o sistema Hybrid Synergy Drive®, geram uma potência máxima de 136 cv e permitem que o Auris HSD atinja os 100 km/h em apenas 11,2 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h – performances ao nível das alcançadas por qualquer hatchback com motor de 2 litros diesel ou a gasolina. O que não impede o Auris híbrido de registar consumos, que são recordistas nesta classe, de apenas 3.8l/100 km (no ciclo combinado de homologação europeia), além de níveis de emissões de CO2 ”fiscalmente eficientes” de meros 89 g/km – um valor do qual não se aproxima, sequer, qualquer outro automóvel do segmento C. Paralelamente, o Auris HSD produz emissões de NOx significativamente mais baixas do que automóveis com motores diesel que alcancem prestações equiparáveis.

Além do mais, quando o condutor opta por accionar o modo de condução EV (Veículo Eléctrico), o Auris HSD consegue circular sem quaisquer emissões de CO2 ou de NOx, podendo rodar nestas condições ao longo de cerca de 2 km a velocidades até cerca de 50 km/h, dependendo do estado da carga da bateria e das condições da condução. O design exterior do Auris HSD incorpora alguns elementos estilísticos específicos para melhorar a sua performance e a eficiência na utilização do combustível da sua motorização Hybrid Synergy Drive®. O interior incorpora instrumentos, selector de velocidades e revestimentos específicos para este veículo híbrido. O novo Auris HSD é um excelente investimento. O seu nível recorde de emissões de CO2 e a excelente economia de consumo em ciclo combinado garantem importantes incentivos fiscais em muitos países europeus, isenção de taxa de circulação em centros urbanos (como a existente em Londres, por exemplo) e custos de utilização extremamente reduzidos.

Comentários