Bernardo Sousa campeão nacional de ralis

O Rali de Mortágua consagrou Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva do Team Ford Quinta do Lorde vencedores do Campeonato de Portugal de Ralis. Com brilhantismo, competência, eficácia, e muito empenho. Palavras à chegada que Bernardo Sousa viria a ressalvar, juntando o champanhe e os louros. A dupla incontestável desde o inicio da temporada comanda a competição.

Satisfeito?
"Como é obvio! Foi sempre o nosso objectivo vencer o CPR e consegui-lo quando ainda falta uma prova para o fim, é como muita satisfação e orgulho redobrado estarmos a celebrar esse desiderato com a minha equipa".

Este foi um rali que até nem foi necessário vencer?
"Sim, é um facto. Desde o inicio do rali que a nossa estratégia foi controlar o nosso adversário mais directo, o Vítor Pascoal, diga-se foi um piloto muito competitivo embora tenha tido alguns percalços, mas os ralis são assim mesmo, eu também os tive, mas como dizia, foi gerir e não arriscar em demasia. Na sexta-feira, entramos tensos, presos até, mas melhoramos ao longo da prova, num ritmo certinho e sem cometer grandes exageros. Só na Super Especial é que resolvemos dar espectáculo, perdendo ali alguns segundos, todavia estas especiais servem para atrair público e tentamos puxar por eles".

A controlar... mas no final da última especial acabou por meter acelerador ao fundo e vencer?
"Esse é um claro sinal de que não estava nervoso. Houve algumas pessoas que tentaram passar essa pressão, mas nunca me senti pressionado de forma alguma. Estávamos confiantes que seria em Mortágua que o título não escaparia, como veio realmente a suceder"

Que sabor tem este título, para mais sendo o mais jovem a conquistá-lo?
"Tem muito. Tenho 23 anos de idade, é uma imagem que perdurará, não sei por quanto tempo, mas está criado para já epíteto. De qualquer forma, fosse ou não o mais jovem, o que importa aqui é ter alcançado o título. Agora, ninguém poderá afirmar que apenas ganho ralis ou que ando rápido. Podem juntar a todas essas marcas que frisei, a de campeão nacional, o que naturalmente é muito saborosa e que é importante"

O futuro?
"Vamos aguardar. Ainda não está nada decidido como vai ser a temporada de 2011. A competirmos em princípio será com o Ford Fiesta S2000, um carro, como pode calcular a todos os níveis muito bom e que dá títulos... (risos). Portanto, melhor que isto, não se poderá desejar. Mas ainda é um pouco cedo para lançar a esta distância o nosso projecto".

Este título quer desejar a alguém?
"A todos quanto me apoiaram. À minha família, em particular, à Madeira por quem tenho um orgulho enorme de ser natural, aos portugueses em geral e que mostram carinho quando passo, também é para eles que endereço a esta conquista, aos meus patrocinadores. Sem eles, nada disto seria possível, e um agradecimento especial à minha equipa. Incansáveis e brilhantes. Ao Nuno, meu navegador que teve de me aguentar".

Comentários