Richard Burns - Já lá vão 5 anos...

Richard Burns (Reading, Berkshire, 17 de Janeiro de 1971 — 25 de Novembro de 2005). Começou a conduzir num terreno perto de sua casa aos 8 anos, no Triumph 2000 de seu pai. Aos 11 anos Richard juntou-se ao Clube Automóvel de Sub 17, onde tornou-se condutor no ano de 1984. Apenas dois anos mais tarde o pai arranjou uma viagem a Jan Churchill´s Welsh Forest Rally School perto de Newtown, Richard conduziu um Ford Escort nesse dia, e a partir desse momento Richard ficou a saber o que queria fazer. Ele convenceu o pai a inscreve-lo no Craven Motor Club, localizado na sua cidade natal, Reading, onde o seu talento despertou a curiosidade e interesse do intusiasta David Williams. Em 1990 Richard juntou-se à Peugeot Challenge após David Williams comprar um Peugeot 205 GTI a Richard e ter feito o seu primeiro teste num rali do campeonato do mundo no Reino Unido. Em 1991 Richard conhece Robert Reid, o homem que seria seu co-piloto nos próximos 12 anos. Esta foi uma das mais longas duplas de sempre dos ralis. Em 1993 juntou-se à equipa Subaru Rally Team para participar no Campeonato Inglês de Rali, onde Alister McRae ganhou por quatro vezes. A época de 1996 abriu com a apresentação do Mitsubishi a nível internacional, coroado com a vitória de Richard no Rali da Nova Zelândia. Em 1998, Richard venceu o Rali Safari, ao volante de um Mitsubishi Carisma GT. 1999 culminou de forma substancial o campeonato, Burns lutava para manter o seu segundo lugar. Em 2000 venceu o Rali da Argentina. Também em 2000, era um candidato ao título, mas um acidente no Rali da Finlândia a meio da temporada, entregou o título ao seu futuro companheiro de equipa, Marcus Grönholm. No final da temporada de 2006, venceu o Rali de Gales, mantendo o seu nome na consciência de todos. A temporada de 2001 começou de forma atribulada para Burns, nem o Rali de Monte Carlo ou da Suécia trouxeram pontos ao inglês. Um 4º lugar no Rali de Portugal relançou a luta pelo título, seguido de dois 2º lugares no Rali da Argentina e Chipre, sendo a vitória em ambos para Colin McRae. Desta vez nem Tommi Mäkinen, iria tirar a vitória a Burns, na Nova Zelândia num domingo a 25 de Novembro de 2001, Burns tornou-se no primeiro inglês a vencer o campeonato do mundo. Richard levou o seu Subaru Impreza ao 3º lugar no Reino Unido. Quando Richard cruzou a linha de meta, as famosas palavras saídas da sua boca prestaram tributo ao seu co-piloto Robert Reid: “És o melhor do mundo”.


A Subaru produziu uma edição especial do Subaru Impreza no Reino Unido, designado de RB5. Com dez títulos de construtores, a marca francesa esparava regressar ás vitórias no mundial, o que tal não veio a suceder, a passagem de Burns pela marca ficou-se pelo medíocre. Em Novembro de 2003 e no final da época no Rali de Gales, Burns teve um “apagão” enquanto se dirigia para o rali. Acabou por não integrar o rali, sendo-lhe diagosticado um astrocitoma, um tipo de tumor cerebral. Esteve internado no hospital no verão de 2004, sendo sujeito a quimioterapia e radioterapia, sendo operado em Abril de 2005, tendo corrido com sucesso a mesma. Na noite de sexta-feira de 25 de Novembro de 2005, Burns morre aos 34 anos, após ter estado em coma durante alguns dias, devido ao tumor.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Burns

Comentários

  1. Belo tributo.
    Já não vinha aqui há uns tempos e fiquei agradavelmente surpreendida com a mudança.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá 'anónima' :)

    Obrigado pelas palavras simpáticas! Richard Burns foi 'embora' demasiado rápido... Todos nós que gostamos de ralis sentimos bastante a falta dele :((

    Quanto às mudanças operadas no site... era algo que se tornou normal a partir de um certo momento - evolução!

    Volte sempre e mais vezes... :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário