90 anos de Mazda: A evolução de um ‘logo’ ao longo de uma existência

A evolução de um logótipo reflecte toda a evolução da história de uma marca ao longo dos tempos, capturando a sua essência e aspirações rumo ao futuro. Ao longo dos seus 90 anos de vida, a marca Mazda registou uma rica e fascinante evolução. Em conformidade, o seu logo cresceu, tornando-se num dos símbolos mais reconhecidos e respeitados da indústria automóvel.

1936

Este é o primeiro símbolo corporativo da Mazda. Datado de 1936, tornou-se na marca registada da Mazda quando esta iniciou a produção dos seus veículos pesados de três rodas. A expressão Mazda deriva de um deus da sabedoria, inteligência e harmonia denominado Ahura Mazda, oriundo dos primórdios das civilizações da área geográfica hoje reconhecida como Ásia. Também se diz que deriva de uma versão anglicista do nome Jujiro Matsuda, fundador do negócio automóvel da Mazda.

Igualmente datado de 1936, a Mazda introduziu este segundo símbolo que se inspirou no emblema da cidade originária da marca. Ele expressa a forte ligação à cidade de Hiroshima, onde ainda hoje se encontra a sede da marca a nível global. Os picos no centro do logótipo formam um triplo “M” estilizado, símbolo da expressão “Mazda as a Motor Manufacturer”. As asas laterais representam a agilidade, velocidade e capacidade de atingir novos patamares da Mazda. Ambos os logos – corporativo e de marca – foram introduzidos em simultâneo para assegurar que aqueles que os vissem nos produtos da companhia reconhecessem de imediato as raízes da Mazda em Hiroshima.
 
1959
 
A introdução deste logo com o “M” perfeitamente definido coincidiu com o lançamento dos automóveis de passageiros da Mazda em 1959. O primeiro veículo a utilizá-lo foi o coupé Mazda R360, modelo que integrava várias tecnologias inéditas da Mazda, resultando num automóvel que cortou com o convencional, abrindo caminho aos automóveis de passageiros Mazda do futuro.
 
1975
 
Em 1975 surge este intemporal logótipo da Mazda, apresentado em simultâneo como a nova identidade corporativa da Mazda. Hoje, 35 anos depois, este símbolo mantém-se como um elemento intrínseco da identidade visual da Mazda.
 
1992
 
Este símbolo da marca surgiu em 1992, acompanhando o símbolo corporativo criado em 1975. A sua forma expressa as dimensões aladas de um sol num circulo de luz e, no limite, foi o ponto de partida para a criação do actual logótipo da Mazda.
 
1997
 
Este novo logo foi introduzido a nível global em Junho de 1997. Ele apresenta o “M” Mazda mas agora com um distinto formato em “V” que simboliza o esticar de asas da marca à medida que se aventura futuro adentro. Representa, igualmente, a criatividade, o sentimento de missão e de vitalidade inerentes à Mazda, ou seja, noutras palavras, o seu desafio contínuo de crescimento e melhoria. No ano 2000 esta filosofia foi enaltecida com a introdução da assinatura Zoom-Zoom que expressa a “emoção do movimento” intrínseca aos veículos Mazda. Este carácter Zoom-Zoom, que se encontra perfeitamente personificado no logótipo, depressa se alastrou à nova geração de veículos que levou a companhia mais longe no seu percurso rumo ao sucesso. É intenção da Mazda que este símbolo, em conjunto com o espírito que ele comunica, represente um símbolo de excelência e de promessa a todos os seus clientes em todo o Mundo. Ele expressa o compromisso da Mazda em providenciar produtos de elevada qualidade que encerram um prazer de condução único e uma distinção ímpar.
 
2008
 
Em 2008 a Mazda deu início à apresentação da sua nova identidade global em termos visuais. Sem que se tenha procedido a qualquer alteração ao símbolo em si, esta nova identidade que surge em todas as plataformas de comunicação simboliza a bem sucedida direcção que a companhia está a realizar, assente nos seus valores principais de evolução e inovação. A nova identidade visual inclui um forte grafismo em forma de “asa dinâmica’ em conjunto com a imagem Zoom-Zoom, agora colocada num ângulo que expressa o movimento e a distinta e forte natureza da própria Mazda Motor Corporation.

Comentários