Toyota Land Cruiser com mais potência, menos consumo e emissões

Ao longo de 6 décadas, o Toyota Land Cruiser conquistou os lugares mais inóspitos do planeta. Este icónico modelo, que possui credenciais comprovadas de fiabilidade e resistência, é o Todo o Terreno de quatro rodas motorizes mais vendido em todo o mundo. Oferecendo uma combinação única de progressão em terrenos difíceis e elevados padrões de qualidade e de conforto em estrada, o Land Cruiser já conquistou mais de 5 milhões de clientes em mais de 170 países. Apresentado no final de 2009, a última geração do Land Cruiser (série 150) ultrapassou as 22.000 unidades comercializadas em território Europeu nos primeiros 9 meses de 2010. O novo Toyota Land Cruiser oferece uma performance superior de condução e refinamento, independentemente do tipo de piso graças a três atributos principais:

- Em primeiro lugar, a lendária qualidade, resistência e fiabilidade aliada a elevados padrões de segurança comprovados por uma longa história.
- Segundo, equilíbrio perfeito entre a performance em estrada e em todo o terreno graças à sua motorização, suspensões e novas tecnologias de ajuda à condução.
- Por último, a qualidade dos materiais interiores e o rigor da construção propiciam um interior luxuoso com um conforto superior.

Equipado com o filtro de partículas (DPF), o novo motor 3.0 litros D-4D do Toyota Land Cruiser cumpre com as rigorosas emissões preconizadas pela norma Euro V. O motor 3.0 D-4D foi melhorando em vários aspectos, traduzindo-se num incremento de potência de 17 cavalos, debitando agora 190 cavalos e, ao mesmo tempo, alcançou uma redução do ruído de funcionamento e dos consumos. As emissões de CO2 cifram-se agora em 213 g/km e o consumo de combustível foi reduzido em cerca de 0,3 l/100km, baixando para 8,2 l/100km. Para atingir esta combinação de incremento de potência e diminuição do consumo de combustível e das emissões, foram adoptadas várias medidas, com resultados optimizados. Utilização da última geração de injectores piezo eléctricos, permitindo atingir uma pressão máxima de 2000 bar, resultando num incremento da potência, redução de consumo e das emissões. Velas de incandescência cerâmicas variam a sua temperatura de funcionamento de forma a melhorar o arranque a frio e a reduzir as emissões. Baixa taxa de compressão, com uma relação de 15:1, permitindo uma melhor optimização da câmara de combustão com redução do ruído, das emissões e do consumo. O baixo ruído de funcionamento foi conseguido com a adopção de uma tampa protectora junto na polia da cambota assim como em locais estratégicos. Foi também adoptada uma bomba de óleo de caudal variável que, aliado a um óleo de baixa viscosidade, reduz as perdas internas por atrito e aumenta a eficiência do combustível. O sistema de escape, com dupla saída e construído em aço inoxidável, possui uma baixa capacidade de absorção de calor enquanto que um novo isolamento elevado permite ao catalisador alcançar a temperatura óptima de funcionamento mais rápida, mesmo no arranque em climas frios, permitindo baixar o nível de emissões. Outros componentes que foram melhorados para a redução das emissões foram o intercooler de elevada eficiência, o novo sistema de recirculação de gases de escape com integração de uma válvula by pass de três posições, assim como adopção de um quinto injector situado depois do turbo compressor.

Comentários