VW Touran BlueMotion Technology reduz consumos

Em cada novo modelo lançado, a Volkswagen, o maior construtor europeu de automóveis, consegue reduzir substancialmente os níveis de consumos de combustível e de emissões de gases. O mais recente exemplo desta política de sustentabilidade é o novo Touran. Com efeito, o novo monovolume da Volkswagen é agora até 27% mais eficiente nos consumos, graças a novos motores de menor cilindrada, tecnologias inovadoras e perfeição aerodinâmica. O Touran 1.6 TDI com BlueMotion Technology consegue ficar abaixo da marca dos 5,0 l/100 km, o que sucede pela primeira vez. A partir de agora, o objectivo da Volkswagen passa a ser baixar da marca dos 4,6 l/100 km. O Touran é o monovolume compacto mais bem sucedido de sempre da indústria automóvel alemã, com mais de 1,3 milhões de unidades vendidas até agora. Por tudo isto, este é o momento ideal para o lançamento de um novo Touran, que agora surge redesenhado e melhorado em diversos aspectos. O estilo exterior é marcado pelo renovado conceito de “ADN de design” da Volkswagen, com a frente e a traseira totalmente redesenhadas, uma nova silhueta e novas jantes. Na secção traseira, destacam-se as ópticas bipartidas e, na secção dianteira, os grupos ópticos surgem com um novo desenho, integrando (em opção) luzes bi-xénon e luzes diurnas com LED’s. Em termos tecnológicos, os progressos do novo Touran passam pela adopção do sistema de luzes máximas contínuas (Dynamic Light Assist) e do novo dispositivo de assistência ao estacionamento Park Assist 2.0 que permite o parqueamento quase totalmente automático em paralelo e na diagonal. Uma gama completa de seis novos motores a gasolina e Diesel, oferece o melhor caminho para alcançar a máxima economia de combustível e redução de emissões, anteriormente impensáveis num monovolume compacto de 7 lugares. O melhor exemplo desta realidade, está no Touran TDI com 105 cv, que apresenta um consumo, em ciclo combinado, de somente 4,6 litros por cada 100 km percorridos, e emissões de apenas 121 g de CO2/km. Tratam-se dos melhores valores absolutos para um monovolume de 7 lugares. Igualmente em estreia no Touran é o inovador motor de acesso à gama. Trata-se do bloco a gasolina 1.2 TSI (turbo e injecção directa), com 105 CV de potência. Tal como nos TDI, o binário deste motor é bastante generoso, disponibilizando 175 Nm logo nos baixos regimes. Esta motorização está disponível com BlueMotion Technology, que inclui o sistema Start&Stop e regeneração da bateria. Os valores do consumo e das emissões são de 5,9 l/100 km e 139 g CO2/km, respectivamente. Todos os motores da nova gama Touran são caracterizados por elevados níveis de eficiência. No total, estão disponíveis quatro motorizações: um a gasolina (TSI) e três Diesel (TDI), com potências entre 105 e 170 CV. Todos os propulsores respeitam a norma Euro-5 de controlo de poluição e possuem sobrealimentação e injecção directa, o que significa baixos níveis de emissões e de consumos, mas sempre com elevados valores de binário.

Os níveis de equipamento do novo monovolume compacto da Volkswagen, que, no seu interior, possibilita até 40 espaços de arrumação, foram amplamente melhorados. A versão base é agora designada Touran Trendline, substituindo a anterior Conceptline. Contudo, o nível Trendline não tem nada de “básico” em termos de equipamento, pois a versão inclui itens como ar condicionado, rádio RCD 310 com função de MP3, vidros eléctricos dianteiros e traseiros, volante revestido a pele, inserções em “cromado escovado”, luzes de circulação diurna, barras de tejadilho em preto, seis airbags e ESP. O Touran Confortline apresenta-se ainda mais atraente em equipamento, englobando de série sensores de luz e de chuva, retrovisor interior com anti-encandeamento automático, inserções cromadas em diversos comandos (luzes, vidros e ajuste dos retrovisores), vidros laterais com absorção de luz, bancos dianteiros anatómicos, mesas rebatíveis para a segunda fila de bancos, ar condicionado automático “Climatronic”, volante revestido a pele com comandos, jantes de liga leve de 16 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e faróis de nevoeiro. Mais exclusivo, o Touran Highline possui um equipamento extremamente completo e requintado, adicionando vários elementos ao nível Confortline: revestimentos em Alcântara, bancos dianteiros desportivos, indicador multifunções a cores, barras de tejadilho cromadas, rádio RCD 510 com leitor de 6 CD, alarme e espelhos retrovisores exteriores rebatíveis electricamente. Existem também novos equipamentos disponíveis para o Touran, como o sistema de navegação RNS 315 com ecrã sensível ao toque, o tecto de abrir panorâmico, câmara traseira (de série com o sistema de navegação RNS 510) e o chassis adaptativo DCC. Igualmente novidade na gama Touran é o sistema Light Assist, um dispositivo que regula automaticamente as luzes de máximos.

Comentários

  1. Tenho um touran da nova gama. Comprei em Novembro...e nunca consegui fazê-lo baixar dos 6.1 l/100. Ficar abaixo dos 5??? impossivel digo eu. Conduzo sempre em estrada. Não posso dizer que seja carro citadino...pq os trajectos são entre cidades...e não carrego muitos pesos. Tirando esta pequena (grande) desilusão...o monovolume não compromete.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário