Mercedes Classe CLS - Novo ícone de design

A Mercedes-Benz apresentou em 2003, uma nova categoria de veículos, combinando pela primeira vez a elegância e a dinâmica de um Coupé com o conforto e a funcionalidade de uma Limousine. O público gostou e assim nasceu um ícone. Durante anos o CLS subsistiu como o único Coupé de quarto portas na classe em que se insere e, desde Outubro de 2004, tornou-se na opção automóvel ideal para cerca de 170.000 Clientes espalhados pelo mundo. "Os clientes a nível mundial beneficiaram do nosso audacioso passo, de lançar um novo conceito automóvel no mercado” refere Joachim Schmidt, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Cars, Sales & Marketing. "Graças ao seu emocionante design, a nova geração do Classe CLS também beneficia do facto de estarmos uma geração à frente da concorrência com o nosso Coupé de quatro portas." O novo Classe CLS, que irá celebrar a sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Paris, continuando o papel pioneiro do seu antecessor. "O novo CLS mostra o caminho rumo ao futuro idioma de design da Mercedes-Benz", refere Gorden Wagener, responsável pelo design da Mercedes-Benz. "Este automóvel foi buscar a sua inspiração à grande tradição de estética e do sofisticado carácter desportivo que desde sempre tem sido um atributo dos coupés da Mercedes-Benz". As proporções mantêm-se: capot alongado, vidros mais estreitos com vidros laterais sem moldura, dinâmico tejadilho que se estende em curva até à secção traseira. O novo coupé de quatro portas da Mercedes-Benz consagrou-se em 2003 como novo ícone de estética. Embora as proporções sejam iguais, nele tudo é diferente: a segunda geração deste design adoptou um visual completamente novo. O inovador design da secção dianteira, remanescente do Mercedes-Benz SLS AMG, atrai imediatamente as atenções. A grelha do radiador, que não está integrada no capot, foi moldada em separado, dando ainda mais realce ao alongado e desportivo capot. É dominada pela estrela ao centro, de grande dimensão, e sublinha a ligação aos outros Coupés da Marca e destaca a sua identidade. As alongadas entradas de ar de grande dimensão, com grelhas pretas, reforçam a silhueta atlética do automóvel. Outros elementos de destaque referem-se aos faróis em LED, os primeiros a nível mundial que integram todas as normais funções dinâmicas de iluminação com a tecnologia LED. Este inovador e impressionante design está dividido no interior em três segmentos de formato em flecha. No segmento de cima estão integrados piscas de LED e por baixo uma luz LED lateral com funções de luzes de médios. A luz lateral também é perceptível quando a função de luzes de mínimos está ligada, criando deste modo um inovador e independente design de luz nocturna e distinto visual. Um total de 71 LED's, além de conferir uma inconfundível aparência, também aumenta significativamente a iluminação da estrada relativamente aos anteriores sistemas.

A característica silhueta do CLS, com as suas elegantes e alongadas proporções, é o atributo dominante do novo modelo. O efeito do dinâmico e atlético formato foi reforçado com a nova interacção das linhas e das superfícies. A estrutura da extremidade dianteira, por cima dos guarda-lamas, que se inclina no sentido da traseira, designado pelos designer como dropping line além de ser uma novidade em termos de design, também representa a nova interpretação de um convencional elemento de design, regressando à série única de formas dos históricos carros desportivos da Mercedes-Benz. A distinta e imponente linha de cintura por cima do eixo traseiro, equiparável à de um carro desportivo, salienta o carácter dinâmico do novo CLS. Lateralmente o CLS é complementado com grandes farolins traseiros de tecnologia LED, que estão desenhados de forma a estabelecerem um elemento de ligação à traseira do automóvel. O formato é acentuado pela larga linha de cintura, bem visível por detrás, e que apoia o tejadilho rígido. Uma inserção em metal de grande dimensão faz sobressair ainda mais o visual traseiro.

O interior do CLS também se distingue pelo design intemporal que conjuga a suprema elegância com inovadores detalhes e perfeição artesanal. Outro elemento de atracção é o efeito aconchegante do cockpit. Uma linha desenvolve-se da porta do condutor por cima e ao longo do apoio do painel de instrumentos até à porta do acompanhante. O visor central também foi harmoniosamente integrado na parte superior do painel de instrumentos. Ao mesmo tempo, a descendente linha lateral das portas dá continuidade à dinâmica linha descendente do exterior. O CLS, na qualidade de estabelecedor de tendências em termos de design, integra novos padrões de interior com um alargado leque de opções de personalização. Tem à escolha cinco cores para o interior, cinco aplicações de design e três qualidades de pele. Isto faz com que cada CLS seja uma peça única e que pode ser configurado. O CLS também dá vida ao seu papel de ícone de design graças à inovadora natureza dos materiais empregues como, por exemplo, uma extraordinária mistura de acabamentos acetinados e de elevado brilho utilizados nas superfícies metalizadas. De destacar ainda as entradas de ar galvanizadas mate, que constituem o enquadramento ideal do brilhante relógio analógico. A perfeição da mão-de-obra artesanal reflecte-se em detalhes como as costuras dos estofos dos bancos ou da cobertura do tablier. Quanto a esta última, as partes individuais em pele são cosidas à mão, um processo que leva horas a realizar após estarem ajustados e cheios com espuma de borracha de elevada qualidade. Antes do início deste processo, a pele é aquecida e alisada, de modo a manter o seu formato mesmo estando posteriormente exposta a forte e directa incidência solar. A fina pele semi-aniline Passion, com 1,6 mm de espessura, corresponde aos mais elevados padrões em termos de visual e de toque. Protegida por apenas uma ligeira pigmentação, a natural estrutura porosa mantém-se intacta e a pele proporciona uma sensação especialmente quente e suave. O carácter desportivo do interior do CLS também se reflecte na generosa utilização de aplicações de elevada qualidade, que se encontram no apoio do painel de instrumentos da consola central e nos revestimento das portas. Os clientes têm à escolha três tipos de madeira: raiz de nogueira brilhante, freixo preto brilhante e álamo castanho claro acetinado. A madeira foi cuidadosamente aplicada graças a uma mão-de-obra especializada. A madeira é aplicada de acordo com a sua granulação, constituindo isto parte do elaborado processo de selecção para criar uma harmoniosa impressão geral. Ao interior pode ser conferido um visual ainda mais moderno com os elementos em piano lacado ou fibra de carbono. A mão-de-obra artesanal mais uma vez desempenha um papel preponderante no processo de produção. Para os acabamentos em lacado foram aplicadas sete camadas, sendo estas polidas até se atingir o brilho requerido.

Comentários