Um dia de apresentações: Lotus, Renault e Sauber mostram bólides para 2011

O Team Lotus revelou esta manhã o seu novo monolugar para o Mundial de Fórmula 1 de 2011. A equipa de Tony Fernandes mostrou o T128 (e não TL11 como a formação chegou a referir) através da Internet, apresentando ao mundo um monolugar no qual são depositadas as esperanças de esquecer a temporada de 2010, na qual a Lotus era uma equipa novata. Pintado de verde e dourado, o Lotus T128 apresenta-se com ares de modernidade superior ao seu antecessor. "Este monolugar parece ser um carro de topo em todas as áreas. Dissemos muito claramente que queríamos começar a desafiar as equipas estabelecidas e penso que isso será alcançável. É um carro de F1 moderno", afirmou Mike Gascoyne, director técnico da equipa malaia. Nas novas cores nota-se que a Renault, fornecedora de motores esta temporada ao Team Lotus, ganhou proeminência.


Sauber deu a conhecer C30

A Sauber apresentou hoje em Valência o C30, monolugar com que vai correr no Mundial de Fórmula 1 de 2011, e com que pretende dar um passo em frente, não só em termos de rapidez, bem como fiabilidade, um dos grandes problemas da época passada. Em frente às boxes do circuito valenciano, a contratação mexicana, Sergio Perez, e o japonês Kamui Kobayashi, revelação da época passada, tiraram as primeiras fotografias frente a uma plateia de jornalistas com o novo monolugar equipado com motor Ferrari. No aspecto técnico, a principal mudança em relação ao carro de 2010 refere-se à retirada do duplo difusor, um elemento aerodinámico que proporcionava muita aderência aos veículos, segundo James Key, director-técnico da escuderia "o carro foi construído com base nos pontos fortes do C29, eliminando-se o que entendemos serem os pontos menos conseguidos do carro anterior."


Renault apresenta R31 e Bruno Senna como piloto de reserva

No 'pitlane' de Valência, e a anteceder três dias de testes no circuito Ricardo Tormo, o R31 foi mostrado com as míticas cores da 'John Player Special' preto e dourado, na sequência do acordo com o Lotus Group. O novo carro é 92 por cento diferente do seu antecessor, segundo as palavras do director Eric Boullier, ganhando destaque o facto de ser preto e dourado, as cores do lendário Lotus da década de 80. O polaco Robert Kubica e o russo Vitaly Petrov vão manter-se como os pilotos oficiais da equipa. Contudo, a surpresa do dia foi o anúncio de um dos cinco pilotos de testes da marca francesa: Bruno Senna. O sobrinho de Ayrton Senna continuará na Fórmula 1 em 2011, mas como piloto reserva. Depois de andar no fundo do 'grid' com a pior equipa de 2010, a Hispania, o brasileiro ganhou uma "segunda chance" na Lotus Renault GP. Além dele e de Romain Grosjean, a equipa ainda conta com Ho-Pin Tung, Jan Charouz e Fairuz Fauzy como reservas. Em termos de design, a maior surpresa do monolugar, cujas cores já eram conhecidas, vai para a aposta numa suspensão traseira 'pull-rod'.

Comentários