Peugeot 508 chegou a Portugal

Chegou à rede de Concessionários o novo Peugeot 508. Este modelo permite à Peugeot reforçar as suas ambições no segmento dos grandes estradistas e enriquecer a sua oferta em Portugal com um modelo que é simultaneamente o novo topo de gama e porta-estandarte dos valores da Marca. O 508 pretende constituir uma oferta moderna, virada para o futuro, situada no centro das aspirações de uma clientela que evoluiu bastante: exigente, dinâmica e responsável. Esta oferta é constituída por duas silhuetas complementares: uma berlina (com um comprimento de 4,79 m) e um SW (4,81 m). Para ter êxito, o 508 impregnou-se, em todas as etapas e domínios da sua concepção, de eixos-chave, como qualidade, pureza e eficiência ambiental, e apresenta-se agora perante os seus futuros clientes como um automóvel que apela a todos os sentidos dos seus utilizadores. Volumes perfeitamente equilibrados e puros criam o estilo do 508 e põem em evidência a elegância, a robustez e a qualidade do automóvel. À frente, o 508 evidencia a evolução dos códigos estéticos da Marca, iniciados pelo concept SR1, com uma “boca” exclusiva, que se torna “flutuante”, e faróis felinos particularmente trabalhados a nível visual, à imagem dos seus “canhões de leds” visíveis de dia e de noite. O perfil muito puro é sublinhado pelo contorno das superfícies vidradas em cromado acetinado (em função das versões). O conjunto dos vidros laterais parece repousar sobre uma secção de flanco esculpido que constitui um verdadeiro desafio industrial: uma linha de carroçaria modelada em oco suporta todo o perfil do automóvel para lhe conferir uma aliança entre potência e elegância. O SW apresenta também linhas simples e dinâmicas, que, sob certos aspectos, se alimentam de um espírito “shooting break”, caindo para uma traseira bem apoiada. Encaixando o gigantesco tejadilho panorâmico em vidro na continuidade do pára-brisas, as barras de tejadilho em alumínio fundem-se com a carroçaria e sublinham a exclusividade da viatura. A identidade visual característica da Peugeot é também particularmente vincada na traseira das duas silhuetas. Na berlina, toda a zona traseira é desenhada no mesmo volume, com uma bagageira perfeitamente nivelada com o pára-choques, o mesmo acontecendo com as duas saídas de escape na versão «GT», para uma impressão de fluidez, de força e de enorme controlo. Na berlina, três garras vermelhas salientes escondem três filas de 6 leds que assinam visualmente o automóvel à noite. No SW, encontramos o tema de um “bastão” com uma banda vermelha que se ilumina quando os faróis se acendem. No estilo do 508 não existem elementos de ostentação ou deslocados (ausência de esguichos de limpa-vidros ou de antenas visíveis…), as superfícies são concordantes e as folgas entre os elementos foram definidas com precisão para obter uma qualidade de montagem óptima.

A eficácia ambiental foi tida em conta desde o início do projecto com, em primeiro lugar, a optimização da aerodinâmica (com um Cx a partir de 0,26 e um SCx de 0,60) e a redução de peso comparativamente com o 407 (apesar do aumento das dimensões e das prestações). Do lado da mecânica, o 508 beneficia de motores com potências que vão de 112 a 204 cv. Cada um está particularmente bem posicionado na sua categoria em termos de consumo e de emissões de CO2, mas também no que respeita a performances e a vivacidade. Esta gama, que começa nos 109 g/km de CO2, com o novo sistema e-HDi, irá integrar, em 2012, a tecnologia HYbrid4 com o seu potencial de 200 cv, 4 rodas motriz a partir de apenas 99g/km de CO2. O nível controlado de emissões da gama 508 é ainda um factor importante no mercado português porque está directamente relacionado com o valor de aquisição. Coroando a oferta 508, o novo 2.2 HDi FAP de 204 cv permitirá atingir performances superiores às do 407 V6 Diesel, reduzindo a sua ‘pegada ambiental’ em mais de 30%. Do mesmo modo, uma verdadeira “guerra ao excesso de peso” provocou uma “espiral virtuosa”, com vantagens para o controlo do consumo, para a segurança passiva e as performances dinâmicas da viatura. Para motorizações comparáveis, o 508 apresenta 25 kg menos que o 407, no caso da berlina, e 45 kg menos para o SW, excelentes resultados tendo em conta o aumento de comprimentos do 508 (+ 10,1 cm na berlina e 4,8 cm no SW).

O estilo do painel de bordo apoia-se em elementos de qualidade, pureza, elegância. O desenho minimiza as folgas entre as diferentes peças, e os materiais utilizados, o acabamento cuidado e a durabilidade estudada contribuem para o despertar dos sentidos dos passageiros: a textura do topo do painel de bordo, as diferentes decorações, a consola central em preto lacado, as teclas em cromado acetinado o conjunto inspira requinte e tecnicidade, mas sem ostentação. Este automóvel muito valorizante conjuga nobreza e tecnologia com equipamentos high tech que contribuem para as sensações proporcionadas ao condutor e aos passageiros.


• O sistema “Head-Up Display” a cores (com informação também no ecrã de navegação)
• O assistente automático dos faróis máximos
• Os faróis bi-Xénon direccionais com assinatura de leds
• A iluminação estática direccional
• O acesso e a ligação “mãos-livres”
• A medição do espaço disponível para estacionar
• A climatização em quatro zonas
• A massagem lombar eléctrica para o condutor
• A ponta dos assentos dianteiros regulável em comprimento
• O travão de estacionamento eléctrico automático
• A assistência ao arranque em rampa (Hill Assist)
• A nova oferta telemática WIP Nav +
• O sistema Hi-Fi JBL com via central

Equipamento disponíveis de série ou em opção em função dos níveis de equipamento, estes sistemas vêm acentuar a exclusividade do 508. No SW, o prazer de vida a bordo é aumentado pelo gigantesco tejadilho panorâmico em vidro que permite aos passageiros aproveitarem plenamente a luminosidade e a visibilidade para o mundo exterior. Com uma superfície vidrada de 1,62 m2, o tejadilho panorâmico à disposição dos ocupantes representa um acréscimo de cerca de 25% por comparação com o 407 SW. O 508 inaugura a tecnologia e-HDi na Marca, um Stop&Start de nova geração. Rápido, eficaz e silencioso, o e-HDi permite conjugar o controlo do consumo e das emissões de CO2 (até -15% em cidade) com – facto novo neste género de sistema – um máximo de prazer de utilização. É associado ao motor 1.6 HDi FAP com a caixa MP6 (caixa manual pilotada de 6 velocidades) para que um máximo de clientes possa beneficiar de um consumo de combustível tão controlado quanto possível. Disponível no lançamento com um consumo misto de 4,4 l/100 km para apenas 115 g/km de CO2, este 508 1.6 HDi FAP passará abaixo da barreira dos 110 g/km durante o ano de 2011, com 4,2 l/100 km, graças nomeadamente à introdução de palhetas de entrada de ar assistidas. Um novo 2.2 HDi FAP de 204 cv, vem coroar a gama 508 numa versão «GT», dotada de ligações ao solo e um equipamento específicos. Este grupo moto propulsor desenvolve performances superiores ao antigo V6 2.7 HDi no 407, com uma vivacidade melhorada e consumos e emissões de CO2 em clara redução: - 33 %, com um CO2 de 150 g/km, contra 223 g/km no 407 V6 HDi, ou seja, menos 73g. Este quatro cilindros de 2.179 cm3, evolução profunda do 2.2 HDi de 170 cv, tem uma potência máxima superior em 25 kW (34 cv), enquanto o binário máximo passa para 450 Nm a 2 000 rpm, mantendo-se inalterado até 2.750 rpm. Para além do seu motor, o 508 GT dispõe de uma outra novidade: uma nova geração de caixa automática de 6 velocidades "AM6". Desenvolvida uma vez mais em parceria com a empresa AISIN AW, foi, do ponto de vista técnico, inteiramente revista para reduzir de forma significativa as emissões de CO2, favorecendo em simultâneo o dinamismo e o prazer de condução, graças a uma melhoria da rapidez das passagens de caixa: recorre a numerosas alavancas técnicas, tendo em vista nomeadamente a redução significativa das perdas por atrito; as leis de passagem em modo "drive" foram calibradas para optimizar o consumo; e os tempos de passagem de caixa foram também optimizados para assegurar recuperações muito rápidas.

Comentários