Portugueses brilham em Jarama no Iberian Supercars Trophy

Correu da melhor forma o fim-de-semana do Vodafone BP Ultimate Team no Circuito de Jarama, 2ª jornada pontuável para o Iberian Supercars Trophy, integrada no Campeonato de Espanha de GT's. A uma surpreendente vitória e a um terceiro lugar no que à geral diz respeito, corresponderam um ambicionado primeiro posto e um 2º lugar da “copa” ibérica, permitindo que a dupla do carro alemão aumente a sua vantagem na liderança desta competição. Conseguindo atingir os objectivos delineados para a jornada de Jarama, José Pedro Fontes e Miguel Barbosa fazem um balanço muito positivo do fim-de-semana. Segundo Miguel Barbosa “encaramos este fim-de-semana com a ambição de manter a liderança do Iberian Supercars Trophy. Estamos muito satisfeitos com estes resultados que nos permitiram, além de alcançar os objectivos traçados, ampliar a nossa vantagem. Na primeira corrida, a paragem da chuva foi determinante e não jogou a nosso favor na luta pela vitória do ibérico mas, com a conquista do 1º lugar da geral na segunda, alcançamos um justo prémio como recompensa do trabalho de toda a equipa ao longo destes dois dias.” A assistir à última passagem pela meta do muro da Box estava José Pedro Fontes, que assume “ter sido um fim-de-semana muito gratificante para nós, que terminou com uma grande vitória frente aos GT2. Na primeira corrida, com a queda de uma forte chuvada optámos por parar para mudar de pneus mas, os nossos adversários de então arriscaram e optaram por não mudar, o que veio a revelar-se decisivo para perdermos o primeiro lugar, com a paragem da chuva na fase final da prova. De qualquer forma, alcançamos um 1º e um 2º lugar que consideramos muito importantes para as nossas ambições, o que nos permite ampliar a vantagem na liderança do Iberian Supercars Trophy.”
 
A primeira das duas corridas deste Domingo em Jarama teve um protagonista especial, a chuva, que chegou quase no final. Ainda que as previsões anunciassem chuva, nada o fazia prever perante o radioso sol que brilhava por altura da partida. Um toque logo no arranque entre Gião e Sicart, fez com que todos os carros que partiam desde a segunda linha da grelha, ficassem irremediavelmente com a corrida comprometida, pois tanto Celso Míguez como Patrick Cunha que tinham arrancado da frente, abriram uma vantagem incontornável, “a confusão da partida fez com que os tivesse tido cuidado para não estragar logo no arranque uma corrida que tem 50 minutos. Depois entrei no ritmo, mas era impensável poder chegar aos dois primeiros que abriram um gap imenso” comentou João Ramos. Após a troca de pilotos e com Miguel Ramos ao volante o Ferrari F430 da Edil-Cris ainda subiu uma posição, tendo terminado a primeira corrida na quarta posição. Na segunda corrida disputada no inicio da tarde, José Pedro Fontes num Mercedes SLS AMG partindo do quinto posto, surpreendeu toda a gente no arranque e com uma primeira volta muito forte conseguiu escapar do pelotão, que era liderado na atura por Miguel Ramos, Godinho, Alvaro Fontes e Lavio, todos em Ferrari F430, “quando consegui passar os dois Ferrari o Fontes já estava longe” comentava Miguel Ramos. Por altura da paragem para troca de pilotos o Mercedes tinha cerca de 6 segundos de avanço, conseguindo manter o primeiro lugar até final, ficando assim a luta resumida para quem o secundaria no pódio já que João Ramos autor dum fantástico turno, vinha a pressionar bastante Sicart no Ferrari da RSV, ainda que não o tivesse conseguido suplantar, tendo terminado a corrida com os dois Ferrari encostados. “O meu irmão, fez um turno fantástico. Conseguiu manter uma pressão constante sobre o Sicart ainda que soubéssemos que seria muito difícil ultrapassá-lo, pois estavam ambos com um andamento muito semelhante”, dizia Miguel Ramos. Segundo as próprias palavras de João Ramos “nas últimas voltas ainda tentei um forcing, pois achei que podia levá-lo a cometer algum erro, mas o meu adversário estava também muito forte e não valia a pena arriscar, pois podia perder o excelente resultado para a equipa depois do azar que nos bateu à porta em Valencia já com a meta à vista”.

A dupla de pilotos César Campaniço / João Figueiredo, aos comandos do competitivo Audi R8 LMS, tiveram de lutar contra o handicap máximo, fruto das vitórias na primeira prova, mas, ainda assim, conseguiram assegurar dois excelentes resultados que os deixam na liderança do Campeonato GTS. Na primeira corrida João Figueiredo acabou por perder um lugar entre os GTS, devido a uma escaramuça na sua frente que o fez levantar o pé. Posto isto, o piloto conseguiu reduzir diferenças para os mais rápidos, entregando o Audi R8 ao colega de equipa numa posição que permitiria a César Campaniço entrar ao ataque conseguindo logo nas primeiras voltas chegar ao terceiro lugar nos GTS. Quando se encontrava a recuperar tempo para os da frente, veio a chuva que levou a equipa a trocar de pneus, hipotecando as hipóteses de fazer melhor que o terceiro luar nos GTS (5º da geral). Para a tarde, estava reservada a segunda corrida, com César Campaniço - que partiu do primeiro lugar entre os GTS, a chegar à primeira curva no segundo lugar, posição que manteve até entregar o carro a João Figueiredo, tendo sido muito prejudicado pelo muito tempo que rodou atrás de um Ferrari mais lento e que o impediu de alcançar os da frente. No final do turno o piloto de Coimbra conseguiu recuperar o tempo perdido no cumprimento do handicap, terminando no 2º lugar da categoria, 7º da geral. No final do dia César Campaniço, revelava-se “satisfeito com a boa pontuação obtida fruto do 2º e 3º lugar obtido, tendo em conta o handicap que tivemos. Foram duas corridas muito difíceis, muito influenciadas por essa penalização. Na segunda corrida as coisas poderiam ter corrido melhor, não fosse o facto de ter rodado imenso tempo bloqueado por um Ferrari, ainda assim entreguei o carro ao João no 2º posto da categoria. Agora vem a corrida de Albacete, que poderá ser diferente desta, agora que os nossos adversários irão sofrer o mesmo handicap que nós”. Já João Figueiredo, fazia das palavras do seu colega de equipa suas, “com o handicap máximo era difícil termos feito melhor. Na segunda corrida ainda tentámos chegar mais à frente mas não deu, pelo que me limitei no meu turno a aguentar o ritmo. Vamos ver se na próxima prova as coisa já nos correm mais favoráveis”.

Classificação Corrida 1

1º Celso Miguez/Hugo Godinho (Ferrari), 51m31.658s
2º Patrick Cunha/José Ramos (Lamborghini) a 15.242s (1ºGTS)
3º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes) a 24.224s (2ºGTS)
4º Miguel Ramos/João Ramos (Ferrari) a 27.282s
5º César Campaniço/João Figueiredo (Audi R8 LMS) a 1m02.712s (3ºGTS)

Classificação Corrida 2

1º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Mercedes) 50m19.816s (1ºGTS)
2º Brian Lavio/Alan Scart (SRX) a 16.535s
3º João Ramos/Miguel Ramos (Ferrari) a 16.831s
4º Celso Miguez/Hugo Godinho (Ferrari) a 29.608s
5º Manuel Gião/Miguel Amaral (Porsche) a 36.392s
6º Álvaro Fontes/Jesus Diez (Ferrari) a 36.739s
7º César Campaniço/João Figueiredo (Audi R8 LMS) a 47.939s (2ºGTS)

A próxima prova do Campeonato de Espanha de GT’s terá lugar no Circuito de Albacete nos dias 18 e 19 de Junho. O próximo desafio será o Circuito de Braga, no próximo fim-desemana, pontuável para o Campeonato de Portugal de Circuitos.

Comentários