Melhor resultado de sempre no WRC para Armindo Araújo


Armindo Araújo e Miguel Ramalho somaram no Rali da Alemanha os primeiros 4 pontos para o WRC fruto de uma excelente actuação capitalizada com o 8º lugar absoluto da classificação geral e o segundo melhor entre os MINI JCW WRC. Num rali que marcou a estreia em pisos de asfalto, a dupla portuguesa imprimiu sempre um ritmo bastante elevado e sai do rali germânico com óptimas indicações quanto à sua competitividade neste exigente Campeonato do Mundo de Ralis. No final destes três longos dias de competição, Armindo Araújo mostrava-se muito satisfeito na chegada ao pódio e com a certeza do dever cumprido. “Fizemos uma prova dentro das nossas expectativas, conseguimos andar rápido quando podíamos e fizemos um óptimo trabalho no desenvolvimento do MINI. Não cometemos praticamente qualquer erro e fomos progredindo ao longo da prova. A margem de confiança foi sempre aumentando e estamos muito contentes com este resultado. Conseguimos os primeiros pontos esta temporada e o oitavo lugar da geral é o nosso melhor resultado de sempre, em termos absolutos, numa prova do WRC”, começou por dizer o piloto de Santo Tirso. A maior competitividade do MINI nos pisos de asfalto e a progressão do entrosamento do piloto português à nova máquina ficou bem demonstrada neste Rali da Alemanha. Para Armindo Araújo este rali foi muito interessante ao nível do trabalho efectuado. ”Testamos várias soluções ao nível de afinações e ficamos a perceber o comportamento do MINI em condições distintas. Conseguimos conjugar a necessidade de aprender e evoluir, na condução de um carro tão exigente como é um WRC, com um ritmo bastante forte. Sabemos que temos ainda muito para progredir, temos a noção como devemos fazê-lo e passo a passo vamos conseguir estar ao nível que precisamos quando tivermos que lutar pelos lugares do campeonato”, afirmou ainda o bicampeão do mundo do PWRC. A dupla do MINI JCW WRC nº 17 regressa à acção no Rali de França, prova novamente disputada em pisos de asfalto e que vai para a estrada entre os dias 29 de Setembro e 2 de Outubro na região de Alsace.

Bernardo Sousa sem grande sorte por terras alemãs 

Sem grandes expectativas de subida na classificação para este Domingo, a equipa de Bernardo Sousa, continuou mesmo assim a pautar a sua prova por um andamento bastante vivo, mas na derradeira passagem pelos 15 quilómetros da classificativa de Moselwein e com a chuva a marcar presença no asfalto, não conseguiram evitar uma saída de estrada com o Fiesta S2000 que tripulam, numa curva bastante suja, tendo o mesmo ficado preso na lama numa zona de difícil acesso e com pouco público para ajudar, o que fez com que perdessem mais de 14 minutos em relação ao tempo de referência para os concorrentes do SWRC e motivou a consequente perda de posições na tabela do rali. Desta participação na Alemanha fica contudo a certeza de que Bernardo Sousa e Paulo Babo podem vir a intrometer-se na luta pelas vitórias no campeonato nas provas que ainda restam, e será com esse objectivo que a equipa começará de imediato a preparar o próximo rali do SWRC. Na localidade de Trier e já após o final do evento o piloto afirmou que “gostaria de ter garantido a sexta posição mas era muito importante que mantivéssemos o ritmo para estarmos cada vez a um nível mais elevado para os ralis que ainda faltam realizar este ano. Na saída de hoje tivemos o azar do carro ficar preso na lama e de termos levado algum tempo até ser possível regressar ao percurso do rali, mas as corridas são assim mesmo. De positivo foi mesmo o facto de termos ficado com a perfeita noção de que no asfalto estamos bem mais próximos do andamento dos nosso mais directos adversários e isso será uma motivação extra para o futuro. Em termos de campeonato esta operação não correu de feição, precisávamos de ter pontuado mais, mas infelizmente não foi possível. Tenho de agradecer à minha equipa pelo trabalho fantástico que realizaram para nos colocarem em prova ao melhor nível, agradecer aos muitos portugueses que encontramos na Alemanha e que nos transmitiram o seu apoio, e no final desta prova tenho também de felicitar o Armindo Araújo e o Miguel Ramalho pelo resultado que hoje alcançaram.” O próximo rali do piloto será o Rali de França que irá para a estrada de 30 de Setembro a 2 de Outubro próximos.

Sébastien Ogier quebra hegemonia de Loeb na Alemanha

Sebastien Ogier conseguiu o seu quarto triunfo da temporada, colocando um ponto final no domínio de Loeb que venceu as ultimas oito edições do Rali da Alemanha. O piloto da Citroen, que mantém uma "guerra de galos" com o seu cotado companheiro de equipa, viu a vitória ser-lhe servida de bandeja, quando na última especial do segundo dia, o Citroen DS3 WRC do líder do Mundial chegou ao final com o pneu dianteiro esquerdo furado, o que o relegou para a segunda posição da classificação geral, a uma distância irrecuperável, em condições normais, nos cinco troços que havia para disputar hoje. Ogier tudo fez para não errar, e mesmo perdendo duas dezenas de segundos para Loeb, assegurou que terminava na frente. Atrás dos dois franceses, o terceiro lugar ficou entregue ao espanhol Dani Sordo, que levou o MINI JCW WRC pela primeira vez ao pódio num rali do WRC. Depois do furo de Sábado, Mikko Hirvonen teve de se conformar com o 4º lugar. Hoje ainda tentou anular os 30 segundos que o separavam de Sordo, mas o espanhol respondeu de imediato. Com este 4º lugar e o 10º posto de Latvala depois de um rali problemático, a Ford sai da Alemanha com um mau resultado global.

Comentários