Ogier lidera e Armindo Araújo em 9º lugar no segundo dia do Rali da Alemanha

Armindo Araújo continua a realizar uma boa prestação na estreia ao volante do MINI JCW WRC em pisos de asfalto. O piloto português terminou a segunda etapa do Rali da Alemanha na nona posição da geral, depois de um dia longo e muito difícil para todas as equipas. Ainda numa fase de entrosamento com a máquina e com muito trabalho de evolução e aprendizagem pela frente, o piloto de Santo Tirso já deixa boas indicações e foi dos poucos que conseguiu escapar às armadilhas das estradas germânicas. No regresso a Trier, onde está instalada a zona de assistência, Armindo Araújo estava naturalmente satisfeito com o desfecho desta segunda etapa. “Conseguimos manter um lugar nos dez primeiros e isso é muito interessante do ponto de vista desportivo. Mais importante é evoluirmos e penso que fizemos uma etapa boa nesse sentido. Experimentamos dois tipos de afinações diferentes e ficamos a perceber um pouco melhor o comportamento do MINI neste tipo de terreno. Na segunda metade do dia conseguimos imprimir um andamento mais rápido”, começou por dizer. Com mais cinco especiais pela frente na derradeira etapa, a mais curta da prova, o bicampeão do mundo do PWRC continua muito motivado e com a esperança de alcançar os primeiros pontos nesta temporada de estreia no escalão máximo do mundial de ralis. “Vamos fazer todos os possíveis para sairmos da Alemanha numa posição entre os dez primeiros. Este rali é muito exigente mas estamos muito confiantes e determinados. Ainda faltam algumas dezenas de quilómetros e temos que continuar a manter o ritmo e a concentração a um nível elevado”, disse ainda o piloto.

Bernardo Sousa recupera posições em bom ritmo

O facto de ter desistido ontem durante a primeira etapa do ADAC Rali da Alemanha, não retirou ímpeto à equipa formada por Bernardo Sousa e Paulo Babo, que após terem regressado hoje à competição, voltaram a ser bastante competitivos com o FORD Fiesta S2000 do Team Quinta do Lorde na categoria SWRC. O dia apresentava como desafio mais 8 classificativas, algumas delas as mais carismáticas do evento com um asfalto bem diferente, com zonas muito abrasivas e uma mistura de cimento em alguns sectores a colocar à prova as capacidades dos pilotos. Bernardo Sousa demonstrou de novo que a equipa consegue disputar os lugares cimeiros por entre os concorrentes directos no Mundial de Ralis. Ao longo do dia foi subindo lugares na classificação surgindo no final na 6ª posição no SWRC sendo que na geral absoluta depois da desistência de ontem que o relegou para o 65º lugar, recuperou hoje 23 posições ocupando no final desta penúltima etapa o 42º lugar absoluto. Segundo Bernardo Sousa “Optamos por manter o ritmo que tínhamos delineado para este rali, embora seja já difícil aspirar a um bom resultado depois da desistência de ontem. Fomos tendo alguma cautela nas zonas mais complicadas e estamos a aproveitar os quilómetros que vamos fazendo como preparação em ritmo de competição para os próximos ralis. Queremos contudo chegar ao fim e somar pontos para o campeonato. Estou feliz, está a ser um bom dia pois não estamos a dar tudo neste momento, dado que já não depende de nós subir mais na classificação do SWRC até ao final do rali. De manhã entramos bem mas tive uma saída num cruzamento na classificativa mais longa do dia que me retirou alguma confiança e perdemos aí algum tempo, mas conseguimos regressar ao nosso andamento e da parte da tarde já estivemos de novo equilibrados com a concorrência sendo que o melhor é termos a noção de que podemos ser ainda mais rápidos no asfalto com o Fiesta.”

Sébastien Ogiel alcança liderança após furo de Loeb

Sebastien Ogier conquistou a liderança do Rali da Alemanha, depois de Sebastien Loeb ter perdido dois minutos devido a um furo na última classificativa da etapa. "Não sei o que aconteceu. Talvez tenha sido numas pedras que estavam numa das retas, deve ter sido isso. Não sei... são coisas que acontecem", afirmou Loeb, desapontado por perder o comando. Por outro lado, Ogier, que de manhã ouviu da parte dos responsáveis da Citroën que era importante manterem as posições na classificação, estava satisfeito por chegar ao primeiro posto, não perdendo a hipótese de dar uma pequena 'alfinetada na Citroën. "Não quero celebrar, não posso estar feliz quando o meu companheiro de equipa tem um problema, mas é bom estar na frente. Há justiça na equipa, o que é uma coisa boa", referiu Ogier, que agora dispõe de 1m11,3s de vantagem sobre Loeb. Mas Ogier não pode mesmo celebrar, até porque os furos têm sido uma constante nesta prova e, como o de Loeb mostrou, ninguém está imune. Ogier tem assim a vitória na mão e só um erro ou um problema técnico lhe podem roubar o triunfo na prova germânica. Na perseguição aos homens da Citroën está, surpreendentemente, Dani Sordo que, ao volante de um Mini, está a realizar uma prova irrepreensível, conseguido bater o melhor dos pilotos da Ford – Mikko Hirvonen – que o segue a mais de trinta segundos. Amanhã serão cumpridas as 5 classificativas que ainda restam até ao final do Rali da Alemanha.

Comentários