Armindo Araújo inicia Rali de França em 7º com Loeb a ficar pelo caminho

Armindo Araújo e Miguel Ramalho realizaram uma excelente primeira etapa no Rali de França e terminaram as oito especiais do dia na sétima posição da geral. A dupla do MINI JCW WRC entrou na prova gaulesa com um ritmo bastante forte e tem conseguido bater-se com as equipas mais rápidas do pelotão. Aliás, na sua frente, excepção feita ao ex-campeão do Mundo Peter Solberg, só mesmo as duplas oficiais conseguiram bater a formação portuguesa. Na chegada à zona de assistência, Armindo Araújo mostrava-se obviamente bastante satisfeito com o desenrolar do primeiro dia de prova. “Entramos com um óptimo ritmo desde a primeira especial e temos conseguido registos muito interessantes. Estamos cada vez mais confiantes e adaptados ao MINI e isso reflecte-se nos tempos. Durante as oito especiais não cometemos erros e isso é também muito importante. Apenas um ligeiro toque numa pedra, a meio da quinta especial, provocou-nos um susto mas felizmente não danificou nada no carro. Estamos muito contentes com a nossa prestação”, começou por dizer o piloto de Santo Tirso. Com muitas especiais ainda pela frente, Armindo Araújo espera conseguir manter-se na luta pelas posições do «top-ten», aplicando a mesma táctica utilizada até aqui. “Vamos continuar a lutar pelo melhor resultado possível, mantendo os mesmos níveis de confiança e concentração. Estamos motivados com as indicações que deixamos até aqui e isso é fruto do grande trabalho que temos desenvolvido prova após prova. É muito bom estarmos nesta altura como uma das melhores duplas não oficiais mas sabemos que nada está ganho e temos de continuar a percorrer o nosso caminho”, salientou ainda o piloto.

Mau arranque de Bernardo Sousa condiciona resultado na etapa

Bernardo Sousa e Paulo Babo terminaram a primeira etapa do Rali de França na 5ª posição do SWRC e no 20º lugar da geral, sendo que desde cedo se viram arredados da luta pelos lugares cimeiros. Na segunda classificativa deste primeiro dia competitivo, o piloto madeirense não consegui evitar duas saídas de estrada que o atrasaram mais de um minuto. A primeira saída foi motivada por alguma terra no asfalto, num local onde Bernardo não esperava esse cenário; isso levou a que o Fiesta ficasse na berma da estrada e tivesse de ser movido de forma pouco ortodoxa, virando o carro pela lateral e tenham levado algum tempo a recolocar o carro em andamento. Já a segunda situação derivou de um erro num cruzamento em que teve de sair pela escapatória e ao dar a volta ao carro acabou por tocar num poste no local o que danificou um pouco a carroçaria do Fiesta mas sem outras consequências de maior. Bernardo Sousa não estava contente no final da etapa e referiu mesmo que “este foi um mau dia. Esperava estar noutra posição neste momento, quis andar rápido logo desde o início mas os dois erros fizeram-nos perder mais de um minuto e nas restantes classificativas já tive de gerir mais um pouco para não termos mais surpresas. As condições das classificativas mudaram bastante dos treinos para a corrida e temos de estar muito concentrados para não errar. Espero amanhã subir um pouco mais o ritmo, mas tenho a noção que isso implica correr mais riscos, vamos estar atentos aos nossos adversários, pois será provável que posam existir situações que possamos aproveitar em nosso benefício e falta ainda muito rali para o final.” O Ford Fiesta S2000 do Team Quinta do Lorde foi entregue aos cuidados da equipa de assistência que trabalham de forma a devolver o carro nas melhores condições aos pilotos para as duas etapas que restam para o final do Rali de França.

O espanhol Dani Sordo lidera o Rali de França após o primeiro dia de competição e o campeão Sébastien Loeb desistiu. O dia até começou da melhor maneira para Sébastien Loeb, que foi o mais rápido na primeira especial do dia, com 2,6s de vantagem sobre o segundo, Jari-Matti Latvala. No entanto, a sorte do heptacampeão mundial mudou rapidamente e, na terceira especial, foi obrigado a desistir com problemas no motor do seu Citroën DS3. Ao fim das oito especiais deste primeiro dia do Rali de França, Dani Sordo ocupa a liderança da prova. O piloto espanhol tem apenas um segundo de vantagem sobre o segundo, Petter Solberg, e 2,8s de avanço para Sébastien Ogier, que liderava a meio da jornada. O Rali de França prossegue no sábado, com mais nove troços especiais num total de 148,39 quilómetros cronometrados.

Comentários