Addio Marco Simoncelli...

Ainda mal refeito de todas as emoções do fim-de-semana passado com Dan Wheldon... eis que acordo este Domingo para ver mais uma corrida do MotoGP, desta feita na Malásia, e... à 2ª volta estremeço e percebo numa espécie de 'feeling' que não irei ver o Marco a correr brevemente... aquela posição do corpo do italiano 'agarrado' à pista... fez-me, infelizmente, prever logo o pior dos cenários que veio à acontecer. Para quem como eu tem a paixão dos desportos motorizados e tem ainda algo mais sobre o mundo das motos... hoje está triste... muito triste... O Marco partiu...

Addio... Marco Simoncelli...



A corrida de MotoGP do Grande Prémio de Motociclismo da Malásia, no Circuito Internacional de Sepang, Marco Simoncelli, da San Carlo Honda Gresini, sofreu um acidente grave que resultou em lesões muito graves. Simoncelli, de 24 anos, caiu na segunda volta da corrida em Sepang, sendo de seguida atropelado por um dos pilotos que seguiam atrás dele, Colin Edwards. O capacete do italiano saltou, indiciando logo que se tratava de um acidente muito grave. A corrida foi interrompida de imediato com bandeira vermelha e Simoncelli foi transportado de ambulância para o centro hospitalar do circuito onde o pessoal médico tudo fez para o reanimar. Apesar de todos os esforços, Marco não resistiu e sucumbiu às lesões. Michele Macchiagodena, Director Médico do MotoGP explicou as circunstâncias que levaram a esta morte: “Estou muito triste por estar aqui para falar da morte do Marco Simoncelli, um amigo. Por causa do acidente durante a corrida, em que ele foi abalroado por outros pilotos, ele sofreu um traumatismo muito grave na cabeça, pescoço e peito. Quando o nosso pessoal médico chegou ao local ele estava inconsciente. Na ambulância, porque houve uma paragem cardíaca, iniciaram a tentativa de reanimação. Mal chegou ao Centro Médico, com a ajuda conjunto do médico do nosso pessoal da Clínica Móvel e dos médicos locais, o Marco foi entubado e foi possível retirar algum sangue do tórax. As tentativas de reanimação continuaram ao longo de 45 minutos porque tentámos ajudá-lo o máximo de tempo que achámos possível. Infelizmente não foi possível ajudá-lo mais e tivemos de declarar a morte às 16h56 (hora local).” Em resposta a uma questão sobre o estado de Colin Edwards, que esteve envolvido no acidente, Michele Macchiagodena disse: “Ele deslocou o ombro e, após anestesia, o ombro está agora na posição correcta. Ele está bem."

Esta morte ocorre pouco mais de um ano depois do acidente fatal do japonês Shoya Tomizawa durante o Grande Prémio de São Marino em Moto2, a categoria imediatamente abaixo do MotoGP. Na principal categoria do motociclismo, não havia uma morte desde 2003, quando o japonês Daijiro Kato sofreu um acidente fatal no GP do Japão. Simoncelli, que foi campeão do mundo de 250cc em 2008, estava a realizar uma boa temporada pela Honda no Mundial de MotoGP, sendo conhecido pelos seus cabelos encaracolados e pela forma agressiva como conduzia, o que lhe valeu alguns conflitos com outros pilotos.

Comentários

  1. não consigo acreditar que o piloto arojodo tenha partido como marco simoncolli

    ResponderEliminar
  2. O destino tem sempre um enredo que nem sempre entedemos...

    Abraço...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário