Portugueses com dia difícil no Rali de Espanha, Sébastien Loeb lidera

Previsivelmente difícil, a primeira etapa do RACC Rali de Espanha, disputada hoje, sexta-feira, acabou por revelar-se bastante penalizadora para as aspirações de Armindo Araújo e Miguel Ramalho na estreia em solo espanhol. A dupla do MINI JCW WRC sentiu imensas dificuldades com o pó das especiais em pisos de terra e terminaram o dia um pouco afastados da luta por um lugar entre os dez primeiros da geral, ocupando a 18ª posição. Apesar de saber à partida que as classificativas, desta primeira etapa, não seriam tão favoráveis como as dos restantes dias de prova, Armindo Araújo não esperaria certamente, quando arrancou na primeira especial, que o pó teria um papel tão decisivo para o escalonamento da classificação até ao momento. “Estávamos conscientes que este primeiro dia do Rali de Espanha não seria fácil mas durante as especiais tivemos momentos muito difíceis. Logo na primeira classificativa ficamos com o habitáculo completamente carregado de poeira e houve alturas em que não conseguia ver absolutamente nada. Perdemos imenso tempo para os nossos adversários logo aí e ainda ficamos mais afastados da luta por um lugar nos dez primeiros quando, na terceira especial, não evitei um pião. Não foi uma etapa nada fácil”, desabafou o piloto português logo após ter terminado a última especial do dia. Ainda com muitos quilómetros pela frente, agora em pisos de asfalto, o piloto espera poder evidenciar a maior competitividade neste tipo de terreno. “A partir de amanhã vamos iniciar outro rali dentro deste. Penso que conseguiremos ser bem mais rápidos e fazer registos entre os melhores privados. Já perdemos algum tempo e será muito complicado chegar a um lugar entre os dez primeiros. Ainda assim, vamos dar o máximo pois a motivação e a confiança continuam num nível muito alto”, afirmou ainda o piloto de Santo Tirso.

Bernardo Sousa e Paulo Babo chegaram ao final da 1ª etapa do RACC Rali de Espanha na 5ª posição do SWRC e no 19º lugar da classificação geral absoluta. Esta primeira etapa da prova catalã revelou-se muito complicada devido ao facto de ser disputada em piso misto de asfalto e terra batida, o que colocou dificuldades adicionais a muitos pilotos com a fraca visibilidade que acabou por se criar com a ausência de vento que limpasse as estradas entre a passagem dos concorrentes, e a etapa acabou mesmo por terminar já de noite o que criou ainda mais problemas com muitos toques à mistura. Bernardo Sousa não entrou bem e logo na primeira classificativa do rali teve várias pequenas saídas de estrada que o fizeram perder mais de 40 segundos para os seus adversários directos. Contudo, a 5ª posição actual no SWRC será mais do que suficiente para garantir o objectivo do quarto lugar final no campeonato deste ano, a manterem-se as posições até final do rali. Segundo o piloto, “demorei algum tempo a encontrar ritmo e concentração com a poeira que nos cortava a visão, e acabamos por passar por alguns momentos mais complicados, o que se reflectiu no nível de confiança e nos tempos que realizamos. Acabamos por ter sorte pois em nenhuma das saídas ocorreram danos no carro que nos pudessem trazer mais problemas. Para terminar, agora na última classificativa, fizemos o percurso já de noite e acabamos por ficar sem as luzes adicionais do capot do carro, o que nos fez perder mais algum tempo no final da classificativa, e chegar ao fim sem problemas foi muito complicado. A partir de amanhã já o asfalto será uma constante e espero recuperar tempo sem cometer erros e hipotecar o nosso objectivo. A luta no SWRC está acesa e portanto pode ainda haver margem para subirmos algo mais na classificação até ao final, com a certeza de que vamos estar atentos a eventuais oportunidades que surjam.” Na classificação geral, Bernardo Sousa ocupa provisoriamente o vigésimo lugar.

Sébastien Loeb terminou o primeiro dia do Rali de Espanha, penúltima prova do Mundial, na liderança, com 30,6 segundos de vantagem sobre o finlandês Jari-Mari Latvala. Numa altura em que Loeb e Mikko Hirvonen estão empatados na liderança do Mundial e Ogier só tem três pontos de atraso, o heptacampeão mundial respondeu à altura no primeiro dia nas estradas da Catalunha. Hirvonen é apenas terceiro, a 54,2s de Loeb, e Ogier é quarto, depois de um furo o ter atrasado. O francês tem já 1m45s de atraso para o compatriota, o que deixa com reduzidas hipóteses de vencer em Espanha.

Comentários