Para coroar a gama de sucesso que já é o A1, a Audi vai produzir esta exclusiva série especial. Com uma produção limitada a 333 unidades, o dinâmico A1 quattro passa a ocupar a liderança na categoria dos desportivos compactos. O seu motor turbo de 2.0 litros transmite ao sistema de tracção quattro uma potência de 256 Cv e um binário máximo de 350 Nm. O Audi A1 quattro acelera dos 0-100 km/h em apenas 5,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 245 km/h. O Audi A1 quattro é equipado com o motor 2.0 TFSI. Um bloco de 4 cilindros com uma cilindrada de 1984 cc, injecção directa e turbocompressor. Pontos a destacar nesta motorização são o veio de excêntrico regulável da admissão e os dois veios de equilíbrio que garantem um funcionamento suave. O binário máximo de 350 Nm está sempre disponível entre as 2.500 e as 4.500 rpm, atingindo a potência máxima de 256 Cv às 6.000 rpm. Cada detalhe confere-lhe ser um puro desportivo, a sonoridade do motor de 4 cilindros foi optimizado para elevadas prestações e baixo valor de consumo de combustível. Um sistema de injecção common-rail, um turbocompressor com intercooler e uma bomba de óleo regulável são apenas alguns exemplos. O Audi A1 quattro deverá consumir uma média de 8,6 litros de combustível aos 100 km. No entanto, possui prestações de um genuíno desportivo: aceleração 0-100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 245 km/h. Da transmissão à estrada da força motriz do motor 2.0 TFSI encarrega-se o sistema de tracção permanente quattro através de uma precisa caixa de 6 velocidades, evidenciando tais elementos a proverbial filosofia da marca: “Na vanguarda da técnica”. O “coração” desse sistema é controlada electronicamente através de uma embraiagem multidisco hidráulica banhada em óleo. Durante uma condução normal, o sistema envia mais potência do motor para as rodas dianteiras. No caso de acontecer uma diminuição da tracção, um maior binário pode ser transferido linearmente para o eixo traseiro em apenas alguns milésimos de segundo. Um reservatório ajuda a bomba eléctrica para aumentar a pressão do óleo. Se uma roda num dos eixos “escorregar” é travada pelo bloqueio electrónico do diferencial (EDL). A colocação da embraiagem multidisco no eixo traseiro proporciona a distribuição ideal das forças em cada eixo e o chassis do Audi A1 quattro foi adaptado para a dinâmica do seu sistema de transmissão. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, utilizando atrás um eixo multilink de quatro braços. A eficiente direcção assistida electro-hidrálulica está em perfeita consonância com as características de um desportivo, tendo uma relação muito directa, de 14.8:1.
O Audi A1 quattro está equipado com jantes em liga de 8,0 x 18 polegadas com desenho exclusivo “Glacier White” e pneus na dimensão 225/35. Os discos auto-ventilados dianteiros possuem um diâmetro de 312 mm, com pinças pintadas em preto. O sistema de controlo de estabilidade ESP inclui um modo desportivo e, por exemplo, para rodar com o A1 quattro num circuito fechado, pode ser completamente desligado. Num primeiro olhar depressa nos apercebemos estar perante um veículo muito especial. A carroçaria está apenas disponível na cor Glacier White metalizada e o tejadilho apresenta uma tonalidade em preto brilhante. O pára-choques dianteiro é musculado e possui entradas de ar, enquanto a moldura e a grelha singleframe são em preto de alto brilho. As curvaturas interiores dos grupos ópticos (wings) são vermelhas. A grelha, o friso na parte inferior do pilar C e a parte traseira possuem o logótipo desportivo quattro. As janelas traseiras possuem vidros coloridos; o tejadilho flui até duas generosas asas de duas cores. A cor preta acentua a porta da bagageira (na zona entre os farolins e a chapa da matrícula) e o difusor inferior. Os farolins em LED são coloridos e o pára-choques traseiro ostenta um aspecto distinto. Dupla saída de escape, à esquerda e à direita, cada uma com um diâmetro de 100 mm, transmitem ao veículo um aspecto poderoso. O Audi A1 quattro possui um comprimento de 3,987 metros, uma largura de 1,740 metros e uma altura de 1,416 metros, sendo um pouco maior que os restantes modelos da gama. A capacidade da bagageira é de 210 litros, podendo ser incrementada até 860 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Um aspecto “cool” e desportivo dominam o interior do Audi A1 quattro, predominantemente em tonalidade preta. Os bancos e os apoios de braços dos painéis das portas são em couro com costuras contrastantes em vermelho. Os desportivos bancos dianteiros possuem múltiplas regulações, pronunciados apoios laterais, o logótipo quattro e apoios de cabeça integrados. A secção inferior da consola central é em preto brilhante, enquanto o apoio para o pé esquerdo do condutor e a pedaleira são em aço inox. O revestimento do piso possui costuras em vermelho e as embaladeiras das portas integram o logótipo A1 quattro. O painel de instrumentos tem uma série de características atraentes, incluindo agulhas vermelhas, um conta-rotações com fundo vermelho, o logótipo quattro e o ecrã a cores para o sistema de informações do condutor. O volante desportivo multifunções é achatado na parte inferior, revestido em couro com costura contrastante vermelho. Uma placa indica o número de cada unidade desta série especial. O punho da alavanca de velocidades é de alumínio. Muitos dos elementos de controlo têm um acabamento em alumínio.
O Audi A1 quattro estará disponível a partir do segundo semestre de 2012 – também em Portugal - e será fornecido aos clientes com uma gama completa de equipamento. Muitos destes componentes foram herdados directamente de categorias superiores, incluindo faróis xénon plus, luzes do travão adaptativa, pacote de iluminação interior de LED, luz e sensor de chuva, espelho interior com escurecimento automaticamente, sistema de estacionamento traseiro, ar condicionado automático, sistema de alarme, pacote de arrumação, chave de conveniência e cruise control. O equipamento de entretenimento também não deixa nada a desejar. Inclui um carregador de CD, um rádio digital, o Audi music interface e o sistema de navegação MMI navigation plus. Destaque também para o sistema de som Bose com 14 altifalantes e uma potência de 465 watts; os woofers nas portas são indirectamente iluminados com luz de LED’s. O sistema Audi connect utiliza o telefone Bluetooth online do veículo para ligação à internet e oferecer serviços especiais, incluindo o Google Earth. Os passageiros também podem ligar os seus dispositivos móveis através da utilização do ponto de acesso sem fios WLAN.
Comentários
Enviar um comentário