Em 1996 a Audi inaugurou com o A3 o segmento dos veículos compactos Premium. Agora é apresentada a terceira geração deste autêntico bestseller de vendas a nível mundial. O novo Audi A3 – apresentado hoje no Salão Automóvel de Genebra – é um veículo de elevada tecnologia que incorpora um nutrido número de inovações em todos os parâmetros. Estão em fase de desenvolvimento versões com sistema híbrido e outros sistemas de propulsão alternativos, como gás natural e Audi e-gas. Antes do final de 2012, será lançada no mercado uma versão equipada com o motor 1.6 TDI, altamente eficiente, que consome apenas 3,8 litros de combustível aos 100 km, o equivalente a emissões de CO2 de 99 g/km. A tecnologia de construção ultra-leve da Audi teve um papel decisivo para reduzir o peso da atractiva carroçaria do novo Audi A3 de 3 portas. Em comparação com o modelo anterior do A3, a diminuição chega a expressivos 80 quilos. O trem de rodagem também conheceu um novo desenvolvimento para permitir uma condução ainda mais ágil e desportiva. Os motores são potentes e de máxima eficiência, enquanto o interior oferece um ambiente de dinamismo pleno de estilo. Em relação aos sistemas de assistência ao condutor e de infotainment, o novo A3 apresenta toda uma panóplia de tecnologias que estabelecem novos padrões nesta categoria de mercado. O interior do Audi A3, de desenho totalmente novo, é destacado por linhas horizontais no tablier, o qual parece estar a flutuar, uma qualidade pioneira de materiais e de acabamentos e uma ergonomia de excepção. Os quatro difusores de ar, o elegante painel de controlo do climatizador (de série) e o painel de instrumentos são outros dos elementos em destaque. O ecrã a cores do sistema de informação ao condutor apresenta gráficos em imagens 3D de alta resolução. Já o monitor do sistema MMI é rectráctil, com um ecrã de 7 polegadas na sua versão de topo de gama, possuindo apenas 11 mm de espessura. O novo travão de estacionamento electro-mecânico permite que a consola do túnel central possua agora muito mais espaço para o terminal do MMI. Na versão superior do sistema de navegação – MMI plus – a parte superior do comando giratório e de pressão incorpora um painel táctil, o que se traduz em mais uma inovação em termos de ergonomia. O condutor pode escrever letras e números com o seu dedo, com em outros veículos de categorias superiores da Audi.
Para o novo A3, a Audi oferece os níveis de equipamento Attraction, Ambition e Ambiente, que se encarregam de oferecer ao cliente o carácter de veículo que deseja. Os designers desenvolveram um atractivo pacote de cores e materiais para todas as variantes. Os clientes podem eleger entre múltiplas opções desportivas e de conforto, entre as que figuram o sistema de iluminação dinâmica adaptive light, o trem de rodagem magnetic ride ou o tecto de abrir panorâmico em vidro. Outro campo tecnológico em que a Audi adiciona a sua posição de liderança tecnológica é nos novos sistemas de assistência ao condutor de elevado rendimento. A oferta inclui o adaptive cruise control gerido por radar, o Audi side assist, o Audi active lane assist, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, o assistente de estacionamento e o sistema de segurança Audi pre sense basic. Nenhum outro construtor oferece uma gama comparável de sistemas de assistência. Também em relação ao infotainment, atrás do qual se esconde uma inovadora arquitectura modular, existe um completo leque de componentes, entre os quais o Sound System de Bang & Olufsen e o sistema de navegação MMI plus. O complemento ideal para todos eles é o telefone Bluetooth online com ponto de acesso sem fios WLAN, que proporciona aos passageiros o acesso à Internet durante uma deslocação e oferece aos condutores à sua medida que engloba na oferta o Audi connect. O novo Audi A3 chega aos concessionários com três motores de quatro cilindros de desenvolvimento completamente novo. Dois blocos TFSI e um propulsor TDI com cilindradas de 1.4, 1.8 e 2.0 litros, respectivamente, e potências de 122 Cv, 180 Cv e 143 Cv. Em comparação com a gama anterior, o consumo do novo A3 foi reduzido numa média até 12 por cento, sendo esta diminuição ainda superior em algumas motorizações. Todos os motores combinam a tecnologia de injecção directa com a sobrealimentação: este inovador conceito de filosofia de downsizing da Audi, permite-lhes alcançar prestações desportivas com um mínimo consumo de combustível. Os motores do novo Audi A3 utilizam tecnologias do programa de eficiência modular da Audi. O sistema Start-Stop desliga o motor quando o veículo se imobiliza e volta-o a arrancar ao reiniciar o andamento, de um modo silencioso, confortável e rápido. O bloco 1.8 TFSI apresenta de série o sistema S tronic de sete velocidades, enquanto as versões equipadas com os motores 1.4 TFSI e 2.0 TDI estão equipadas com uma caixa manual de seis velocidades. Em todos os casos a tracção é às rodas dianteiras.
Posteriormente, a oferta será ampliada com versões dotadas da tracção integral permanente quattro e outros motores, entre eles um 1.4 TFSI dotado com a inovadora tecnologia “cylinder on demand” da Audi. O motor 1.4 TFSI desenvolvido a partir de 1.395 cm3 de cilindrada debita uma potência de 122 Cv e um binário máximo de 200 Nm disponível a partir das 1.500 rpm. Este motor acelera o A3 em 9,3 segundos dos 0-100 km/h, enquanto a velocidade máxima é de 203 km/h. O consumo médio de combustível é de 5,2 litros aos 100 km e as emissões de CO2 de 120 g/km. O motor 1.8 TFSI, que apresenta uma cilindrada de 1.798 cm3, desenvolve uma potência de 180 Cv e possui um binário máximo de 250 Nm entre as 1.250 e as 5.000 rpm. Combina a injecção directa com uma injecção adicional no colector de admissão, varia a altura das válvulas em função das necessidades através do sistema Audi valvelift system e possui uma Gestão térmica especialmente sofisticada para aquecer rapidamente o motor num arranque a frio. A aceleração 0-100 km/h é de 7,2 segundos e a velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio de combustível é de 5,6 litros aos 100 km, o que equivale a 130 g/km de emissões de CO2. O motor 2.0 TDI, com uma cilindrada de 1.968 cm3, também incorpora uma gestão térmica de máxima eficácia. Com 143 Cv e um binário máximo de 320 Nm, este bloco Diesel possui uma aceleração 0-100 km/h em 8,6 segundos e assegura uma velocidade máxima de 216 km/h. O consumo médio de combustível é de 4,1 litros aos 100 km e as emissões de CO2 são de 106 g/km. O chassis do novo A3 alia o prazer de condução desportiva com um excelente nível de conforto e uma estabilidade de excepção. A bem elaborada geometria das suspensões e uma directa e precisa direcção assistida electromecânica de grande eficiência são responsáveis pelo bom desempenho do novo Audi A3 em qualquer tipo de situação. Também o sistema de estabilidade ESP com controlo de bloqueio electrónico possibilita a melhor manobrabilidade e agilidade numa situação limite em curva, tornando a sua condução mais fluída e segura. Graças ao sistema opcional Audi drive select, o condutor pode modificar o modo de funcionamento de componentes importantes, tais como a direcção, as curvas características do acelerador e da transmissão (no caso do sistema S tronic) com a intenção de assegurar um tipo de condução personalizada. Este sistema também actua nos amortecedores adaptativos opcionais, que utilizam a tecnologia magnetic ride da Audi. As jantes apresentam um formato entre 16 e 18 polegadas.
Comentários
Enviar um comentário