CITROËN Méhari - A irreverência comemora 45 anos


A 16 de Maio próximo celebra-se em França o Saint Honoré, santo popular local. Mas sabia que foi a 16 de Maio de 2002 que « O Ataque dos Clones », filme da saga « Guerra das Estrelas », se estreou nos cinemas? E que foi a 16 de Maio de 1983 que o rei da pop Michael Jackson fez o seu primeiro « Moonwalk » em « Billie Jean » ? E que a 16 de Maio de 1968, no meio do movimento estudantil que paralisou a França, a CITROËN surpreendia com o Méhari, lançando um modelo ultra-diferente? Mais do que um veículo de lazer, tornou-se um símbolo e um verdadeiro fenómeno na história automóvel. Maio de 1968. Este grande período da história francesa inspira rebelião, mas também liberdade, fantasia... e imprudência. Apresentado a 16 de Maio de 1968 no golfe de Deauville, o Méhari, depois renomeado Diane 6 Méhari, espantou tudo e todos: 

- pelo seu conceito atípico: um veículo despretensioso, utilitário e de lazer, que se lava com um jacto de água, que pode tanto carregar feno como transportar pranchas de surf. Redefiniu, assim, a filosofia do 2 CV através da sua modularidade e da sua economia, ao mesmo tempo que empregava os materiais mais modernos.

- pela sua denominação. « Méhari: nome dado ao dromedário no Norte de África e no Sahara. Grande corredor, resistente, utilizado como algo para se montar ». Em resumo, um animal sóbrio, duradouro e que ultrapassa os limites, podendo transportar passageiros ou mercadorias.

- e pelo seu conjunto original: para demonstrar as múltiplas utilizações desta viatura, 20 manequins acompanhavam as viaturas expostas, vestidos com roupas de camponesas, bombeiros, aventureiros ou nadadores, em combinação com as cores das carroçarias.

Criado por Roland de La Poype, o CITROËN Méhari inovou pela sua carroçaria integralmente feita em plástico ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) matizado na massa. Este novo e leve material pode tomar qualquer forma e é muito colorido. A segunda particularidade do Méhari é ser totalmente descoberto acima da linha de cintura, incluindo-se mesmo o pára-brisas, que se dobra sobre o capot. Graças ao seu chassis específico e à sua carroçaria em material plástico, o Méhari acede a qualquer lado, mais ainda na sua versão 4x4, lançada em 1979, podendo ultrapassar zonas com inclinações até aos 60%. Oferece uma liberdade até hoje ainda inigualável. O CITROËN Méhari fascina. Aliás, ele teve uma grande carreira cinematográfica (nomeadamente no filme « Le gendarme de Saint Tropez ») e percorreu os mais diversos percursos do mundo (Raid Liège/Dakar/Liège em 1969, Raid Paris/Kaboul/Paris em 1970, Raid Paris/Persépolis/Paris em 1971, foi veículo de assistência médica no Dakar em 1980…). Tornou-se mesmo num fiel parceiro do exército francês e da « gendarmerie nationale », graças às suas características de veículo ligeiro que chega a todo o lado. Em 19 anos de história, o Méhari apenas conheceu duas séries especiais, lançadas em 1983: o Méhari Plage (em Espanha) e os mais conhecidos, Méhari Azur (nos mercados de França, Itália e Portugal). Uma série com a carroçaria em branco e azul, este último usado nas portas, grelha, cobertura do tejadilho e anéis dos faróis, sendo os estofos em tecido listrado nas mesmas duas cores. Outros modelos inspirados na mesma filosofia foram também montados pela CITROËN, como o Baby-Brousse, o Pony, o Dalat ou ainda o FAF. Produziram-se entre 1968 e 1987 cerca de 150 000 exemplares do CITROËN Méhari, modelo que é, ainda hoje, um verdadeiro fenómeno na história automóvel. Para celebrar o seu 45º aniversário, a Marca planeou um evento dedicado ao Méhari no C_42, espaço de exposições da Citroën nos Champs Elysées, para 5ª Feira, dia 16 de Maio, entre as 9h e as 12h. Uma oportunidade de reviver os momentos-chave do seu lançamento e de percorrer alguns quilómetros ao seu volante pelas ruas de Paris.

Comentários