Concept C4 Cactus AIRFLOW 2L: apenas 2 litros por cada 100 km

Concentrações nas zonas urbanas, exigências ambientais, pressão económica: o consumo de combustível está hoje no centro das preocupações dos clientes. Fiel ao seu ADN, a Marca CITROËN coloca a sua criatividade e a sua tecnologia ao serviço de um novo desafio, apresentando no Salão de Paris o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L. Verdadeiro laboratório de ideias, o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L traduz-se num concentrado de tecnologias e de savoir-faire que ilustra a iniciativa e a capacidade de inovação da CITROËN para dar resposta aos desafios do automóvel do presente e do futuro. O projecto C4 Cactus AIRFLOW 2L nasceu no âmbito do programa «Véhicule 2l/100 km» da denominada Plateforme de la Filière Automobile, tendo como objectivo apresentar soluções concretas que permitam reduzir o impacto dos custos ligados às despesas com o automóvel e diminuir a pegada ambiental gerada pelas respectivas deslocações. A CITROËN optou por desenvolver este projecto a partir do modelo C4 Cactus. Com ele, a CITROËN apostou em oferecer mais do que verdadeiramente conta, actualmente, para os clientes: mais design, mais conforto, mais tecnologia útil, com um orçamento controlado. Mais do que qualquer outro veículo, o C4 Cactus presta-se a um exercício particularmente ambicioso: imaginar um conceito tecnológico de muito baixo consumo, simultaneamente sedutor e com bom desempenho. Um design puro e liso, pontos fortes a nível tecnológico ao serviço da redução de peso e motorizações eficientes: o CITROËN C4 Cactus dispõe já, de série, de um conjunto de vantagens significativas com vista à redução dos consumos.Com o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, a CITROËN vai ainda mais longe. O design único do CITROËN C4 Cactus concilia a estética e a função, combinando volumes fluidos e elementos gráficos fortes que cumprem sempre uma determinada função (protecção com os Airbump e as coberturas das rodas, transporte de objectos com as barras de tejadilho, luminosidade graças ao grande tejadilho panorâmico em vidro). 

No concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, a optimização aerodinâmica levou à introdução de modificações ou ajustes em alguns elementos de estilo, comparativamente ao modelo de série:

• Elementos de estilo de geometria variável:

o novo pára-choques da frente com três entradas de ar pilotadas que se accionam de acordo com o tipo de utilização do veículo, mantendo uma abertura ideal, quer para o fluxo de refrigeração do motor, quer para o escoamento do ar. 

o deflector laterais móveis ajustados na traseira da viatura, para melhorar a orientação do fluxo de ar em redor do veículo.

o jantes com componentes móveis accionados e pilotados pela força centrífuga.

• Elementos de estilo de geometria fixa:

o os pneus escolhidos para equipar o veículo foram baptizados Tall&Narrow 19’’ da mais recente geração. Muito estreitos e de grande diâmetro, eles melhoram o rendimento energético do veículo graças à sua “ultra ultra” baixa resistência ao rolamento (WBRR) e a uma melhor aerodinâmica. Contribuem, também, para o conforto graças ao seu grande diâmetro, que permite uma melhor absorção das irregularidades da estrada.

o Um filtro «Air Curtain» foi integrado nos arcos das rodas. Graças a pequenas fendas aerodinâmicas verticais em ambas as extremidades do pára-choques frontal, esta passagem canaliza o fluxo de ar ao longo das rodas e, portanto, melhora a sua circulação.

o O spoiler foi alongado e foi integrado um extractor de ar ao nível do pára-choques traseiro para uma melhor orientação do fluxo de ar em redor do C4 Cactus AIRFLOW 2L, reduzindo a turbulência que tem um impacto sobre o arrasto do veículo.

o Os clássicos retrovisores exteriores foram substituídos por câmaras de visão traseira, mais pequenas e finas para diminuir o seu impacto na circulação do fluxo de ar.

o A secção inferior do veículo é totalmente carenada, garantindo um fluxo perfeito, evitando perturbações ligadas aos órgãos existentes sob o veículo.

o Finalmente, os faróis dianteiros e traseiros em LED substituem os projectores existentes. O seu baixo consumo permite alcançar economias em termos de energia e, portanto, em combustível.

Estas alterações são imediatamente reconhecíveis pelas cores e materiais empregues, como o tom laranja que destaca todos os elementos aerodinâmicos e reforça o carácter tecnológico do concept C4 Cactus AIRFLOW 2L. Elas definem um design forte, onde os elementos de estilo estão ao serviço da aerodinâmica, permitindo uma redução efectiva do coeficiente de penetração no ar e do arrasto do veículo, num ganho aerodinâmico de 20% em termos globais, comparativamente ao modelo de série. Aos 200 kg ganhos pelo C4 Cactus de série, comparativamente ao peso de um CITROËN C4, o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L acresce um ganho suplementar de 100 kg (mecânicas incluídas). Graças à utilização de motores de últimas gerações e de baixas cilindradas, que respondem às futuras normas Euro 6, o CITROËN C4 Cactus de série garante já consumos entre os melhores do segmento, com emissões de CO2 a partir de 82g e um consumo de apenas 3,1l/100 km. O concept C4 Cactus AIRFLOW 2L vai ainda mais longe, adoptando a mecânica Hybrid Air. Apresentada pelo Grupo PSA PEUGEOT CITROËN, em Janeiro de 2013 e depois exposta no Salão de Genebra desse ano num CITROËN C3, esta tecnologia baseia-se na associação de vários órgãos ou soluções tecnológicas amplamente comprovadas: um motor de 3 cilindros a gasolina PureTech, um sistema de armazenamento de energia sob a forma de ar comprimido, um conjunto composto por dois motores-bombas hidráulicos e uma transmissão automática epicíclica. Tudo isto controlado por um sistema de gestão, que identifica as solicitações do condutor para optimizar o dispêndio de energia. No concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, os dois reservatórios de ar comprimido são construídos em material compósito e colocados na traseira do veículo. O motor PureTech 82, já disponível de série no modelo, foi optimizado para se adaptar a esta nova mecânica híbrida. As perdas resultantes do atrito, que representam 20% da potência consumida por um motor, viram-se diminuídas pela utilização do revestimento Diamond Like Carbon, pelo menor peso das peças móveis e pelo uso de rolamentos para orientação das peças rotativas. Em complemento, foram adoptadas novas buchas em polímeros e um óleo de muito baixa viscosidade, que contribuem para estas melhorias. Associado à optimização do processo de combustão, o rendimento global do motor viu-se, assim, melhorado em 5%. A associação do motor PureTech 82 com a tecnologia Hybrid Air no concept C4 Cactus AIRFLOW 2L permitiu reduzir os consumos em 30% e contribui de modo significativo para a obtenção de um veículo que registará 2l/100 km em clara aproximação às prestações dinâmicas do bloco PureTech 110. A combinação destes avanços tecnológicos permitem alcançar um consumo de 2l/100 km, tornando possível a médio prazo ultrapassar-se este patamar com um veículo como o C4 Cactus.

Comentários