Lamborghini Huracán LP 610-4 Spyder: performance e 'lifestyle' a céu aberto

A Automobili Lamborghini apresentou o novo Huracán LP 610-4 Spyder no Salão de Frankfurt. A versão aberta do superdesportivo Huracán LP 610-4 combina a potência e o desempenho do coupé com a emoção de conduzir a céu aberto. "O Huracán LP 610-4 Spyder é o próximo capítulo na história de sucesso do motor atmosférico V10 do Huracán e continua uma tradição Lamborghini no segmento dos descapotáveis", destaca Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini. "O Huracán Spyder combina a inovação, desempenho e invocação do Huracán coupé, com novas tecnologias e uma acrescida dimensão emocional. O seu antecessor, o Gallardo Spyder, foi o modelo descapotável mais vendido na história da Lamborghini: esperamos que o Huracán Spyder supere o seu antecessor em todos os sentidos". O novo Huracán Spyder destaca uma tecnologia inspiradora, excepcional qualidade e um desempenho de tirar o fôlego. Conforto e luxo com um design puro e dinâmico assegura que a versão descapotável do Huracán é um Lamborghini icónico por direito próprio. O seu peso ultra leve e a capota eletro-hidráulica transmitem ao novo Lamborghini uma presença distinta com o tejadilho aberto e fechado e o máximo conforto para o condutor e passageiro com intransigente handling e performance. O motor atmosférico V10 de 5.2 litros debita uma potência de 610 Cv. O novo Huracán LP 610-4 Spyder acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 324 km/h. O Spyder também inclui novos recursos técnicos da família Huracán (model year 2016), incluindo a tecnologia 'cylinder on demand' em combinação com o sistema Stop & Start e com um novo desenvolvimento da tração às quatro rodas controlada electronicamente que melhorou o comportamento e a condução. O Huracán Spyder demonstra a mais recente evolução da característica linguagem de design da Lamborghini. Realça um excelente impacto visual ao aderir ao princípio da Lamborghini: 'forma e função'. O Lamborghini Huracán LP 610-4 Spyder é tão emocional no aspeto visual como quando se está a conduzir. A característica mais evidente do Huracán Spyder é a sua nova capota que está disponível em três cores diferentes: preto, castanho e vermelho. Mesmo com a capota fechada, as linhas do Spyder diferem significativamente das do coupé. Nos 4,46 metros de comprimento e 1,92 metros de largura, o Lamborghini Huracán Spyder apresenta uma altura de apenas 1,18 metros. 

A capota leve enquadra-se perfeitamente na silhueta do Spyder, quer na situação de estar fechada quer em modo a céu aberto, mantendo perfeito o centro de gravidade do Spyder. Ao mesmo tempo revela as linhas atléticas e igualmente poderosas do veículo em modo descapotável. As barras de segurança pop-up automáticas encontram-se ocultas, não intervindo de nenhum modo na estética da baixa silhueta do veículo com a capota aberta. A leve e nova capota electro-hidráulica é aberta através de um botão posicionado no túnel central em apenas 17 segundos e até uma velocidade de andamento de 50 km/h. Se a capota está para cima ou para baixo, o condutor também pode abrir electronicamente o óculo traseiro em vidro, que pode ser aberto ou fechado, estando a capota colocada ou removida. Quando a capota está aberta destaca-se como um autêntico amplificador da sonoridade única do motor V10 atmosférico. Para aumentar ainda mais o conforto, há dois guardas ventos laterais removíveis que garantem assim um conforto acústico perfeito, permitindo uma conversa mesmo em altas velocidades. Estudos aerodinâmicos permitiram que na parte superior do para-brisas não fossem montados quaisquer apêndices ou spoiler móveis. Por último, mas não menos importante, as duas asas contribui para optimizar o fluxo de ar através do compartimento do motor, que é coberto por uma tampa de ripas específica para o Spyder. As entradas de ar do compartimento do motor são pintadas em preto. Oferecendo as mesmas qualidades técnicas do Huracán Coupé, o motor atmosférico V10 de 5.2 litros debita uma potência de 610 Cv às 8.250 rpm e um binário máximo de 560 Nm às 6.500 rpm. No 'Iniezione Diretta Stratificata' (IDS), os sistemas de injeções a gasolina diretas e indiretas são inteligentemente combinados. Tal permite uma maior potência bem como um maior binário, mas com menores consumos de combustível e mais reduzidas emissões de CO2. A velocidade máxima é de 324 km/h e a aceleração 0-100 km/h surge em escassos 3,4 segundos (até aos 200 km/h é efetuada em 10,2 segundos). Valores que enaltecem de uma forma bastante sumária o temperamento e toda a dinâmica ao volante do Huracán Spyder. Graças à nova tecnologia Stop & Start e ao sistema 'cylinder on demand', ou seja, a desactivação de uma bancada de cilindros em carga parcial, o valor de consumo combinado é de apenas 12,3 litros aos 100 km. As emissões de CO2 do Huracán Spyder foram reduzidas em 14%, em comparação com o Gallardo Spyder, apesar de um aumento significativo no desempenho. A potência do motor V10 é transmitida à estrada através da transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades 'Lamborghini Doppia Frizione' (LDF) e de um sistema de tração às quatro rodas totalmente controlado electronicamente. Numa situação normal, a repartição do binário é de 43% para o eixo dianteiro e de 57% para o eixo traseiro. 



Na traseira, um bloqueio do diferencial mecânico garante tração poderosa. Tal como no coupé, o interruptor ANIMA (Advanced Intelligence Network Management) no volante permite vários modos de condução. Os diferentes modos de condução do Huracán Spyder podem ser seleccionados através de um seletor de dinâmica de condução (incluindo para uma performance extrema no traçado de uma pista) com três configurações consoante a tração da estrada: STRADA, SPORT e CORSA. Os diferentes modos garantem uma grande amplitude no comportamento em estrada do Huracán Spyder. Em particular, influenciam os “set-ups” de vários sistemas, tais como da caixa de velocidades e do comportamento motor, da sonoridade, do sistema de quatro rodas motrizes e do controlo eletrónico de estabilidade. Trabalhando “na sombra” está o sistema LPI (Lamborghini Piattaforma Inerziale). Seis sensores fornecem informações sobre o movimento do carro; o LPI envia, de seguida, a informação da velocidade para todos os sistemas de manuseamento. Os travões concebidos em carbono e cerâmica do Huracán Spyder são de série e garantem uma travagem sempre espectacular. O 'Lamborghini Dynamic Steering' (sistema desmultiplicação variável da direção e controlo do amortecimento da suspensão magneto-reológico) está disponível como opção para uma maior personalização do comportamento dinâmico do Huracán Spyder. Também são calibrados através de três diferentes dinâmicas de 'set-ups'. Os discos dianteiros medem 380 mm de diâmetro e, como opção, a Lamborghini também oferece pinças de travões pintadas em várias cores. Os braços da suspensão de triângulos duplos são de alumínio nas quatro rodas. A Lamborghini oferece os opcionais sistemas LDS (Lamborghini Dynamic Steering), que adaptam a relação da transmissão com a velocidade em estrada e o controlo de amortecimento magneto-reológico, que altera as características de amortecimento de acordo com as preferências do condutor e estilo de condução. Um cockpit inovador domina o interior. 

O visor TFT de 12,3 polegadas pode ser configurado em vários modos e oferece ao condutor todas as informações-chave numa representação virtual, incluindo o mapa de navegação opcional. Os monitores são em formato pontiagudo, brilhantes e incrivelmente detalhados: o conta-rotações de agulhas virtuais, por exemplo, é recalculado 60 vezes por segundo, garantindo todas as acções sem problemas, mesmo em aceleração plena. O display TFT integra, de série, o novo sistema de Infotainment Lamborghini II. O condutor pode controlar as funções de visualização através dos botões no volante: os outros únicos elementos de comutação são as patilhas. Os botões para a capota e o óculo traseiro estão no túnel da consola central como é o starter de arranque para o motor V10, localizado debaixo de uma capa vermelha como num jato militar. Os bancos elétricos do Huracán Spyder estão equipados com um ECU que garante que todos os movimentos são realizados sem contacto com a parede divisória do motor. O painel de instrumentos e a fina consola central contribuem para a elegância do design do interior. O habitáculo, que pode ser amplamente personalizado, transmite uma requintada qualidade e dispõe de revestimentos em Alcântara e couro nappa. Existem cinco opções de acabamento - Standard, Elegante, Sportivo com Alcântara, Sportivo bicolor com Alcântara e Sportivo bicolor com couro macio - assim como 17 cores interiores. A capota está disponível em preto, castanho e vermelho, complementando uma escolha de onze cores exteriores. O programa de individualização Ad Personam oferece outras alternativas, incluindo cinco cores exteriores mate. Outros elementos de série contribuem para a personalização do estilo de vida luxuoso a bordo do Huracán Spyder. Estes incluem faróis de LED e luzes traseiras, rodas de 20 polegadas Giano, o novo sistema multimédia Lamborghini Infotainment System II com um terminal operacional na consola do túnel central. Além disso, as novas opções em ofertas reflectem o carácter de alta tecnologia do novo Spyder. Estes incluem o pacote de estilo exterior e variações através do Sensonum ® high end Sound system (disponível em mercados seleccionados) para o Lamborghini Dynamic Steering system. O Huracán Spyder LP 610-4 (4 refere-se à tração às quatro rodas) é produzido na sede da Automobili Lamborghini em Sant'Agata Bolognese numa linha de produção em que impera uma qualidade intransigente. As entregas aos primeiros clientes estão previstas para a Primavera de 2016.

Comentários