Nissan GT-R de 2017: Um novo visual, mais requinte e mais potência

A Nissan acaba de revelar o novo GT-R de 2017 no Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque. Com um novo interior profundamente alterado e muitas novidades no exterior, o novo GT-R destaca-se ainda por grandes melhorias ao nível do desempenho dinâmico e por novas características relevantes. A nova geração representa a maior alteração efectuada a este icónico modelo desde a sua introdução em 2007. No exterior do novo GT-R assume particular destaque a transformação completa em toda a dianteira. A nova grelha incorpora um "V" com acabamento cromado mate, trazendo para este superdesportivo uma das mais características assinaturas de design da Nissan. A grelha é também mais larga para permitir um melhor arrefecimento do motor e agora ostenta um padrão de rede em grelha atualizado. O novo capô, que se articula perfeitamente com a grelha, foi reforçado de forma significativa para contribuir decisivamente para a estabilidade durante uma condução a alta velocidade. O rebordo do deflector dianteiro foi redesenhado e os para-choques dianteiros passam a incorporar saliências imediatamente abaixo dos faróis, proporcionando ao novo GT-R um visual de puro automóvel de competição e contribuindo simultaneamente para os elevados níveis de força descendente na frente. O formato esguio já familiar do GT-R define o seu perfil, mas as zonas após as rodas dianteiras foram aumentadas para melhorar o fluxo de ar. A traseira do superdesportivo da Nissan também foi objecto de uma transformação completa. Embora permaneçam os quatro conjuntos óticos redondos - que fazem parte integrante da imagem de marca do GT-R - ao observar com mais atenção descobrimos que a nova carroçaria ajuda a melhorar o escoamento de ar e que surgem ventiladores laterais junto dos tubos de escape quádruplos. Além disso, a linha que separa a secção preta inferior do painel da carroçaria foi aumentada para que o GT-R pareça mais comprido e mais agressivo visto da retaguarda. Estas alterações exteriores não resultam apenas num automóvel de aspeto mais desportivo, mas numa ainda mais apurada eficiência aerodinâmica. Com menos resistência aerodinâmica ao avanço, mas mantendo a elevada força descendente característica do GT-R, o resultado é uma ainda melhor estabilidade a altas velocidades. Ao entrar no habitáculo deparamo-nos com um interior sofisticado, próprio de um automóvel desportivo de elevado desempenho deste calibre. Todo o tablier e o painel de instrumentos são novos, revestidos com pele de alta qualidade engenhosamente cosida com a precisão dos Takumi (Nota: Takumi designa os mestres-artesãos que constroem o GT-R). O formato do tablier adota um "fluxo horizontal" que proporciona uma sensação de elevada envolvência para os passageiros dos bancos dianteiros do automóvel, enquanto o estilo do painel de instrumentos e da consola central fornecem um ambiente orientado para o condutor, privilegiando quem se senta atrás do volante. 

O formato da consola central foi igualmente melhorado e simplificado. Os controlos áudio e de navegação integrados reduzem o número de interruptores de 27 no modelo anterior para apenas 11 no Nissan GT-R modelo 2017. Um monitor de ecrã tátil aumentado para oito polegadas apresenta ícones grandes no ecrã para facilitar o manuseamento. Um novo comando de controlo do ecrã montado na consola central de fibra de carbono permite um manuseamento mais fácil. Os manípulos de comando da caixa passam a estar montadas no novo volante, permitindo aos condutores mudar de velocidade em curva sem retirar as mãos do volante. Os próprios manípulos, juntamente com os controlos de ventilação, melhoraram a sensação ao toque e o som quando atuados ou ajustados. "Como ícone do desempenho de condução da Nissan, o GT-R continua a evoluir. Com a adopção da grelha em "V" característica da marca, o GT-R possui a mais recente linguagem de design da Nissan. O seu desempenho aerodinâmico excepcional e interior optimizado proporcionam ao GT-R um carácter mais maduro, que se prolonga no futuro", afirmou o Diretor Executivo de Design da Nissan, Mamoru Aoki. O premiado motor V6 de 3,8 litros biturbo e com 24 válvulas — sendo cada unidade fabricada manualmente por um único mestre-artesão Takumi — fornece agora 565 cv a 6.800 rpm e um binário de 637 Nm. Os motores são o campo de eleição de aplicação da experiência e conhecimentos técnicos dos Takumi. O controlo individual da temporização da ignição em cada um dos cilindros e a ultra-eficiência dos turbocompressores resultam, não apenas, em emissões melhoradas, mas proporcionam, também, ao novo GT-R uma aceleração superior em regimes médios e altos (3.200 rpm e superior). Acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem perfeitamente afinada para a caixa de seis velocidades, o GT-R continua a ter a sensação de engrenagem mecânica que lhe é característica, mas as mudanças estão mais suaves e com menos ruído. Aquele som familiar do motor do GT-R foi igualmente melhorado e nunca soou melhor! A ressonância dos novos silenciadores em titânio e o Active Sound Enhancement (ASE) melhoram a experiência de condução durante a aceleração. O GT-R foi sempre considerado uma das máquinas com melhor condução do mundo e, para 2017, as suas capacidades em curva tornam-se ainda melhores. 


Uma estrutura da carroçaria mais rígida e a nova suspensão resultam numa maior estabilidade durante as transições laterais rápidas e a velocidade em curva. Para fornecer a travagem adequada a estas prestações de topo, o novo GT-R monta pneus de alta aderência de 20 polegadas em jantes de alumínio forjado com acabamento maquinado e raios em "Y". Apesar de todas as melhorias de desempenho, o GT-R de 2017 é o modelo mais confortável até à data, com um novo sentido de elegância e civismo que raramente se encontra num super-automóvel de elevado desempenho como este. O novo GT-R exibe uma qualidade de condução mais suave do que o modelo atual e o seu habitáculo é mais silencioso a todas as velocidades graças a novos materiais de absorção de som. "O novo GT-R proporciona uma experiência de condução cheia de adrenalina em todos os momentos, em qualquer estrada e para qualquer tipo de condutor. E continuamos a alargar as fronteiras do que é um superdesportivo: o GT-R é ainda mais potente do que antes mas também mais refinado para elevar toda a experiência de condução para um nível totalmente novo. Temos por isso orgulho em proporcionar aos nossos clientes o que cremos ser o derradeiro GT com um fantástico desempenho, um novo civismo e um longo historial de sucesso em competição", afirma Hiroshi Tamura, Especialista-chefe de Produto do GT-R. Novidades para o GT-R de 2017 são ainda as novas cores no interior e no exterior, que completam o carácter sofisticado do automóvel. Foi adicionada à palete de tintas exterior uma pintura multicamadas "Blaze Metallic", enquanto no interior das versões Premium Edition pontua a pele de semianilínico que oferece quatro opções diferentes de personalização: os recém-adicionados Black/Rakuda e Samurai Black, bem como os sempre populares Black/Amber Red e Black/Ivory.

Comentários