Novidades Ford no Salão de Genebra: Nova RANGER e FOCUS RS em destaque




São várias as novidades que a Ford irá apresentar no 'Salão de Genebra 2009', certame que irá abrir as portas à imprensa no próximo dia 3 de Março. A aposta da Ford naquela que é a primeira grande exposição do ano 2009 na Europa faz-se no segmento das pick-up, com a introdução da nova Ford Ranger no mercado europeu, e entre os desportivos, com a apresentação da versão definitiva do novo Focus RS.

Construída na Tailândia, a nova Ranger chegará à Europa a partir de Abril, numa gama muito completa, dividida entre três variantes de cabina: simples e alongada (complementadas pelas respectivas versões chassis) e ainda dupla. Os níveis de equipamento são quatro: XL, XLT, Limited e a topo-de-gama Wildtrak. Igualmente novas são cinco das dez cores disponíveis para o modelo: Highland Green, Wining Blue, Lagoon Blue, Copper Red e Desert Bronze.

Em termos mecânicos manter-se-ão as variantes de tracção a duas ou quatro rodas (associadas a caixas de cinco velocidades, manuais ou automáticas), enquanto nos motores são duas as propostas com tecnologia turbodiesel common-rail: Duratorq 2.5TDCi e Duratorq 3.0TDCi. O bloco de menor cilindrada disponibiliza 143 cv e um binário de 330 Nm, com emissões de CO2 de 227 g/km e 244 g/km, respectivamente para as variantes 4x2 e 4x4. Os consumos, tendo em conta a norma europeia em vigor*, são de 8,3 lts/100 km para a primeira e 8,9 lts/100 km para a variante de tracção integral. O bloco maior oferece 156 cv de potência e 380 Nm na zona plana da sua curva de binário.

Ao nível dos conteúdos, esta proposta apta a enfrentar todos os tipos de estradas, permite elevados níveis de conforto e de ruído, semelhantes a um normal automóvel de passageiros. Sistemas de áudio com MP3, tomada de 12V, ligação auxiliar para outros equipamentos áudio, zonas específicas de arrumação, vidros eléctricos e ar condicionado são alguns dos equipamentos disponíveis, adequados aos níveis previstos para a gama.


Focus RS: Herdeiro de uma assinatura de prestígio.



Seis anos depois do Focus RS original, surge o novo Focus RS, aquela que é a mais recente interpretação desta filosofia aplicada aos modelos desportivos da Ford, mas simultaneamente acessíveis e com um enorme nível de sedução, associado ao prazer de condução do modelo.

Proposto em apenas três cores – Frozen White, Performance Blue e o exclusivo tom Ultimate Green (inspirado na versão de ralis do modelo) – e com interiores a condizer, o novo Focus RS é o produto final de cinco anos de desenvolvimento contínuo por parte do Ford Team RS, resultando numa combinação de engenharia hi-tech, design e aerodinâmica com a prática base de partida, o Focus.

O coração do Focus RS é um bloco Duratec RS de 2,5 litros turbo, que permite valores referenciais de 305 cv às 6.500 rpm e um binário de 440 Nm disponível entre as 2.300 e as 4.500 rpm. Este bloco, derivado do mesmo que equipa o Focus ST, viu-se afinado, nomeadamente ao nível das admissões e escape, gerando um aumento de potência na ordem dos 35% e de 38% em termos de binário, o mais elevado de sempre num modelo de produção da Ford.

5,9 segundos dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 263 km/h são outras das marcas registadas do novo Focus RS, tornando-o no mais rápido automóvel de produção da Ford Europa a percorrer o exigente circuito de testes de Lommel (Bélgica), batendo mesmo os registos do Ford GT. Refira-se ainda a sua eficiência em termos de consumos, com apenas 9,4 lts/100km* e ao nível das emissões de CO2, de 225 g/km.

Entre os vários desenvolvimentos que sofreu em termos da dinâmica estão vias mais largas, uma direcção mais precisa, travões de maiores dimensões, pneus Continental 235/35 R19 e uma aerodinâmica específica, sendo a cereja no topo do bolo a inovadora tecnologia denominada RevoKnuckle ao nível da suspensão, numa aplicação patenteada pelo Ford Research & Advanced Engineering (R&AE) e pelo Team RS.

Remate-se o conjunto com uma série de elementos distintos aplicados aos interiores, que espelham a vocação desportiva do modelo, num conjunto de estilo e qualidade. Bancos dianteiros desportivos Recaro, com aplicações em pele, e traseiros esculpidos, volante desportivo de três raios com assinatura RS, manete das mudanças curta, pedais em alumínio e três manómetros adicionais, incluindo o da pressão do turbo, colocados no topo da consola central e virados para o condutor.

Em termos aerodinâmicos, este Focus distingue-se dos restantes modelos da gama pelo seu aspecto exterior marcante, fruto dos pára-choques moldados específicos, spoiler traseiro, difusor de ar com efeito venturi, e duas imponentes saídas de escape cromadas. Tudo isto para criar níveis de downforce e de arrefecimento adequados para as características do modelo, que conta com um coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0,38, 26% superior ao do Focus ST.

Comentários