Época 2009 da F1 - O "circo" vai começar

Será já na próxima madrugada que o "circo" irá arrancar para mais uma época - 2009. O início agendado para Melbourne na Austrália, no Circuito de Albert Park.

Como habitualmente, haverá pilotos novos, novos patrocínios e novas imagens e até uma nova equipa ressuscitada da "defunta" Honda F1 (Brawn GP), mas para além de tudo isto haverá, como há muito não se via uma grande revolução nos regulamentos técnicos com os quais se irá tentar incrementar as disputas em pista, e as ultrapassagens.

As principais alterações dizem respeito à aerodinâmica, com uma redução muito significativa do apoio, que irá permitir que os monolugares rodem mais perto uns dos outros. A outra grande mudança, será o regresso dos pneus "slicks" (11 anos depois) proporcionará maior velocidade em curva e mais aderência nas travagens, o que cobre de algum modo a falta de apoio aerodinâmico. A secção dianteira do monolugar ficou 400 mm mais larga (ao estilo limpa-neves) e abrange agora toda a secção dianteira do mesmo. Na parte posterior, a asa traseira ficou mais alta e estreita, as asas laterais foram suprimidas, o que deixou os monolugares sem apêndices.

Outra modificação tem a ver com os motores. Cada piloto só poderá utilizar oito de corrida e mais dois de teste, durante o ano, totalizando 20 motores por equipa. A duração dos propulsores mantém-se em três corridas. Entretanto proibiram-se os testes durante a temporada, o que equivale dizer que de agora até ao final da temporada, os F1 não poderão mais rodar para além dos fins-de-semana de GP. As sextas-feiras dos treinos livres ganham importância acrescida.

Outra das novidades é a introdução do KERS, um sistema de recuperação de energia cinética, que armazena energia das travagens, permitindo aos carros ganharem 81.6 cv por um período de 6,67s por volta. A maioria das equipas só na sexta-feira de treinos livres decidirá se irá correr com o sistema ou não.

Com tudo isto o objectivo será o de sempre... Tentar incrementar as disputas em pista e as ultrapassagens, ou seja, dar mais competitividade à Fórmula 1. Pelo que já se pode constatar nos testes de inverno, as novas regras vieram baralhar muita coisa e as surpresas poderão já acontecer este fim-de-semana.

A ver vamos... O povo agradece! Que avancem as máquinas e os pilotos...

Comentários