
A Ford apresenta no 'Salão de Genebra 2009' a mais recente geração do seu modelo Tourneo Connect, o qual encerra várias novidades ao nível exterior e interior, a introduzir na gama Connect ao longo do corrente ano.
À frente destacam-se os novos pára-choques e grelhas, aproximando o modelo da nova assinatura visual da Ford, com formato trapezoidal, num modelo que adopta novos faróis e luzes traseiras. Já o interior foi redefinido, apresentando-se com um visual mais aproximado ao dos automóveis de passageiros e adoptando também bancos de maior conforto. A nova kombi Tourneo Connect que se estreia em Genebra exibe uma nova e atractiva cor exterior denominada 'Noisette'.
Mas esta exposição helvética acrescenta um importante detalhe adicional ao modelo, já que a Tourneo Connect ali exposta é um protótipo real de propulsão eléctrica, que recorre à tecnologia Battery Electric Vehicle (BEV), já completamente operacional e que demonstra o alargamento à Europa da actual estratégia global da Ford neste domínio.
O Tourneo Connect BEV Concept recorre à mais recente tecnologia no âmbito da utilização de baterias eléctricas. Um pack de baterias de Fosfato de Iões de Lítio de 21 kWh acumula energia suficiente para operar um motor de 50 kW, sendo o respectivo binário passado à transmissão final por uma caixa de velocidades de uma única relação. Com este set-up, o modelo poderá ter uma autonomia de 160 km e atingir uma velocidade máxima de 113 km/h. A operação de carga do mesmo realiza-se com recurso a uma normal tomada, num processo que estará completo entre 6 a 8 horas.
Comentários
Enviar um comentário