Novo Mazda 3 - Apresentação


As vendas globais da primeira geração do Mazda3 mostram aumentos anuais contínuos até ao momento, quatro anos depois do começo da sua vida comercial. A produção total ultrapassou os 2 milhões de unidades, fazendo dele o modelo número um da Mazda.

O novo Mazda3 foi desenvolvido para levar a experiência de possuir um Mazda, que o seu antecessor ajudou a definir, para novos níveis de satisfação ao mesmo tempo que personifica a estratégia de “Sustentabilidade Zoom-Zoom” da Mazda.

Yoshiyuki Maeda, gestor do programa Mazda3, refere que no decorrer do desenvolvimento do novo modelo “não houve hesitações sobre que caminho seguir no desenvolvimento do novo Mazda3. Quisemos uma vez mais exceder as expectativas de clientes em todo o mundo, exactamente como o original Mazda3 tinha feito. Para conseguir isso, sentimos que teríamos de oferecer aos condutores uma experiência divertida que sentissem directamente fosse a conduzir como passageiro ou apenas ao olharpara ele. Começamos por examinar quais os elementos e quais os níveis de desempenho necessários para isso e concluímos que teríamos de melhorar ainda mais cada aspecto ligado à qualidade de condução. ”

Um novo pára-choques dianteiro integrado desenhado com uma única grelha frontal é adoptado (o anterior Mazda3 tinha grelhas superiores e inferiores separadas), enquadrado por grandes aberturas nos cantos que definem a natureza desportiva do carro. Com a grelha frontal colocada mais baixa, os designers puderam alongar a frente do capot em direcção ao pára-choques. Estes elementos enquadram as cavas das rodas proeminentes de aspecto musculado, reminiscências do RX8, o ícone desportivo da Mazda e também já aplicadas no crossover desportivo CX-7, e nos novos Mazda2 e Mazda6.

A nova silhueta da versão de 5 portas acrescenta uma nota agressiva com o carácter profundo das linhas gravadas nas embaladeiras, uma subtil linha de cintura, um redesenhado pilar C, uma linha plana no tejadilho e um spoiler traseiro. A variante de 4 portas tem uma silhueta mais suave com uma traseira mais elevada, com um spoiler colocado na tampa da mala e um tejadilho mais arredondado que acentua a característica compacta, com dimensões de um coupe que o torna mais sofisticado e desportivo.

O design interior do novo Mazda3 é elegante e dinâmico, com uma elevada percepção de qualidade. Oferece uma sensação de envolvência ao condutor sendo projectado para ser espaçoso e confortável para mais quatro passageiros. Cada detalhe do seu interior assume um equilíbrio óptimo entre a estética e a funcionalidade de um ambiente limpo e organizado. O sentimento de qualidade de cada peça foi melhorado, utilizando-se materiais de primeira qualidade e uma luz interactiva, introduzida para criar um interior agradável ara se estar e usar diariamente.

O novo Mazda3 vai estar disponível na Europa em quatro versões (Base, Touring, Touring+ Sport – nomes de acordo com o mercado) com uma longa lista de equipamento para satisfazer os gostos de todos os clientes. O modelo Base tem um pacote de equipamento de série que inclui algumas items habitualmente colocadas nas listas de opcionais pelos construtores deste segmento: sinal de stop de emergência (ESS), controlo de tracção e de estabilidade (DSC); airbags frontais, laterais e de cortina; encostos de cabeça activos, espelhos de comando eléctrico, regulação do volante em altura e profundidade, leitor de CD com capacidade para MP3, e entrada “jack” para ligação de leitores de MP3, apenas para mencionar alguns.

Dependendo da versão, está disponível a tecnologia Bluetooth® utilizada no sistema mãos livre para falar ao telemóvel e para ligar leitores de MP3 ao sistema de som do carro. Também disponíveis estão o sistema de luzes bi-xenon, adaptativo que ilumina o interior das curvas quando se esta a curvar, um ar condicionado bi-zona para os passageiros da frente, o “Mazda Advanced Keyless Entrey” de acesso mão livres ao interior – com um transmissor na chave que destranca o carro e deixa ligar o carro com o botão de ignição – sensores de estacionamento, auto regularização do espelho retrovisor, párabrisas aquecido (dependendo do mercado), e sensores de chuva e luz.

Disponível com 2 motorizações a gasolina de 1,6 e 2,0 litros com respectivamente 105 e 150cv de potência e 2 motorizações Diesel de 1,6l de 109 cv e 2,2 litros com 150 ou 185 cv.

Comentários