
É já no próximo fim-de-semana que tem início a temporada do WTCC. A SEAT tem este ano uma responsabilidade acrescida, ao ter de defender o título de construtores. Tiago Monteiro está entre os principais candidatos ao título. Com os mesmo 4 colegas de equipa, entre eles o campeão em título Yvan Muller, Tiago sabe que pode usar a seu favor a experiência adquirida nas dois anos anteriores.
O piloto português trabalhou muito no desenvolvimento do León TDI durante a pré-época e admite que as primeiras corridas serão especialmente difíceis:
"Os testes correram bem e a progressão foi muito boa mas os novos regulamentos penalizam-nos bastante. Por isso só agora no Brasil é que vamos perceber como é que estamos em relação às outras equipas. No entanto estou bastante confiante e ansioso por voltar à competição. A SEAT é uma equipa muito profissional. O facto de sermos os mesmos, tanto pilotos como engenheiros, faz com que a comunicação seja perfeita e isso é muito importante. Estamos cá para defender o título," assegura Tiago.
A nível pessoal Tiago Monteiro sabe que o Mundial de Turismos é um campeonato onde a experiência é essencial. Depois de ter vencido duas corridas em 2008 (Puebla, México e Estoril, Portugal) o piloto garante que está mais maduro e que retirou ensinamentos importantes nos dois campeonatos em que alinhou pela SEAT Sport:
"Nos turismos é essencial ser rápido mas a regularidade é também muito importante. Basta ver que o Yvan (Muller) foi campeão com três vitórias, apenas mais uma que eu. É verdade que houve várias corridas em que aconteceram imponderáveis daqueles que não dá mesmo para evitar, mas é fundamental ficar longe de confusões e gerir a corrida com cuidado para não danificar o carro, porque isso pode ser o suficiente para não pontuar. Daí que este ano o meu objectivo é estar sempre nos pontos. Já esta semana em Curitiba quero pontuar, para começar bem o campeonato."
O Autódromo Internacional de Curitiba tem uma extensão de 3965m e será mais uma vez o palco da corrida inaugural do WTCC. A previsão dos técnicos da meteorologia aponta para aguaceiros e temperatura máxima de 24º. A jornada do Mundial de Turismos em Curitiba terá transmissão em directo nos canais Eurosport, com a qualificação no Sábado, 7 de Março, às 19h (Eurosport), o warm-up no Domingo, 8 de Março às 12h30 (Eurosport 2) e as duas corridas às 16h (Eurosport 2) e às 19h (Eurosport), hora portuguesa.
Comentários
Enviar um comentário