GP Malásia - 2ª Pole para Jenson Button

Continua a história de encantar para a Brawn GP e para Jenson Button. O britânico tornou-se no primeiro piloto não-Ferrari e não-Renault a conseguir a pole-position para o Grande Prémio da Malásia, podendo, na corrida deste domingo, somar a segunda vitória consecutiva para a equipa que se ergueu sobre as cinzas da Honda.

Button viu Jarno Trulli ser o mais rápido na primeira sessão da qualificação e o companheiro de equipa Rubens Barrichello (que vai perder 5 lugares por ter trocado uma caixa de velocidades) ser o mais rápido na Q2. No entanto, o inglês fez o que tinha a fazer na Q3 e, mesmo sem um esforço evidente, conseguiu a melhor marca deixando o italiano da Toyota a 92 milésimos e Sebastian Vettel a 0,3 segundos. O alemão da Red Bull vai perder dez lugares em virtude da penalização imposta após o GP da Austrália.

A Ferrari, que esperava reagir em Sepang, acabou por ficar bastante atrás na Qualificação para a corrida malaia, embora também tenha algumas responsabilidades nesse facto. Isto porque a equipa italiana falhou nos seus cálculos para colocar Felipe Massa na Q2, hipotecando as hipóteses do piloto para a corrida (irá partir de 16º). Já Kimi Raikkonen não foi além do nono tempo, a quase um segundo de Button. Ainda assim, conseguiu ser o primeiro dos monolugares sem KERS na grelha.

Mais atrás ficou Fernando Alonso, que conseguiu entrar na Q3 e os dois McLaren, com Lewis Hamilton (13º) e Heikki Kovalainen (14º) a enfrentarem muitas dificuldades para lutarem com os mais rápidos e a demonstrarem que o MP4-24 ainda precisa de muito trabalho..

O que eles disseram:

Jenson Button: "Não é fácil ter uma pole-position na F1, quanto mais duas consecutivas... Mas é a prova de que o carro está excelente, é a prova do potencial que ele tem. Fico surpreendido, porque se me perguntassem ontem eu diria que o Ferrari é o carro mais rápido de todos".

Jarno Trulli: "Foi uma excelente luta pelo primeiro lugar, mas eu devo dizer que não esperava estar nesta posição porque ao longo do dia de ontem tivemos algumas dificuldades e estávamos longe do ritmo dos mais rápidos"

Sebastian Vettel: "Sei que tenho a penalização, não posso fazer nada quanto a isso e só tenho que me concentrar em ser o mais rápido possível. Mas é uma pena ver que consigo ser tão rápido e ter que partir dez lugares mais atrás. Pessoalmente, espero que chova. Isso iria ajudar-me".

O Grande Prémio da Malásia corre-se durante a tarde em Sepang (10h00 da manhã em Portugal) e a chuva pode vir a baralhar por completo estas contas.

Comentários

  1. Inclusive já fiz minha dança da chuva aqui...rsrs.
    Button é o homem a ser batido, mais pesado e ainda garantiu a pole. O carro da Brawn é muito bom, só perde se quebrar. A punição para o Vettel foi exagerada, mas ele larga leve e terá muitos carros pesados pela frente, inclusive de Fernando Alonso. Emoção logo na largada. Essa prova eu não perco.
    Abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário