Mundial MotoGP arranca este fim-de-semana no Qatar

É já este fim-de-semana que tem início mais uma temporada do Campeonato do Mundo de MotoGP, cinco meses depois da última corrida referente à época de 2008. O arranque da nova edição do Mundial de MotoGP acontecerá com o Grande Prémio do Qatar, primeira de 17 corridas que vão decidir quem irá suceder ao actual campeão em título, Valentino Rossi, piloto que já venceu corridas em todas as pistas que integram o calendário do campeonato que agora se prepara para começar, e que passará uma vez mais por Portugal, de novo no Autódromo do Estoril, em prova marcada para o dia 4 de Outubro de 2009.

O arranque do campeonato acontecerá assim no Qatar, com a segunda corrida nocturna da história da modalidade, a única corrida realizada à noite na época de 2009, no Circuito Internacional de Losail que, pelo terceiro ano consecutivo, serve de ponto de partida para o Campeonato. Recorde-se que o traçado de Losail inovou em 2008 ao permitir a primeira corrida nocturna para o Mundial de MotoGP, uma prova que foi ganha pelo australiano Casey Stoner, da Ducati Marlboro. Curiosamente, Valentino Rossi, que nos últimos anos tem protagonizado um interessante duelo com Stoner, ainda não tem no seu palmarés nenhuma vitória conseguida sob luz artificial, pelo que pretenderá começar a época de 2009 da melhor maneira conseguindo uma vitória que para ele será inédita.

O Circuito Internacional de Losail é uma das pistas preferidas do antigo Campeão Stoner, palco das suas primeiras pole e vitória no MotoGP. O australiano começa a temporada acabadinho de triunfar no Prémio BMW M em Jerez. As atenções estarão centradas na resistência de Stoner, já que não levou a cabo nenhuma simulação de corrida desde que foi operado ao escafoide em Novembro.


Quem vai estar a menos de 100% é o terceiro classificado de 2008, Dani Pedrosa, que falhou o último teste de pré época devido a lesão e está em dúvida para a ronda do Qatar. Uma queda no palco da corrida deste fim-de-semana deixou o espanhol da Repsol Honda a necessitar de operação ao braço e perna e com o esperado regresso à forma muito próximo da noite de arranque da temporada.

Ao invés, longe das quedas, o também piloto espanhol Jorge Lorenzo vai poder regressar ao palco da sua impressionante estreia no Mundial de MotoGP, numa pista onde, em 2008, garantiu a pole e terminou em segundo, Lorenzo terá, ainda assim, que se adaptar aos pneus Bridgestone no sua Yamaha M1, isto num ano em que o Mundial de MotoGP terá um só fornecedor de pneus.

De regresso ao Mundial de MotoGP estará o espanhol Sete Gibernau, piloto que realizou a última corrida na categoria em 2006, curiosamente no Estoril.

Os treinos para o Commercialbank Grande Prémio do Qatar começam na noite de sexta-feira com a primeira sessão de treinos de livres de 45 minutos de MotoGP a ter lugar pelas 22h30 locais.


O Circuito Internacional de Losail fica nos arredores de Doha, capital do Qatar. Construído em pouco mais de um ano, a pista custou 58 milhões de dólares e requereu dedicação ininterrupta por parte de quase 1.000 trabalhadores para estar pronta para o primeiro evento a 2 de Outubro de 2004. A pista conta com 5,4 quilómetros, é rodeada por relva artificial que tem por objectivo evitar que a areia entre para o traçado. A recta da meta tem mais de um quilómetro de extensão e apresenta uma boa mistura de curvas médias e rápidas.

O que muda nos regulamentos em 2009

- Proibição de pinças e discos de travões em compósitos de cerâmica.
- Proibição de suspensões com regulação electrónica.
- Proibição dos sistemas de controlo de arranque ("launch control").
- Abolição das sessões de treinos na sexta-feira de manhã.
- Duração das restantes sessões reduzida de 60 para 45 minutos.
- A partir do GP da República Checa (16 Agosto), só serão permitidos cinco motores para as restantes oito corridas.

As melhores imagens de 2008

Comentários