PTCC (Braga) - Félix da Costa e Campaniço outra vez


A segunda ronda do PTCC – Campeonato de Portugal de Circuitos viu, uma vez mais, Duarte Félix da Costa (Seat Leon Super Copa) e César Campaniço (BMW 320 SI) subir ao lugar mais alto do pódio na primeira e segunda corridas respectivamente. Contudo, é Campaniço quem lidera o Campeonato com mais um ponto que Félix da Costa.


1ª Prova

A primeira corrida do fim-de-semana começou bem para Duarte Félix da Costa (Seat Leon Super Copa) que subiu ao lugar mais alto do pódio beneficiando da desistência de Patrick da Cunha (Seat Leon Super Copa), na altura na frente da prova. José Pedro Fontes (BMW 320 SI) terminou no segundo posto seguido de perto por César Campaniço (BMW 320 SI) que apesar das investidas não conseguiu superar o piloto da Vodafone. Logo atrás e praticamente colocado aos BMW ficou Joffrey Didier (Seat Leon Super Copa) no quarto lugar.

Espectacular esteve José Monroy (Mitsubishi Lancer) que a largar do sétimo lugar da grelha fez excelentes ultrapassagens até chegar ao segundo posto. Contudo, um problema no sensor do turbo do Mitsubishi levou a que o carro entrasse em modo de segurança. Inevitavelmente a perda de posições aconteceu apesar de Monroy ter conseguido terminar a corrida e não dar todo o seu esforço por perdido.

Duarte Félix da Costa (Seat Leon Super Copa) era naturalmente um piloto satisfeito apesar de continuar a dizer que o PTCC não é a prioridade no seu programa desportivo e que certamente não fará as corridas todas: “Não fosse o problema do Patrick e certamente não teria conseguido vencer. Ele estava com um andamento muito forte. A partir do seu abandono, foi uma questão de gestão do andamento”, disse. José Pedro Fontes (BMW 320 SI) o segundo classificado viu o trabalho desenvolvido entre as corridas do Estoril e este fim-de-semana darem os seus frutos: “Estamos a evoluir naturalmente. Fiz um bom arranque e o carro estava com um óptimo comportamento. Tenho que estar satisfeito. Vamos continuar a trabalhar para melhorar cada vez mais”. César Campaniço ciente do potencial do seu BMW 320 SI mostrava-se surpreendido com a performance dos Seat Leon: “Estão com um andamento fantástico, estou realmente surpreendido. Nesta corrida não fiz um bom arranque, fiquei preso atrás do Duarte e acabei por cair para sexto. A determinada altura não sabia exactamente onde estava. Depois fui fazendo a minha corrida e subindo posições. Não consegui passar o Zé Pedro, ele estava mais rápido que eu”.


2ª Prova


Na segunda prova, realizada ao final da tarde, e com a grelha invertida face à classificação da primeira corrida, a tarefa dos pilotos, habitualmente na frente, ficou mais complicada, com César Campaniço (BMW 320 SI) a desenvencilhar-se rapidamente dos seus adversários e a passar para o primeiro lugar, posição que não mais abandonou mesmo que José Pedro Fontes (BMW 320 SI) tenha, a determinada altura, aproximado e pressionado bastante. Num óptimo terceiro lugar, e depois da performance demonstrada na primeira corrida, ficou José Monroy (Mitsubishi Lancer) que dificilmente conseguiria fazer melhor. Duarte Félix da Costa (Seat Leon Super Copa) teve de se contentar com o quarto lugar e com a perda da liderança do Campeonato. Logo atrás e após o abandono na primeira ficou João Pedro Figueiredo (Peugeot 407 S2000) que teve, à semelhança do que aconteceu no Estoril, fazer uma corrida de trás para a frente, já que largou da última posição da grelha.


César Campaniço estava naturalmente satisfeito com o desfecho da corrida e pelo facto de estar na liderança do Campeonato: “Sabia que o arranque era de primordial importância para o resultado final. Depois de ocupar o primeiro lugar procurei manter-me concentrado e a impor o meu ritmo, pese embora os ataques do Zé Pedro Fontes me terem obrigado a forçar um bocadinho”, disse o actual Campeão em Título que apesar de estar na frente do Campeonato não alinhará quase com certeza nas restantes provas da época. José Pedro Fontes voltou a registar o segundo lugar na corrida: “Arranquei bem e mantive-me na luta. Penso que os resultados deste fim-de-semana foram óptimos tendo em conta o número de anos que estive afastado das pistas. Agora vamos para o Algarve, uma pista que desconheço por completo, mas à qual espero adaptar-me rapidamente para manter esta senda de bons resultados”. José Monroy já tinha prometido um bom resultado na prova anterior e foi desta que atingiu os objectivos: “Fiz um bom arranque mas depois um desentendimento com o Zé Pedro e César fez-me perder posições. Ainda me aproximei da frente mas depois achei por bem não arriscar. Foi um óptimo fim-de-semana para nós”.


Na categoria 3, Martine Pereira (Alfa Romeo 147) foi rei e senhor vencendo ambas as corridas conseguindo em ambas a pontuação máxima e liderando a classe.

Comentários