Armindo Araújo é 3º e está na luta pelo título. Bernardo Sousa desiste

Depois dos problemas de ontem, em que o apoio do braço da suspensão cedeu por duas vezes, custando a Armindo Araújo a possibilidade de lutar pela vitória, hoje a estratégia passou por garantir o terceiro pódio do ano e esperar para ver como acabaria a batalha pelo primeiro lugar, que poderia causar problemas aos seus adversários. Como ninguém abandonou Armindo Araújo garantiu o terceiro lugar, um bom resultado que lhe permite continuar na luta pelo título no Campeonato do Mundo de Produção.

O último dia do Rali da Sardenha para o piloto apoiado pela TMN foi a controlar, até porque “o carro dava alguns sinais de cansaço. A estratégia de controlar poderia também dar-nos algo mais, pois os dois primeiros estavam numa luta muito intensa e existia a possibilidade de colhermos os frutos se eles tivessem problemas. Conseguimos mais um bom resultado, que nos permite continuar a lutar pelo título e é isso que vamos procurar fazer até ao final do ano, sabendo que a nossa tarefa não é fácil, pois estamos a lutar com dois campeões do mundo e apoiados por belíssimas equipas. Mas vamos prepararmo-nos o melhor possível para os ralis que faltam, a começar já pela Grécia dentro de três semanas”, afirma.

A temporada de Armindo Araújo está a ser excelente, com dois pódios, para além da espectacular vitória em Portugal. “De facto está a ser um ano muito bom. Temos conseguido sempre boas pontuações. Ganhámos a jogar em casa e para além disso conseguimos um segundo lugar em Chipre, terceiro agora na Sardenha e a quarta posição na Noruega e tirando esse rali estivemos sempre na luta pela vitória. Ontem sem o problema com o apoio do braço da suspensão estaríamos na discussão com o (Patrik) Sandell e com o Nasser (Al-Attiyah). Este foi um rali com um ritmo muito elevado e vamos ver como correm as coisas agora na Acrópole, mais um evento muito duro, devido ao calor e aos pisos demolidores, sabendo que queremos lutar pela vitória. Precisamos também que a estrelinha da sorte esteja do nosso lado, pois ao ritmo a que se está a andar qualquer pequeno problema, como o que nós tivemos, pode fazer a diferença”, frisou o tirsense.

Numa altura em que era um confortável quinto classificado, a apenas uma especial do final do rali, eis que o azar voltou a bater à porta de Bernardo Sousa que não logrou concluir a última especial de classificação da prova italiana, devido a um problema com a transmissão do Punto Abarth S2000. Bernardo Sousa não teve sorte nesta prova. Problemas na 2ª etapa afastaram-nos dos primeiros classificados, tendo no entanto o 5º lugar do PWRC consideravelmente seguro. Só que não completou o derradeiro troço da prova devido a "problemas de transmissão que estávamos novamente a sentir, este talvez ainda em consequência do problema que tivemos ontem e que não foi possível resolver a 100%. Pouco mais de 1 km do derradeiro troço tivemos de abandonar."

Ford celebra "dobradinha"

O finlandês Jari-Matti Latvala (Ford) ganhou hoje o Rali de Itália, sexta prova do Mundial, à frente do seu compatriota e líder da equipa Mikko Hirvonen e do norueguês Petter Solberg (Citröen), interrompendo a hegemonia do francês Sébastien Loeb, que venceu as cinco primeiras provas do campeonato. Latvala festejou a segunda vitória na carreira, depois de, em 2008, se ter tornado no mais jovem piloto a ganhar um rali, o que aconteceu na Suécia.

Loeb, campeão mundial nas últimas cinco épocas e vencedor das cinco primeiras provas deste ano, terminou o rali em terceiro, mas acabou por cair para quarto após ser penalizado em dois minutos, por o seu co-piloto, Daniel Elena, ter rodado momentaneamente numa classificativa sem o cinco de segurança colocado. A penalização foi imposta a Loeb na sequência de um inquérito dos comissários desportivos a um incidente ocorrido sábado, na 11.ª classificativa, onde o francês furou um pneu do seu Citröen C4. As imagens captadas pela câmara de vídeo colocada a bordo do carro mostram que, antes de mudar a roda em tempo recorde - cerca de um minuto -, Daniel Elena desapertara o cinto de segurança com o carro em andamento, o que é proibido pelos regulamentos, preparando-se para sair com o macaco na mão.

"Que alívio! Quero agradecer à equipa e a Malcolm Wilson por me permitir fazer isto. Para mim, é fantástico ganhar este rali e também para a equipa, porque conseguimos a dobradinha. Foi incrível, mas, também, tive sorte. Este ano cometi vários erros, pelo que esta vitória chega num momento muito importante", afirmou, no final, Latvala, que colocou um ponto final no ciclo de seis vitórias consecutivas de Sébastien Loeb no Mundial de ralis.

No Campeonatos do Mundo de pilotos, Loeb soma 55 pontos, contra 38 de Hirvonen e 31 do espanhol da Citröen Dani Sordo, enquanto a marca francesa totaliza 89 pontos no Mundial de Construtores, contra 61 de Ford e 44 da Stobart-Ford.

Comentários