Corrida dos Campeões - Começaram as obras no Estádio do Dragão

Iniciou-se esta semana a montagem, no Estádio do Dragão, da pista de asfalto que vai receber, nos dias 6 e 7 de Junho próximo, a primeira edição portuguesa da Corrida dos Campeões (ROC - Race of Champions), espectáculo cujos contornos permitem perspectivá-lo já como um dos acontecimentos desportivos do ano no Porto, depois da conquista do tetra pela equipa do FC Porto e ainda antes da Red Bull Air Race ou do Circuito Automóvel da Boavista.

É a primeira vez que o evento, organizado pela empresa que tem como referência a francesa Michele Mouton, melhor piloto feminino de ralis da história, se realiza em Portugal e embora a "versão" desta prova portuense não seja a original no que respeita aos participantes - Sébastien Loeb ou Sébastien Vettel, entre outros, disputam apenas a "prova-mãe" -, não deixa de haver aliciantes suficientes para que os duelos lado a lado no traçado do Dragão levem o público ao rubro.

Será uma espécie de super-classificativa de rali (na configuração que a infografia ao lado já antecipa), mas com muito mais animação e a particularidade de o mesmo piloto conduzir diferentes carros no decurso das sucessivas eliminatórias: KTM X-Bow, ROC Car, Buggy RX 150 e Solution. Em pista vão estar exactamente duas dezenas de estrelas, ao volante de quatro "máquinas" diferentes - quando medirem forças em duas voltas nos 769 metros da pista será sempre em carros idênticos - para discutirem um total de quatro troféus: Corrida dos Campeões de Portugal, Corrida dos Campeões de Legendas, Corrida dos Campeões Ibérica e Corrida dos Campeões do Sul da Europa. A equipa (dois pilotos) vencedora desta última fica apurada para competir, em Dezembro próximo, na final da Corrida dos Campeões, que ao fim de dois anos trocará a capital britânica e Wembley pelo "Ninho de Pássaro" de Pequim, palco dos Jogos Olímpicos'2008. Pela primeira vez, o grande evento do desporto automóvel pós-temporada idealizado por Fredrik Johnsson e Michele Mouton vai decorrer fora da Europa.

Fica aqui uma "ideia" do que poderá ser esta "Race of Champions" com um video promocional da prova de Wembley. Pena que não estejam presentes... nem estes "bólides"... nem estes "champions".


Comentários