Mercado mantêm forte queda no 1º Quadrimestre

Automóveis Ligeiros de Passageiros

Em Abril o mercado de ligeiros de passageiros continuou a cair, pelo quarto mês consecutivo, tendo registado um decréscimo de 33,9% face ao mês homólogo de 2008. No mês de Abril de 2009, foram comercializados em Portugal 12.193 automóveis. No primeiro quadrimestre de 2009 foram vendidos no nosso país 43.976 automóveis ligeiros de passageiros, o que corresponde a uma diminuição de 40,3%, face ao período homólogo do ano anterior.

Veículos Comerciais Ligeiros

No que respeita ao mercado de veículos comerciais ligeiros, verificou-se, em Abril de 2009, um decréscimo de 32,7% em relação ao mês homólogo de 2008, tendo sido vendidos 3.191 veículos. No período acumulado de Janeiro a Abril de 2009, o mercado caiu 38,6% em relação a igual período do ano anterior, o que corresponde a um total de 11.507 unidades comercializadas.

Veículos Pesados

O mercado de veículos pesados, por seu turno, atingiu, em Abril de 2009, 248 unidades, o que corresponde a um decréscimo de 54,6% face ao mês homólogo do ano anterior. No primeiro quadrimestre de 2009 as vendas situaram-se nas 1.394 unidades, o que representa uma diminuição de 42,8% relativamente ao período homólogo do ano anterior.


Volkswagen é a marca mais vendida no mês de Abril

A Volkswagen obteve a primeira posição do ranking de vendas de veículos de passageiros em Abril, com um volume de 1.130 unidades vendidas e uma quota de mercado de 9,3%, num contexto altamente desfavorável ao sector.

O melhor desempenho relativo da Volkswagen – a marca que menos decresce entre as 13 de maior volume não deixando de apresentar uma variação negativa de 20% - registado em Abril, num mercado de veículos de passageiros que diminuiu 34%, proporcionou um crescimento de 1,6 pontos percentuais na quota de mercado da marca, que passou de 7,7% em Abril de 2008 para os actuais 9,3%.

Em Abril, a gama Golf continuou a representar o maior volume de vendas da Volkswagen, com 609 unidades vendidas. De assinalar ainda o bom resultado do Scirocco, o veículo desportivo do segmento médio fabricado em Portugal na Autoeuropa, que registou 70 vendas em Abril. “O ciclo de produto, as características actuais do mercado e o contexto económico nacional têm reforçado o valor intrínseco que é percepcionado pelos consumidores, enquanto marca que oferece maior qualidade, eficiência e segurança no investimento”, afirmou José Duarte, Director da Volkswagen na SIVA. “Por isso, apesar do enquadramento fortemente negativo a que nenhuma marca automóvel está imune, a Volkswagen tem conseguido resistir melhor”, acrescentou.

Comentários