Novos resultados Euro NCAP

O Euro NCAP acaba de divulgar os resultados da sua mais recente bateria de testes. De entre os visados, apenas o Suzuki Alto não recebeu a pontuação máxima.

Foram seis os modelos analisados pela mais recente bateria de testes do European New Car Assessment Programme (Euro NCAP): Audi Q5, Honda Jazz, Hyundai i20, Kia Soul, Peugeot 3008 e Suzuki Alto. De entre estes, apenas o modelo da Suzuki não conseguiu alcançar a pontuação máxima de cinco estrelas, recebendo apenas três. O modelo nipónico deve às baixas prestações no domínio da segurança dos ocupantes (55% nos adultos, 46% nas crianças, 35% nos peões) e nos sistemas de ajuda à condução (29%) a sua fraca pontuação, uma média de 41,25 pontos percentuais e também devido à ausência do sistema de controlo de estabilidade.

Entre os restantes, o melhor classificado foi o Hyundai i20, com uma média de 80,25%; seguido do Kia Soul, com 74,5%. O terceiro melhor resultado foi o do Peugeot 3008, com 73,75%. Honda Jazz, com 72% e Audi Q5, com uma média de 69,75%, foram os quarto e quinto melhores. Os responsáveis pelo Euro NCAP congratularam-se por os modelos mais pequenos, mais apetecíveis neste tempo de crise, apresentarem excelentes provas no domínio da segurança, o que garante a qualidade das escolhas de quem decidir optar por um modelo com preço mais reduzido.

Recorde-se que o Euro NCAP alterou o seu modelo de avaliação este ano, que passa a incluir, por exemplo, um novo item em análise: os sistemas de apoio à segurança, incluído nesta sessão de testes. Depois da entrada em vigor deste novo item, a pontuação passa a ser única, de uma a cinco estrelas, baseada nos resultados das quatro áreas de avaliação: a Protecção dos Ocupantes Adultos, a Protecção das Crianças, a Protecção dos peões e a Assistência de Segurança.

Mais abaixo, as classificações dos modelos testados, com o respectivo desempenho nas diversas áreas de análise.

Comentários