Renault Clio - Edição 2009

Depois do lançamento do Mégane, a Renault introduziu melhorias estéticas no Clio. O utilitário francês está mais agressivo e dispõe de uma nova versão desportiva. A Renault prepara-se para apresentar o restyling do Clio III. Este novo modelo traz uma versão desportiva mais acessível, denominada GT, e um design renovado, tanto na secção dianteira como na traseira. À frente, o Clio ganhou uma face totalmente inspirada no Mégane III, solução que é bem evidente na grelha dianteira rasgada e nas ópticas mais pronunciadas.

Lançado em 1990, o Renault Clio assume-se como um verdadeiro caso de sucesso dentro dos automóveis do grupo B. O Clio conta com 10 milhões de unidades vendidas e foi eleito Carro do Ano em 1991 e em 2006, sendo o modelo mais vendido em Portugal na categoria de ligeiros de passageiros em 2008 com uma quota de mercado de 4,7%.


Com seis motorizações disponíveis, divididas por três a gasolina (1.2 de 75cv, TCe de 100 e Sport de 203) e três a diesel (dCi de 70, 85 e 105cv), este renovado Clio tenta assim chegar a uma gama de clientes mais abrangente, fazendo arma, também, do seu completo equipamento.

No interior, o Clio inclui um sistema de navegação Carminat TomTom integrado na parte superior da consola central e os comandos do volante foram optimizados, sendo agora mais curtos. A sensação de espaço ganhou novos contornos com a inclusão de um tecto de abrir panorâmico accionado electricamente.

A exemplo daquilo que acontece com outros modelos da gama, casos do Twingo e Laguna, o Clio também passa a contar com uma versão GT, que em Portugal irá chamar-se 'GTS'. Esta variante distingue-se do modelo de acesso pelas linhas desportivas, ligações ao solo específicas e motores eficientes, e por detalhes como as jantes em alumínio de 16 polegadas 'Dark Antracite', a grelha dianteira em preto e os faróis com máscara na mesma cor. Os pedais perfurados em alumínio, os bancos com apoio lateral reforçado (idênticos aos do Clio Sport) e as saias laterais completam o aspecto de competição. Em Portugal, a versão GTS vem equipada com o motor de 1.5 l dCi de 105 CV e caixa manual de seis velocidades. A marca anuncia consumos combinados de 4,6 l por cada 100 km.

A versão Sport distingue-se pelas dimensões generosas das entradas de ar que se encontram no guarda-lamas dianteiro, o difusor presente na traseira e o motor 2.0 de 16v, agora revisto e capaz de debitar 203 CV.


A versão actualizada do Renault Clio chega ao mercado nacional no dia 22 de Maio com preços que arrancam nos 13.950 euros.

Comentários