Tiago Monteiro 2º em Valência e pontua nas duas corridas do WTCC

Tiago Monteiro conseguiu este Domingo um brilhante segundo lugar na primeira corrida do WTCC em Valência. O piloto português protagonizou uma excelente partida e começou a prova ao ataque. Depois de assegurar o terceiro posto, Tiago pressionou Gabriele Tarquini até que, à quinta volta, um erro do italiano permitiu ao SEAT León nº5 passar para a segunda posição. Até final, Tiago geriu o ritmo de corrida e conseguiu não perder o contacto com o líder Yvan Muller. O primeiro pódio da temporada deixa o piloto naturalmente satisfeito:

"É muito bom estar de regresso ao pódio, depois de um início de época complicado. Cheguei ao segundo lugar depois de ter pressionado bastante o Gabriele (Tarquini) e bastou um pequeno erro da parte dele para o conseguir passar. Nas voltas seguintes ainda tentei ir buscar o Yvan (Muller), mas ele era muito rápido e para o fazer iria desgastar muito os pneus, pelo que decidi manter a posição e defender o lugar até ao fim. Estou muito contente porque o carro esteve muito equilibrado durante todo o fim-de-semana. Também em termos colectivos foi bom para a equipa, em especial depois dos problemas que tivemos em Pau. Aqui em Valência, em relação ao ano passado, os SEAT León TDI estiveram mais leves e isso fez diferença mas, em contrapartida, em termos de potência de motor estávamos muito mais limitados do que no ano passado, pelo que a vantagem do menor peso era praticamente nula. Acho mesmo que vista de fora a primeira corrida até pode ter parecido fácil, mas foi uma ronda muito dura e onde foi preciso manter toda a concentração para não cometer erros," admite Tiago.

Na segunda corrida do dia e com a inversão dos oito primeiros classificados da manhã, Tiago largou em 7º, com Yvan Muller logo atrás. O francês da SEAT passou o português à segunda volta, com o nº 5 da SEAT a seguir de perto o actual líder do campeonato. Desde a terceira volta até ao final os dois pilotos garantiram as posições que deram pontos preciosos à equipa. Tiago, que esteve sempre muito rápido, sublinha que a estratégia da segunda corrida esteve centrada no resultado colectivo, até porque seria muito difícil ultrapassar os adversários que seguiam à frente:

"Sabíamos que os BMW se iriam defender e tornar muito complicada a nossa missão. Se arriscássemos podíamos comprometer o resultado colectivo, pelo que a maior preocupação foi mantermo-nos dentro dos lugares pontuáveis. Em Valência o nosso carro não foi o mais rápido mas foi seguramente o mais equilibrado e isso fez toda a diferença. A SEAT Sport está de parabéns porque tem tido um trabalho incrível nas várias alterações que tiveram de fazer no carro durante os últimos meses. Temos um conjunto muito consistente e é isso que nos permite estarmos competitivos. Dentro de três semanas em Brno espero continuar a lutar pelo pódio e acredito que podemos conseguir um bom resultado na defesa do título de construtores,"disse o piloto.

A próxima ronda do WTCC terá lugar nos dias 20 e 21 de Junho, na República Checa. Até lá Tiago concentra-se na participação nas 24 horas de Le Mans. O piloto estará a partir de segunda-feira em França para quatro dias de testes com o protótipo Oreca 01, do Team Oreca, que irá partilhar com Stephane Ortelli e Bruno Senna. Para Tiago este regresso a uma das mais míticas provas do automobilismo é aguardado com grande expectativa, já que será a primeira vez ao volante de um carro da categoria LMS1. A terceira participação de Tiago Monteiro nas 24 horas de Le Mans acontecerá no fim-de-semana de 13 e 14 de Junho.

Comentários