Tiago Monteiro e SEAT à espera para ver o que acontece em Valência

Tiago Monteiro está a caminho de um fim-de-semana de grande expectativa para a equipa SEAT Sport no WTCC. Depois das alterações nos regulamentos que impediram a equipa de ser competitiva em Pau, o piloto português prefere não traçar qualquer cenário para o próximo fim-de-semana. O circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha, recebe a 9ª e 10ª rondas do Mundial de Turismos, onde serão rectificados os regulamentos impostos pela FIA para a jornada francesa. Assim, em Valência, os motores diesel terão de estar limitados a 4200r.p.m., mas serão permitidos valores maiores em caso de redução de caixa, "patinar" de rodas por derrapagem ou subida de correctores. Quanto à pressão do turbo, estará limitada nos León TDI a 2.7bar, com permissão de valores acima por períodos inferiores a um segundo (por exemplo, devido a passagem de relação de caixa), precisamente valores como os que resultaram na penalização do León nº5 em Marrocos. Tiago diz que ainda é cedo para perceber como estará a equipa nas próximas corridas:

"Estamos num momento muito sensível, em que têm acontecido muitas mudanças e por isso é impossível dizer que o objectivo passa por pontuar, ou ficar no pódio ou ganhar corridas. Sei que não gostámos de estar em pista sem qualquer hipótese de sermos competitivos e sem termos qualquer hipótese de melhorar a performance do carro, porque estávamos limitados à partida. Quero acreditar que em Valência tudo será diferente, até porque também é o próprio campeonato que sai prejudicado quando uma equipa que trabalhou muito para chegar onde chegou de repente passa a estar nos últimos lugares de uma corrida. No ano passado a pista de Valência não era das melhores para o León TDI e funcionava bem para os Chevrolet. Este ano pode ser diferente, mas é arriscado falar disso neste momento. Sei que eu e toda a equipa estamos muito motivados para continuar a defender os títulos de construtores e de pilotos, pelo que vamos lutar com todas as armas que pudermos ter," garantiu Tiago.

Os León TDI terão 20kg de lastro em Valência, num momento em que a SEAT Sport continua a liderar as classificações de construtores e pilotos.

Esta será a sexta visita consecutiva do WTCC ao circuito andaluz. A previsão meteorológica para o próximo fim-de-semana aponta para céu pouco nublado, com a possibilidade de alguns aguaceiros no Domingo. A temperatura máxima deverá chegar aos 25ºC.

A 5ª etapa Mundial de Turismos poderá ser acompanhada em directo nos canais Eurosport. No Sábado, 30 de Maio, a qualificação terá início às 14h15 no Eurosport 2. No Domingo, 31 de Maio, será o Eurosport a transmitir os três momentos do dia: às 8h30 o Warm up, às 12h45 a primeira corrida e às 14h00 a segunda corrida (hora portuguesa).

Comentários