Verso: o novo monovolume da Toyota


O novo Toyota Verso, modelo que vai representar a marca no segmento dos monovolumes, chegou aos concessionários nacionais. Apesar da anterior geração ter a designação de Corolla Verso, a alteração do nome deve-se ao facto dos modelos monovolume compactos já não serem uma extensão do segmento C, mas sim, um segmento próprio.

Interior
Combinando a verdadeira flexibilidade e carácter prático de um Veículo Multi-funcional (MPV), com um design desenvolvido sob o conceito ‘Dynamic Lounge’, assim como com a qualidade, o conforto e o prazer de condução de um automóvel de passageiros convencional, o novo modelo Toyota Verso é a opção certa para o cliente de um MPV compacto que não deseja comprometer algumas das qualidades que mais aprecia no automóvel. No habitáculo totalmente novo, o melhorado sistema Toyota Easy Flat-7 oferece mais espaço, conforto superior e uma utilização simplificada. A sua excepcional modularidade permite ao utilizador optar por 32 configurações possíveis. Quando as três filas de bancos estão montadas na sua posição normal, o espaço da mala possui 178 litros, sendo uma das propostas mais generosas do segmento.

Motorizações

Tal como os novos modelos lançados pela Toyota ao longo de 2009, o novo Verso aplica o conceito Toyota Optimal Drive nas suas motorizações. A gama é constituída por quatro blocos: os diesel D-4D e D-CAT respectivamente de 2.0 litros com 126 cv e da derivação no bloco 2.2 litros com 150 e 177 cv. Para acesso à gama Verso, está disponível a motorização a gasolina 1.6 Valvematic. A gama de motores diesel do novo Toyota Verso inclui o recém desenvolvido 2.0 D-4D que, em combinação com a caixa manual de 6 velocidades, gera 126 cv e 310 Nm de binário entre as 1.800 e as 2.400 rpm. As emissões de CO2 são de apenas 140 g/km, conferindo ao novo Verso 2.0 D-4D de 7 lugares o melhor registo homologado de emissões de CO2 em modelos do segmento C-MPV com potência entre os 110 e os 140 cv. Este baixo valor de emissões, para além de colocar o Verso como um monovolume com óptima performance ambiental e de cumprir com os níveis preconizados pelo EURO V, permite ao Verso estar abrangido pelo programa de incentivo ao abate de veículos em fim de vida. O bloco 2.2 diesel, associado à tecnologia Toyota Diesel Clean Advanced (Toyota DCAT), rende 177 cavalos e 400 Nm de binário, ou quando acoplado à nova caixa de velocidades, produz 150 cv e 340 Nm de binário entre as 2.000 e as 2.800 rpm. Acoplado a uma nova caixa manual de 6 velocidades, o novo 1.6-litros Valvematic desenvolve 132 cv, ou seja mais 22 cv do que a unidade 1.6 VVT-i que substitui, enquanto o binário foi aumentado em 10 Nm, chegando agora a um máximo de 160 Nm às 4.400 rpm. Inversamente, as emissões de CO2 foram reduzidas em 20 gramas e cifrando-se agora em 158 g/km, e o consumo combinado não vai além de uns frugais 6.7l/100 km.

Segurança

Como apanágio de todos os modelos Toyota, a segurança é um dos aspectos fundamentais no desenvolvimento de um novo modelo, estando o novo Verso equipado com uma completa gama de sistemas de segurança activa e passiva de forma a alcançar a classificação máxima de 5 estrelas nos cada vez mais exigentes programas de testes de colisão da Euro NCAP. Para além dos sistemas habituais, como o ABS, EBD, BA e TRC, o novo Toyota Verso possui o Controlo de Estabilidade do Veículo Mais (VSC+), que incorpora a correcção através da direcção em situações de perda do controlo. Como elementos de segurança passiva, o novo Verso possui 7 airbags (incluindo airbags laterais para os bancos da terceira fila) e encostos de cabeça dianteiros activos. Outro sistema presente no novo monovolume da Toyota, é o Controlo de Assistência ao Arranque (HAC) permitindo que o veículo não descaia no momento em que o condutor retira o pé do travão e o coloca no acelerador, à medida que inicia a sua marcha.

Equipamento

Definidos os três níveis de equipamento - Verso, Sol e Premium - o novo Toyota Verso oferece um completo equipamento de série, mesmo nos modelos de acesso à gama. Todos os níveis incluem o sistema de bancos flexíveis Toyota Easy Flat-7. Na versão de entrada, o Toyota Verso possui faróis de nevoeiro, luzes traseiras LED, ar condicionado manual, um equipamento de som com CD/MP3 e 6 altifalantes e portas com fecho automático, sistema de gestão do espaço de carga e um espelho retrovisor de conversação que permite ao condutor manter o contacto ocular com os passageiros traseiros, entre outras situações. Na versão intermédia, o Toyota Verso Sol acrescenta à versão anterior ar condicionado automático, sistema de entrada e arranque inteligente Smart Entry& Start, sensor de luz e de chuva, bancos dianteiros aquecidos, câmara auxiliar de estacionamento com visionamento no espelho retrovisor, cruise control, entre outros. Na versão de topo, o Verso Premium conta com jantes em liga leve de 17”, faróis de xénon com lava faróis, vidros traseiros escurecidos, tecto panorâmico e carregador de CD’s.



Para conferir maior tranquilidade aos clientes, e tal como todos os Toyota comercializados em Portugal, o novo Verso usufrui de uma garantia de 5 anos ou 160.000km. Os preços iniciam nos 28.805€ para a motorização a gasolina 1.6 Valvematic. Para clientes que optem pela motorização diesel, a mais popular neste segmento, os preços iniciam nos 30.625€.

Comentários