Audi com a “Race of Champions” e Michèle Mouton no Estádio do Dragão

A Audi patrocina a “Race of Champions” Portugal, evento promovido por Michèle Mouton - antiga piloto oficial Audi no Campeonato do Mundo de Ralis - que este ano irá trazer à cidade do Porto alguns dos nomes mais emblemáticos da competição automóvel ao longo dos tempos em diversas disciplinas.

Nos dias 6 e 7 de Junho, Michèle Mouton, até hoje a única mulher a vencer provas do Campeonato Mundial de Ralis – ao volante do lendário Audi Quattro conquistou em 1982 os Ralis de Portugal, do Brasil e da Acrópole – tem encontro marcado com os fãs do desporto automóvel no Lounge Audi instalado no Estádio do Dragão, no Porto, durante a “Race of Champions” Portugal, nos dias 6 e 7 de Junho. A “Race of Champions” Portugal, um dos maiores eventos desportivos do ano, conta com o patrocínio da Audi. A marca estende o seu apoio também a Michèle Mouton que irá deslocar-se no novo Audi S4 Avant durante a sua permanência em Portugal.

A Audi revolucionou o Campeonato do Mundo de Ralis no início dos anos 80 do século XX, com o lendário Quattro, um modelo de competição equipado com o sistema de tracção permanente quattro que ditou a lei nas provas do Mundial de Ralis. Depois de desenvolvida na competição, a tecnologia quattro foi progressivamente introduzida em vários modelos Audi de produção mantendo, ainda hoje, um estatuto inquestionável de vanguarda tecnológica. Michèle Mouton, Walter Rohr, Franz Wittmann e Hannu Mikkola foram alguns dos pilotos que tripularam o Audi Quattro naquela época de ouro do Mundial de Ralis, em que imperavam os famosos “Grupo 4” e mais tarde os “Grupo B”, modelos com uma potência que chegavam a rondar entre os 320 e os 476 cv, respectivamente.




E se Michèle Mouton nunca chegou a vencer o Mundial de Pilotos, o seu nome ficará para sempre ligado à história deste campeonato: foi a primeira mulher, e até hoje a única, a vencer provas do Campeonato Mundial de Ralis. A estreia aconteceu no Rali de Sanremo, em 1981. E no ano seguinte, com o Audi Quattro de Grupo 4, Mouton, sempre com a italiana Fabrizia Pons como navegadora, venceu os ralis de Portugal, Brasil e Acrópole, terminando o campeonato com vice-campeã mundial, e contribuindo decisivamente para o triunfo da Audi no Mundial de Marcas dessa temporada. Em 1985, Mouton foi também a primeira mulher a vencer a Rampa de Pike's Peak, uma das mais famosas corridas realizadas nos Estados Unidos, ao volante de uma versão específica do Audi Sport quattro S1. Na temporada de 1986, com o fim dos Grupo B, Michèle Mouton deu por finalizada a carreira. A decisão de abandonar a competição automóvel esteve, decisivamente, ligada à trágica morte dos seus amigos Henri Toivonen e Sérgio Cresto na edição de 1986 da Volta à Córsega (2 de Maio). Aliás, o adeus de Michèle Mouton da competição automóvel aconteceu logo neste rali, no qual tinha iniciado a sua aventura no Mundial de Ralis, em 1974.


“Race of Champions”: um êxito crescente

Em 1988, para homenagear o grande piloto finlandês Henri Toivonen, também conhecido por cognome “pequeno príncipe”, Michèle Mouton e Fredrik Johnsson, presidente da International Media Productions, decidiram organizar a “Race of Champions”.

Um evento que ao longo dos anos conquistou um êxito crescente. Primeiro em Montlhéry, Nurburgring, Madrid e Barcelona, a que se seguiram várias edições na Gran Canaria. Mais recentemente, a “Race of Champions” alterou a sua estrutura para se realizar em dois dos mais emblemáticos estádios mundiais: Stade de France, em Paris, e a partir de 2007 no Estádio de Wembley, em Londres, a que se junta agora o Estádio do Dragão. A “Race of Champions” Portugal, um dos maiores eventos desportivos do ano a realizar nos dias 6 e 7 de Junho, no estádio do Dragão, no Porto, tem na GNI Events a empresa responsável pela sua organização. Entre a lista de pilotos confirmados para o evento, constam já os nomes de Mick Doohan, Bruno Magalhães, Sergio Vallejo, Miki Biasion, Carlos Sainz, Dani Sordo, Gigi Galli, Stig Blomqvist, Andy Priaulx, Jaime Alguersari, Carlos Sousa, Filipe Albuquerque, Armindo Araújo, Emanuele Pirro, Johnny Herbert, Heinz Harald-Frentzen, Clivio Piccione, Pedro Matos Chaves e António Félix da Costa.


A Race of Champions, no Porto, contará com as provas “Race of Champions Portugal”, “Race of Champions Iberia”, “Race of Champions South Europe” e a “Race of Champions Legends”. Entre as provas decorrem as exibições de Terry Grant, recordista do Guiness conhecido por conseguir pôr um carro a andar em apenas duas das quatro rodas ou por mudar um pneu enquanto o carro dá voltas de 360º sem nunca parar, de Paulo Martinho, o pioneiro do Freestyle em Portugal, dos Red Bull X-Fighters, os melhores pilotos de motocross freestyle do mundo, e de Michèle Mouton que estará presente em duas sessões de autógrafos promovidas pela Audi no seu espaço exclusivo, junto à porta 25 do Estádio do Dragão, às 18H30 de Sábado, 6 de Junho, e às 13H30 de Domingo, 7 de Junho.

Comentários