Circuito da Boavista - As primeiras corridas estão a chegar!

A menos de uma semana da sua concretização, o Circuito da Boavista tem a sua infraestrutura desportiva e de pista, praticamente, pronta, faltando, apenas, definir a “chicane”, que antecede a recta da meta, a qual só assumirá a sua forma definitiva na quarta-feira, para a partir de sexta-feira os motores roncarem pelas ruas escolhidas para albergarem o traçado.

WTCC (Campeonato do Mundo de Carros de Turismo), PTCC (Taça de Portugal de Circuitos), Seat Leon Eurocup, 500 Abarth Europe Trophy e Corrida VIP vão proporcionar momentos de espectáculo ao longo dos quase 5000 metros de perímetro do traçado, este ano alargado em alguns locais, por os muros de betão terem sido substituídos por “rails”. Além da Corrida VIP, onde várias personalidades vão fazer o “gosto ao pé” e mostrarem os seus talentos ao volante de um carro de competição, e do PTCC, onde, deste feita, apenas, estarão em acção pilotos nacionais, há mais portugueses em competição, com Tiago Monteiro (Seat Leon TDi) a assumir o papel de “cabeça de cartaz”. Envolvido no WTCC, Tiago Monteiro tem a vantagem de “jogar em casa”, muito embora o piloto reconheça que é difícil fazer previsões quanto ao que pode suceder no traçado portuense, face aquilo que tem sido a temporada da disciplina. Há dois anos, o domínio pertenceu à Chevrolet, que trocou o Lacetti pelo Cruze, pelo que se torna uma incógnita aquilo que os seus pilotos poderão fazer. Do ponto de vista teórico, o favoritismo pertence à BMW, com Andy Priaulx, Jorg Muller e Augusto Farfus a assumirem o papel de candidatos ao lugar mais alto do pódio entre os pilotos da marca bávara, enquanto do lado da Seat Yvan Muller, campeão em título e comandante do campeonato, e Gabriele Tarquini parecem os mais capazes de contrariar a superioridade alemã, havendo grande expectativa ao redor daquilo que Tiago Monteiro será capaz de fazer, “empurrado” pelo “seu público”. Uma vitória do piloto português na Boavista seria a cereja em cima do bolo e um excelente prémio para a organização que tudo tem feito para suplantar o sucesso de 2007.

No que diz respeito ao PTCC, o equilíbrio tem marcado a temporada como o demonstra o facto de as oito corridas terem quatro vencedores (José Pedro Fontes – BMW 320 iS, Duarte Félix da Costa – Seat Leon Super Copa, Patrick Cunha – Seat Leon Super Copa e César Campaniço – BMW 320 iS), com a particularidade de todos eles terem subido ao lugar mais alto do pódio por duas vezes, o que lhes permite assumir natural favoritismo ao longo do fim-de-semana, com excepção do último que não estará presente. Contudo, o regresso à competição de Francisco Carvalho (Seat Leon Super Copa) pode baralhar as contas e faz com que o número de “mais” candidatos ao lugar cimeiro do pódio se mantenha nos quatro.

Jorge Rodrigues e Bernardo Arnaut são os portugueses envolvidos no Troféu Abarth 500, uma competição internacional que dá os seus primeiros passos e na qual são utilizados os Fiat 500, um dos “ex-libris” da marca de Turim, preparados pela conhecida marca e desde sempre ligada ao construtor italiano, pilotados por jovens que querem começar uma carreira internacional no desporto automóvel. Por isso, o “sangue na guelra” faz com que as “confusões” sejam uma constante, o que obriga os pilotos a procurarem encontrar as melhores opções para escaparem às “armadilhas” que lhes surgem pela frente. Ao contrário do sucedido em anos anteriores, o Troféu Seat Leon Eurocup não conta com a presença de pilotos nacionais, mas, por aquilo que se viu nas provas anteriores, o espectáculo está garantido e o vencedor é imprevisível.

A partir de sexta-feira a uma semana, com o ínicio dos treinos ficar-se-á a saber quem confirma o favoritismo que lhe é atribuído.

Comentários