Hirvonen mantem liderança no Rali da Polónia

Mikko Hirvonen pode colocar, amanhã, um ponto final no longo reinado de Sébastien Loeb, que lidera o Mundial de ralis desde a primeira prova de 2009 e é campeão há cinco temporadas seguidas. Com dois carros nos dois primeiros lugares, a Ford depende apenas de si para garantir uma preciosa dobradinha na Polónia, facto que poderá levar Hirvonen a ascender à liderança do campeonato de pilotos. Sebastien Loeb voltou à prova no 19º lugar, conseguindo uma subida natural ao 13º lugar, averbando 5 triunfos em 7 troços e reconhecendo que está a recuperar a confiança. No entanto o campeão do mundo sabe que sem abandonos à sua frente não tem chances de chegar aos pontos para o mundial de pilotos. Hirvonen terminou o penúltimo dia do Rali da Polónia no primeiro lugar, apenas com 12 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala, companheiro na Ford, e, caso se mantenha este resultado, ficará com três pontos de vantagem sobre o francês. A diferença é escassa, mas não se crê que a estratégia da Ford permita a troca de posições na Polónia, embora o segundo posto também valha ao vice-campeão do mundo o comando do WRC. No Mundial de equipas, a Ford pode, também, ascender ao topo.

"Esta tarde foi de loucos. Nem sequer ouvimos as notas, vamos pé a fundo não interessa o que venha a seguir. Não esperava isto. Pensava que fosse um pouco mais fácil, mas desde o segundo troço desta manhã que estamos a andar ao máximo. Tem sido fantástico, absolutamente fantástico", confessou o finlandês líder da prova, sendo corroborado pelo outro finlandês da Ford. "Nunca andei tao depressa como esta tarde. É incrível os saltos que fizemos a fundo. Penso que quando formos para a cama iremos bastante satisfeitos! Faltam cinco especiais para o fim e o Sordo está a dar o máximo, por isso não temos outra alternativa que não ir a fundo", afrimou Latvala.

Na terceira posição, surge Dani Sordo, rival da Citröen, a 38.5 segundos: a recuperação não é totalmente impossível, mas, tal como o espanhol confessa, o ritmo dos adversários e o comportamento do C4 não devem conduzi-lo à vitória."Estou a dar o máximo mas está a ser muito difícil. Não faltam muitas especiais amanhã, e hoje apenas consegui ser mais rápido na primeira ronda. A não ser que o Mikko ou o Jari tenham problemas, vai ser difícil. Vamos ver", afirmou Sordo, que leva já mais de um minuto de vantagem sobre o quarto classificado, que é Sébastien Ogier. É, aliás, pela quarta posição que decorre uma das melhores lutas do rali, já que Ogier e os dois irmãos Solberg estão separados por apenas oito segundos. O francês da Citroën Júnior Team acabou por perder algum tempo ao deixar o motor ir abaixo em dois ganchos, mas garantiu o tempo suficiente para se manter em quarto. Por sua vez, Petter Solberg ultrapassou o seu irmão, Henning, na última especial do dia, com o homem do Xsara WRC a admitir que "andou demasiadas vezes para além do limite", acrescentando mesmo que até mais do que gostaria. "Preciso de alguma coisa diferente que me faça ganhar mais velocidade antes do próximo rali. Preciso de alguma coisa que ande mais depressa em linha recta", completou Solberg, deixando antever uma cada vez maior proximidade com a mudança para o Peugeot 307 WRC.

Comentários