Já se ouve o roncar dos motores na zona da Boavista, mas no fim-de-semana de 6 e 7 e nos feriados de 10 e 11 de Junho esse roncar não vai pertencer, ainda, aos carros de Turismo ou aos Clássicos, mas sim aos karts que vão animar a zona do Queimódromo durante as “500 Milhas da Boavista” e o “Troféu Rotax”. Nos dias 10 e 11 de Junho, a pista do Queimódromo servirá de palco para a terceira prova do Troféu Rotax, o único campeonato de karting que se disputa a nível nacional e que está a constituir um enorme sucesso no panorama do karting português.
Esperam-se para esta prova mais de 80 pilotos, divididos em cinco categorias. As corridas do tipo sprint prometem excelentes espectáculos, ainda mais quando cada categoria é sempre composta por mais de 15 pilotos, o que proporciona sempre corridas de grande emoção e incerteza até final. Poucos dias antes, a 6 e 7 de Junho, disputam-se, também no Queimódromo, as 500 Milhas da Boavista. Esta competição de resistência será disputada por karts com motores a 4 tempos de 390 cc fornecidos pela organização, limitando-se os pilotos da equipa a comparecer apenas com o seu equipamento.
A prova será disputada em duas etapas, com duração de 6 horas em cada um dos dias. No Sábado, as 500 milhas da Boavista vão decorrer entre as 12 e as 18 horas. Domingo, as corridas começam às 10h15 e acabam por volta das 16 horas e 30 minutos. Normalmente este tipo de provas são feitas em apenas uma etapa seguida, mas o objectivo, ao dividir a prova em dois dias, foi o de permitir um maior espectáculo para o público, com duas partidas e duas chegadas e com corridas apenas durante o dia. A pista, homologada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tem 960 metros e uma largura constante de 9 metros, sendo o seu traçado bastante exigente e selectivo. É a primeira prova de resistência em 2009 que se faz sob a égide da FPAK.
Estarão presentes 30 equipas, representadas por mais de 150 pilotos, sendo que se vão misturar pilotos muito experientes neste tipo de provas com algumas figuras públicas. Estas duas provas são de entrada gratuita para o público e têm ainda o atractivo de poder oferecer aos mais entusiastas uma pista de karts de aluguer, situada junto à pista de competição, onde poderão sentir também as mesmas sensações de velocidade e adrenalina.
Comentários
Enviar um comentário