Mestre Rossi conquista 100ª vitória em GPs na pista de Assen

Valentino Rossi venceu o 100º Grande Prémio, o segundo triunfo consecutivo, e tornou-se no líder incontestável do Campeonato do Mundo após brilhante prestação no Alice TT Assen. O piloto da Fiat Yamaha rodou de forma brilhante desde a pole e, ao contrário de há duas semanas em Barcelona, não precisou de “Avé Marias” na última volta da Catedral do motociclismo.

A prestação tipo vintage por parte de Rossi acabou depois por ser celebrada com a revelação de backdrop à frente do qual o italiano posou para uma sessão de fotos clássica com máquinas de outros tempos... o mais recentes espectáculo pós corrida de The Doctor e do seu fiel clube de fãs. Valentino Rossi parece atingir um marco histórico com cada vitória que soma ao palmarés e o italiano atingiu neste sábado as 100 vitórias no Campeonato do Mundo graças à prestação levada a cabo em Assen. O piloto da Fiat Yamaha teve menos luta que há duas semanas em Barcelona, e esteve em melhores condições para levar a cabo uma das suas animadas celebrações – desta feita apresentou o cartaz de celebração e tirou uma fotografia com máquina de outros tempos. "É um feito fantástico. Cem vitórias é um grande número. Obrigado a todos os que me ajudaram a chegar a este número – às minhas equipas dos últimos dez anos, ao Jeremy Burgess e especialmente a todos os meus amigos mais chegados e família pela motivação que me deram. Mas esperamos vencer mais corridas!” disse Rossi depois de subir ao pódio com uma bandeira com o número 100 feita para a ocasião. Quanto à corrida em si, que liderou quase na totalidade de pois de partir da pole, o Campeão do Mundo comentou: “Sentia-me bem em relação à corrida e sabia que ia ser muito rápido em dois ou três pontos da pista, pelo que tentei ir para a frente o mais depressa possível e impor o meu ritmo. Foi uma corrida perfeita porque qualquer erro teria saído muito caro. Sabia que o Lorenzo estava muito forte, pelo que tentei tirar vantagem. Foram duas corridas em que a moto teve boa afinação. Este ano a moto está fantástica e esperamos que continue assim.”

O companheiro de equipa Jorge Lorenzo viu-se, uma vez mais, forçado a contentar-se com o segundo posto, o terceiro da época. O espanhol fez má largada desde terceiro da grelha e, apesar de ter sido capaz de lutar na frente, não teve como dar a Rossi a mesma luta que na pretérita jornada.


Casey Stoner, da Ducati Marlboro, completou o pódio após corrida solitária atrás de Lorenzo. O australiano está agora atrás dos rivais italiano e espanhol na geral após o trio ter chegado a Asse em igualdade pontual. Colin Edwards igualou o seu melhor resultado do ano com o quarto posto, isto após ter levado a cabo emocionante batalha pelo “melhor dos outros”. Chris Vermeulen, da Rizla Suzuki e o companheiro de Edwards na Monster Yamaha Tech3, James Toseland, também terminaram entre os seis primeiros, com os resultados a serem os seus melhores da época. Os pilotos da Repsol Honda Dani Pedrosa e Andrea Dovizioso estiveram perto do pódio, mas ambos caíram antes da corrida ganhar verdadeira forma. Mika Kallio, da Pramac Racing, também caiu quando lutava pelo sexto posto na última volta. Enquanto isso, Toni Elías foi penalizado em 20 segundos por ter encurtado caminho por uma escapatória.


Comentários